Rute, Amiga Inseparável

Rosto-moça-trigos

Rute, Amiga Inseparável

                                                                                 Atualizado por Julio F. Lima em 31/01/2023

Rute teve uma participação importante na Bíblia, ela se destacou por ser a amiga inseparável de Noemi, sua sogra, por sua dedicação e companheirismo. O nome Rute no hebraico Re’ut significa “amiga”, “companheira”.

Assim como Rute, outras mulheres foram de grande importância para o cumprimento dos planos de Deus. No tempo de Jesus, Ele foi acolhido na casa de Marta e Maria, irmãs de Lázaro.


Em Samaria, a mulher samaritana, logo que recebeu a Palavra do mestre, correu para pregar as boas novas, e em Lucas 8.2-3, as mulheres serviam Jesus com seus bens. Assim, como no NT, que elas participavam ativamente no ministério de Jesus; no AT não foi diferente.

Muitas foram usadas por Deus, como a cananita Raabe, que ajudou os espias em Canaã, creu no Deus de Israel e se casou com Salmom; Ela gerou Boaz, bisavô de Davi. A moabita Rute, que foi companheira e amiga, decidiu seguir a sogra e ser fiel a Deus.

Ester, uma judia que se tornou rainha da Pérsia e foi usada por Deus para salvar os judeus. Essas passagens são a prova da fidelidade e do amor de Deus aos seus escolhidos.
                           

A História de Rute

Neste artigo vamos conhecer algumas particularidades do livro de Rute. Há vários relatos de fome e escassez de água nas terras da Palestina.

No período dos juízes, houve fome e escassez de chuvas, por isso, um homem de Belém de Judá, saiu a peregrinar nas terras de Moabe com a mulher e seus dois filhos.


Os moabitas começaram a surgir a partir de um relacionamento incestuoso de Ló, sobrinho de Abraão, com a sua filha mais velha. Ela gerou um filho e o chamou de Moabe, que significa "de seu pai" em hebraico, ele foi patriarca dos moabitas.

Estes adoravam Quemos e queimavam crianças como oferenda a esse deus. Elimeleque chega aos campos de Moabe com a sua esposa Noemi, seus dois filhos Malom e Quiliom, Efrateus, de Belém de Judá.

Ele, Elimeleque, escapou da fome, mas não da morte. Noemi ficou viúva e seus dois filhos se casaram com moabitas, uma se chamava Orfa e a outra, Rute. Ficaram ali quase dez anos. Novamente a morte visitou a casa de Noemi e agora foram as noras dela que ficaram viúvas.



Casa do Pão

Com a morte dos filhos, Noemi, desamparada, soube que Deus visitou o seu povo dando-lhe pão, então decidiu voltar a Belém, que significa "casa do pão".


Noemi sai com as suas duas noras, também desamparadas, e as aconselha a voltarem para a casa dos pais, elas até desejavam ir com a sogra, mas Noemi insistiu que deveriam ficar na terra delas com seus pais.

Orfa seguiu os conselhos da sogra, todavia Rute optou em segui-la, Noemi tentou convencê-la a ficar com os pais dela; porém Rute estava decidida e não permitiu que a sogra retornasse a Belém sozinha.
Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; (Rute 1.16).

Ela tomou uma decisão de fé, porque ficando com os pais em Moabe, ela estaria amparada. Contudo, não permitiu que a sogra seguisse só, pois já era uma senhora e necessitava de compania.


Noemi chegou em Belém com amargura no coração, mas com todas as adversidades ela ainda cria em Deus. Era início da colheita da cevada e Rute pediu à sogra para ir pegar espigas no campo após os segadores.


Noemi permitiu. Ela chegou a colher nos campos de Boaz, um parente de Elimeleque, marido de Noemi (cf Rute 2:1).


Boaz ao vê-la procurou saber quem era a moça, ao tomar conhecimento de Rute, deu ordem para ninguém a importunar e orientou Rute para não ir colher em outros campos, pois ele ficou admirado com a atitude dela de acompanhar a sogra e deixar os pais e a terra onde nasceu para vir a um povo que ela não conhecia.

Noemi orienta Rute a ir até Boaz, porque no período da noite ele ia joeirar a cevada na eira, e lhe instrui com detalhes de como deveria agir. Rute seguiu as orientações da sogra.



Era costume que o parente mais próximo a remisse, cumprindo o levirato, quando esta não tinha uma presença masculina para mantê-la protegida.



Novamente Boaz ficou impressionado com o carisma de Rute ao ouvi-la dizer que ele é o remidor dela. Boaz se comprometeu em fazer tudo o que ela pedisse, porque toda cidade sabe que Rute é uma mulher virtuosa.

Mesmo Boaz sendo parente, não poderia ser o remidor dela, pois havia outro parente mais próximo. Porém, ele prometeu a Rute que se o parente mais próximo não a remisse, ele seria o seu remidor.


Boaz e Rute são Abençoados

Boaz estava no portão da cidade quando o parente mais próximo de Elimeleque estava passando, então o chamou e pegou dez anciãos da cidade para serem testemunhas e contou ao parente sobre o que aconteceu com Noemi e a nora. Disse ao parente o que deveria fazer para remir Rute.

O parente até queria remi-la, mas não quis se comprometer em comprar o campo da mão de Noemi para suscitar o nome do falecido na herança, porque iria prejudicar a sua própria herança e deu o direito dele de remidor a Boaz.
Disse, pois, o remidor a Boaz: Toma-a para ti. E descalçou o sapato. (Rute 4.8).

Esse ato de tirar o sapato e entregar na mão da outra pessoa era uma tradição que validava um acordo, neste caso, a transferência do direito de remidor foi confirmada. Boaz comprou da mão de Noemi tudo que foi de Elimeleque, e de Quiliom, e de Malom para suscitar o nome do falecido na herança, e tomou Rute como mulher.

Todo o povo que estava no portão e os anciãos foram testemunhas. Os anciãos confirmaram que foram testemunhas e abençoaram a união de Boaz e Rute. O Senhor permitiu a Rute engravidar e ela gerou Obede que foi pai de Jessé e Jessé foi pai do rei Davi.
 
Livros para edificar a sua fé
CONFIRA CLICANDO 
AQUI 👇


Conclusão

Noemi, ao saber que Deus visitou Belém, decidiu retornar a casa do pão. A amargura e a tristeza que ela carregava por conta das perdas, não impediram Noemi de confiar em Deus, porque Ele é maior do que qualquer adversidade.

O Senhor sempre providencia o que precisamos para vivermos bem. Rute, além de amiga e companheira, foi uma mulher virtuosa. Boaz viu em Rute sinceridade e muita fé. Ela foi recompensada pela sua fidelidade, seu carinho e seu companheirismo.
Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão. (Salmos 84.11).

Interessante que Deus usou duas mulheres estrangeiras e elas foram de grande importância para a chegada do messias, mas o que elas tinham em comum era muita fé e muita determinação.

A fé de Raabe, uma cananeia de Canaã e a fé de Rute, uma moabita de Moabe, transformou a vida de cada uma delas e as fizeram felizes.

Conheça a história de Ester clicando aqui 👉 Ester A Providência de Deus.


Baseado na Bíblia Sagrada

Por Julio Ferreira Lima


Vocabulário

Efrateus - habitantes da cidade de Efratas que também é Belém. Os descendetes de Efraim são chamados de Efratas

Fonte: Di

segador
- subst. masc.
Aquele que trabalha na sega ou ceifa do trigo ou de outros cereais.

joeirar - verbo transitivo

Agitar (o trigo) numa joeira, para separá-lo do joio.

[Figurado] Escolher, separando o bom do mau; selecionar.


levirato - subst. masc.

Lei hebraica que obrigava um homem a esposar a viúva de um irmão quando do morto não houvesse herdeiro.

Fonte: Dicio


Referências dos textos Bíblicos
ACF Almeida Corrigida Fiel - Bíblia Online

2 Comentários

Deixe o seu comentário para incentivar o nosso trabalho, será de grande valia para o crescimento do blog. Obrigado. Volte sempre.

  1. Seu blog tem bons ensinamento.
    Gosto muito!

    Boa noite e uma ótima sexta-feira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amiga, que bom que gosta dos artigos. Obrigado por sua participação nos comentários. Deus abençoe

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem