Terá, Pai de Abraão

Imagem
  Foto modificada. Fonte da foto original: imb Terá, Pai de Abraão Terá, pai de Abraão. A Bíblia nos dá poucas informações sobre Terá. Ele chegou em Ur atraído pela prosperidade do lugar, mas além da riqueza, Terá adquiriu os costumes pagãos da região. Era descendente da linhagem de Sem, um dos filhos de Noé. Seus filhos Abraão, Naor e Harã nasceram em Ur.  "E viveu Terá setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor, e a Harã.” (Gn 11.26). O filho, Abraão, se casou com a sua meia irmã Sara, o que significa que Terá teve uma filha com outra mulher, essa informação pode ser conferida em Gênesis 20.12. Naor se casou com a sobrinha Milca, filha de Harã, este morreu em Ur. Terá e seus parentes saíram de Ur para ir a Canaã e ao chegarem em Harã habitaram ali. "E tomou Terá a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã, e habitaram ali."  (Gêne

Desvendando os Textos Bíblicos

Dedo indicando um texto da Bíblia

Desvendando os Textos Bíblicos

É desvendando os textos bíblicos que o nosso entendimento da Palavra de Deus começa a clarear, sem contar as riquezas que podemos adquirir, apenas com uma leitura investigativa. Então, vamos investigar estes mistérios das páginas da Bíblia juntos?




Pode acontecer que em uma passagem surja alguma dúvida sobre um personagem ou outro, mas isso pode ser resolvido através de uma busca de informações na própria Bíblia, a ausência de referências pode nos levar a uma interpretação mais próxima da realidade usando os recursos históricos da época.



Podemos fazer uma analogia¹, desde que não prejudique o conteúdo da mensagem. Algumas passagens não trazem todas as informações e isso se deve ao fato de que seria necessário acrescentar mais páginas no livro com mais detalhes, dessa forma a Bíblia teria um volume gigantesco.




Em algumas situações é necessário ter um certo conhecimento histórico e entender os costumes da época, além de consultar uma Bíblia em Hebraico, o que não é muito difícil, pois na internet encontramos Bíblia em Hebraico-Português que podemos baixar grátis em pdf, basta pesquisar no Google, porém há informações que podemos ver e não vemos, porque só olhamos para as palavras expostas no enunciado. Esses detalhes que podemos ver, mas não vemos dependem de uma leitura mais atenciosa.



O objetivo deste artigo não é ensinar a ler a Bíblia, mas cativar a leitura da Palavra de uma forma diferente da habitual. Ler a Palavra de Deus constantemente vai contribuir com o desenvolvimento da nossa memória e da nossa observação. Visto que, a leitura é de suma importância para a nossa saúde mental e ao ler a Bíblia estamos contribuindo para a nossa saúde espiritual também.




Os arqueólogos ao acharem uma peça em suas escavações vão esmiuçar todas as evidências possíveis para entender a história da época desse objeto. Assim devemos fazer com a Palavra de Deus. Esmiuçá-la, procurar as referências no rodapé da Bíblia é uma das formas de entender o texto e ficar ciente da revelação que Deus tem para a sua vida. 


 




O que Sabemos Sobre Ninrode?


É importante ressaltar que em algumas referências da Bíblia não há como fazer uma analogia por falta de informações bíblicas e históricas. Isso se aplica nesta referência de Gênesis, vemos os descendentes dos filhos de Noé. Sabemos que Ninrode era filho de Cuxe, neto de Cam e bisneto de Noé. Ele era poderoso na terra. Foi valente e poderoso caçador diante do Senhor.



O princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Cadé e Calné, na terra de Sinar. Dali partiu para Assíria e edificou Nínive, Reobote-Ir e Calá. E, entre Ninive e Calá, a grande cidade de Resém. (Cf Gênesis 10.8-13). Até aqui sabemos quem é o bisavô de Ninrode, o avô e o pai, mas a Bíblia não revela quem é a mãe. Há muitas histórias circulando pela internet sobre Ninrode, todavia elas não têm base bíblica nem histórica.





Quem Foi Terá


Ao lermos a passagem bíblica que faz menção desse personagem podemos ver, em uma leitura regular, que a Bíblia traz poucas informações dele, contudo se fizermos uma leitura investigativa podemos encontrar mais dados sobre ele. Já com 70 anos de idade, Ele tinha três filhos: Abrão, Naor e Harã (Cf Gênesis 11:26).


Não há referências afirmando que Terá teve outras esposas, mas observando as notas de rodapé temos conhecimento de que Sarai era meia irmã de Abrão "E, na verdade, é ela também minha irmã, filha de meu pai, mas não filha da minha mãe; e veio a ser minha mulher;" (Gênesis 20.12).

Veja como encontrar as referências no rodapé da Bíblia nesta foto 👇

Rodapé da Bíblia

Observe que no capítulo 11 de Gênesis fala dos descendentes de Sem e no versículo 29 o nome Sarai tem um "X". É só ir no rodapé e ver o "X" no versículo 29 de Gênesis que vai ter as referencias sobre ela. Viu como é fácil! É possível que Terá tenha tido mais filhos, no entanto não são mencionados porque não há relevância para a história. O que se quer destacar é a continuidade da linhagem messiânica.




Conclusão


A Palavra de Deus é como um poço, quanto mais cavamos mais a água vai se purificando. Isso nos faz sentir gosto pela leitura, principalmente a leitura da Bíblia. Se você ainda não tem o hábito de ler, então comece lendo um pouco a cada dia, siga essas orientações e eu creio que em pouco tempo o gosto pela leitura será aguçado.



👉 Querendo melhorar a sua memória e a sua leitura, eu recomendo o Curso de Memorização e Leitura Dinâmica dos Cursos 24 Horas, que é bem em conta.




Baseado na Bíblia Sagrada




Por Julio Ferreira Lima




Referencias


Bíblia online ACF Almeida Corrigida Fiel



Vocabulário

1 - analogia - a·na·lo·gi·a sf
1 Qualidade, estado ou condição de análogo.
2 Semelhança de propriedades entre coisas ou fatos.


Comentários


Postagens mais visitadas deste blog

Samaritanos e Judeus Adoradores em Conflitos

José, de Escravo a Governador do Egito

Liberdade com Deus

O Fim do Reino de Judá