Terá, Pai de Abraão

Imagem
  Foto modificada. Fonte da foto original: imb Terá, Pai de Abraão Terá, pai de Abraão. A Bíblia nos dá poucas informações sobre Terá. Ele chegou em Ur atraído pela prosperidade do lugar, mas além da riqueza, Terá adquiriu os costumes pagãos da região. Era descendente da linhagem de Sem, um dos filhos de Noé. Seus filhos Abraão, Naor e Harã nasceram em Ur.  "E viveu Terá setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor, e a Harã.” (Gn 11.26). O filho, Abraão, se casou com a sua meia irmã Sara, o que significa que Terá teve uma filha com outra mulher, essa informação pode ser conferida em Gênesis 20.12. Naor se casou com a sobrinha Milca, filha de Harã, este morreu em Ur. Terá e seus parentes saíram de Ur para ir a Canaã e ao chegarem em Harã habitaram ali. "E tomou Terá a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã, e habitaram ali."  (Gêne

Jesus Dava Exemplos de Gratidão?

Jesus crucificado e algumas mãos recebendo a graça de Deus

Jesus Dava Exemplos de Gratidão?

Não só Jesus, mas todos os que prosperaram e eram fieis a Deus davam graças ao criador. Quando agradecemos a Deus, damos liberdade para Deus nos abençoar, e não é só com bênçãos materiais não. Também recebemos de Deus bênçãos espirituais e grandes livramentos. Já parou para pensar quantos livramentos já tivemos no decorrer da nossa vida? 



Agradecer antes de o milagre acontecer

Partindo o pão ao meio

Jesus como homem natural tinha a convicção de que Deus estava com Ele, porque O agradecia certo de que Deus o honraria. Assim como na primeira multiplicação dos pães e peixes que Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu os abençoou e repartiu os alimentos para quase cinco mil homens, além das mulheres e crianças. Está registrado nos quatro evangelhos: Mateus 14.13-21; Marcos 6.30-44; Lucas 9.10.17; João 6.1-14.

A ressurreição de Lázaro

Na ressurreição de Lázaro, Jesus dá graças a Deus antes mesmo de o milagre acontecer. Lázaro estava morto há quase quatro dias, porém Jesus manda tirar a pedra do sepulcro. Marta, irmã de Lázaro, estava preocupada com o cheiro do corpo, contudo, Jesus disse que é necessário crer para ver a glória de Deus. Ao tirarem a pedra, Jesus olha para o céu e diz: "Pai, graças te dou, porque me ouviste". Então Jesus chama Lazaro para fora. Incrível que  até o morto ouve a voz de Jesus. João 11.39-45.




A vontade de Deus é que sejamos gratos


“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” 1Tessalonicenses 5.18

Não há limite, quando se diz em tudo, significa que em todas as situações devemos dar graças. Imagine se Paulo e Silas fossem reclamar quando estavam na prisão, com certeza eles iam morrer sem ver os milagres de Deus. Atos 16.16-34

Devemos reconhecer que toda dádiva vem de Deus (Tg 1.17) e oferecer sacrifícios de louvor:

"Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor, e invocarei o nome do Senhor." Salmos 116:17

A ingratidão impede as bênçãos de Deus!

O leproso curado aos pés de Jesus

 Se tem uma coisa que deixa Jesus triste, pode contar que é a ingratidão. Veja o caso dos 10 leprosos: Jesus passava pelo meio de Samaria e da Galileia ao entrar em uma certa aldeia dez leprosos vieram ao encontro de Jesus e de longe clamaram por misericórdia, Jesus simplesmente disse-lhes: "Ide e mostrai-vos aos sacerdotes". Ao se apresentarem aos sacerdotes ficaram limpos, porém, apenas um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz, e caiu aos pés de Jesus com o rosto em terra dando-lhe graças. 

Interessante que os dez leprosos tiveram fé mesmo sem serem curados na hora. Eles obedeceram à ordem de Jesus e foram curados; mas nove deles não tiveram gratidão. Apenas o samaritano voltou com o coração agradecido. Quando Jesus indaga: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Ele quis dizer que faltou um fator importante àqueles nove, que é a gratidão. Acredito que aqueles nove receberam a bênção da cura, contudo, rejeitaram a salvação. 
Aquele samaritano foi salvo porque além da sua fé ele foi grato. (confere Lc 17.11-19).





Alguns versículos sobre gratidão:

"A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai." Colossences 3.16-17.

Reconhecimento:

"Comerás, pois, e te fartarás, e louvarás ao Senhor teu Deus pela boa terra que te deu." Deuteronomio 8:10



Milagre de livramento:


Nada pode impedir a nossa adoração a Deus. Tentaram impedir Daniel de orar a Deus. Ele não se intimidou e teve o livramento de Deus na cova dos leões:

"Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava" Dn 6.10


"O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum." Dn 6.22 


"Então o rei muito se alegrou em si mesmo, e mandou tirar a Daniel da cova. Assim foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus." Dn 6.23


Conclusão

Ser grato não é simplesmente agradecer. É reconhecer o amor que aquela pessoa tem por nós; quando recebemos algo de Deus, reconhecemos que Ele nos ama. Como devemos agradecer-lhe? Reconhecendo a sua grandeza e soberania, agindo de acordo com a vontade Dele. Logo, ao decidirmos honrar a Deus com a nossa vida reta, seguindo os seus preceitos, estamos oferecendo a Ele a nossa gratidão.


Baseado na Bíblia Sagrada



por Julio F. Lima



Referências bíblicas: Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Comentários


Postagens mais visitadas deste blog

Samaritanos e Judeus Adoradores em Conflitos

José, de Escravo a Governador do Egito

Liberdade com Deus

O Fim do Reino de Judá