Tamar, Uma Cananéia Justa

Imagem
  Ilustração de Stefan Keller (foi modificada) Fonte da foto original:  KELLEPICS Tamar, Uma Cananéia Justa Tamar foi considerada justa por sua coragem, fé e determinação. A Bíblia é repleta de histórias que cativam a nossa fé. Jacó ou Israel foi o terceiro patriarca da Bíblia, todos os seus doze filhos deram origem ao povo de Israel. Um dos filhos de Jacó, Judá, teve uma participação importante, pois da sua descendência, Jacó profetizou que viria o Messias. Contudo ela estava correndo riscos, pois os filhos de Judá não engravidaram a sua nora, uma cananéia. O primogênito morreu porque era mau aos olhos do Senhor, o segundo morreu, porque não queria engravidar a mulher do seu irmão falecido, pois derramava o sêmen no chão, e o terceiro filho, o pai temeu que ele também morresse e não quis dá-lo a nora. A história dessa descendência se encontra neste artigo: "Uma Descendência Ameaçada” , nele eu falo de Judá o quarto filho de Lia com Jacó, Agora pretendo relatar com mais detalhes a

Terá, Pai de Abraão

 

Paisagem-deserto
Foto modificada. Fonte da foto original: imb

Terá, Pai de Abraão

Terá, pai de Abraão. A Bíblia nos dá poucas informações sobre Terá. Ele chegou em Ur atraído pela prosperidade do lugar, mas além da riqueza, Terá adquiriu os costumes pagãos da região. Era descendente da linhagem de Sem, um dos filhos de Noé. Seus filhos Abraão, Naor e Harã nasceram em Ur. 


"E viveu Terá setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor, e a Harã.” (Gn 11.26).

O filho, Abraão, se casou com a sua meia irmã Sara, o que significa que Terá teve uma filha com outra mulher, essa informação pode ser conferida em Gênesis 20.12. Naor se casou com a sobrinha Milca, filha de Harã, este morreu em Ur. Terá e seus parentes saíram de Ur para ir a Canaã e ao chegarem em Harã habitaram ali.


"E tomou Terá a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã, e habitaram ali."  (Gênesis 11:31).




Terá é mencionado no livro de Atos


Estevão, um dos sete homens escolhidos para serem diáconos da Igreja Primitiva de Jerusalém, antes de ser apedrejado teve uma visão do céu aberto e disse que Deus apareceu a Abraão, estando na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã, e disse-lhe para sair dali e ir para uma terra que Ele mostrará. E saiu Abraão da Terra dos caldeus e habitou em Harã e depois que Terá faleceu Deus o trouxe para Canaã (cf Atos 7.2-5).



Para entender o motivo que levou Terá a sair de Ur é necessário conhecer um pouco da história de Ur dos Caldeus. Apesar de sabermos pouco sobre esse personagem bíblico, a Bíblia nos dá algumas pistas que podem nos ajudar a conhecer um pouco sobre a sua personalidade.




Ur dos Caldeus


Ur, uma das mais antigas civilizações com  um centro cultural bem avançado para época, ela e as cidades vizinhas se destacaram na Matemática, Geometria e principalmente na medicina. Há evidências arqueológicas de que haviam até operações de cérebros que obtiveram êxitos. Ur era um ótimo lugar para o comércio. As mulheres ricas ostentavam joias com pedras preciosas e muito ouro.


O primeiro grupo étnico que se estabeleceu na Mesopotâmia foram os sumérios. Por volta de 5.000 aC, as primeiras cidades da região foram fundadas por eles, as que se destacaram foram Eridu, Nipur, Ur, Uruk e Lagash.








Escadarias-zigurate
As cidades da suméria passaram a ser
cidades-estados (cidades autónomas): estas cidades possuem total autonomia e poder administrativo. havia guerras entre elas por conta das disputas de terras. Cada cidade tinha um deus e para adorá-lo, construíram um templo chamado zigurate¹.



Observação: A região de Ur é conhecida como Ur dos Caldeus, porque nos dias de hoje temos conhecimento da chegada dos Caldeus na região 700 anos depois de Abraão, portanto, nos tempos de Abraão se chamava apenas Ur. 



Sabemos que Terá chegou em Ur em busca de prosperidade. Também se deixou levar pelos costumes pagãos da região, teve filhos e uma filha com outra mulher. Então  se ele estava estabilizado em uma terra próspera, por que saiu de Ur para ir a Canaã? Abraão era o único que cria em Deus. O livro de Josué informa que Terá, pai de Abraão e pai de Naor serviram a outros deuses (cf Josué 24.2).


COMPRE AQUI 👇

Abraão-pai-crentes

A luz da Bíblia, não há informações que nos leve a confirmar o motivo de Terá ter saído de Ur com o objetivo de se estabelecer em Canaã, mas podemos deduzir que Terá pode ter se convertido através do seu filho Abraão e decidido seguir a um único Deus, logo resolveu abandonar os ídolos.




A morte do seu filho Harã também pode ter influenciado nessa decisão. Isso não tem muita importância, porque o principal objetivo de Deus era cumprir os seus planos através de Abraão. Terá ao chegar em Harã, resolveu se estabilizar alí, creio que uma possível doença e a idade não o permitiu de seguir viagem. Deus confirmou a promessa que havia feito a Abraão, este obedecendo as orientações dEle, partiu de Harã em busca da promessa. Os dias de Terá foram 205 anos e ele morreu em Harã. (cf Gênesis 11.32).






Conclusão

.

Escolher o lugar de luxo e riqueza não é a melhor escolha se Deus não ocupar o primeiro lugar na nossa vida. Deus tem promessas maiores para cada um de nós, ter muito dinheiro, não garante um futuro de paz e uma vida tranquila, se a nossa fé não estiver firmada em Deus.


Abraão creu que a sua descendência herdaria a terra prometida sendo Sara, sua mulher, estéril. Deus cumpriu com a promessa que fizera a Abraão e cumprirá com tudo aquilo que Ele planejou nas nossas vidas.

"Eu, porém, tomei a vosso pai Abraão dalém do rio e o fiz andar por toda a terra de Canaã; também multipliquei a sua descendência e dei-lhe a Isaque." (Josué 24:3).


Leia também Amigo de Deus Parte 1 e Desvendando os Textos Bíblicos




Baseado na Bíblia Sagrada




Por Julio Ferreira Lima






Informações


1- Zigurate: Torre gigantesca, de várias plataformas superpostas, dos templos caldeus e babilônicos, semelhante à de Babel, a que se refere a Bíblia, e cuja invenção é atribuída aos sumerianos.

Fonte: Dicio





ABREVIATURAS


cf. Conferir




Referências dos textos Bíblicos:


João Ferreira de Almeida Corrigida e Fiel - ACF (Bíblia Online)




Referência Bibliográfica


BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra. 2ª edição. Tradução de J. F. de Almeida. Edição revista e atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1999. 1728 p

Comentários

  1. Muito edificante , a leitura nós deixa conectado com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou. A Palavra de Deus nos edifica e é maravilhoso entrar nas histórias bíblicas e conhecer os mistérios de Deus. Obrigado pela sua participação. Que Deus continue te abençoando. Paz!!!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe o seu comentário para incentivar o nosso trabalho, será de grande valia para o crescimento do blog. Obrigado. Volte sempre.


Postagens mais visitadas deste blog

Samaritanos e Judeus Adoradores em Conflitos

José, de Escravo a Governador do Egito

Jesus Dava Exemplos de Gratidão?

O Fim do Reino de Judá