Amigo de Deus - Parte Final

Lua

Amigo de Deus - Parte Final

Ser amigo de Deus é ter a certeza de que Ele sempre estará pronto para nos ouvir e nos orientar através da sua Palavra. O Salmo 33.4 diz que a Palavra do Senhor é verdadeira e que Ele é fiel em tudo o que faz.

Na primeira parte vimos que a fidelidade associada à fé é o grande segredo da verdadeira amizade, e que a bondade, a justiça e a fidelidade de Abrão associada a fé em Deus foi o motivo que levou Deus a chamá-lo de amigo.
e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus (Tiago 2.23 JFA RA).

Recordando algumas passagens relatadas anteriormente, segundo a Palavra de Deus, Abrão foi conduzido por Deus a Terra Prometida com a promessa de recebê-la como herança para os seus descendentes.

Abrão passou por muitas provações, inclusive um período de fome na terra que o levou a descer para o Egito. Ele recebeu de Faraó muitos bens, incluindo servos, porque o rei queria tomar Sarai como esposa, pensando ser ela irmã de Abrão.

Deus puniu o rei do Egito com grande praga, Faraó, ao tomar conhecimento de que Sarai era esposa de Abrão, mandou-o sair do Egito imediatamente e levar todos os pertences e todo o povo que estava com ele, inclusive Sarai.

Apesar de ter sido expulso do Egito, Abrão saiu mais rico e com mais servos. As provações não pararam por aí não, pois Ló, seu sobrinho, tinha muitos bens e os pastores dele começaram a brigar com os pastores de Abrão. Isso resultou na separação deles.

Houve um acordo entre eles, cada um ia para um lado, então Abrão deu a opção a Ló de escolher para que lado ele queria ir. Ló, por conta de sua escolha ambiciosa, escolheu toda a campina verdejante do Jordão e habitou nas cidades da campina e armou as tendas até Sodoma. 

Houve uma guerra de quatro reis contra cinco reis, o rei de Sodoma e os seus aliados perderam a guerra, logo a cidade de Sodoma foi saqueada e os habitantes foram levados para serem escravizados, inclusive Ló com todos os seus bens e servos. Um dos homens conseguiu escapar e avisou a Abrão sobre o ocorrido.

Ao tomar conhecimento da prisão do sobrinho, Abrão reuniu 318 homens dos mais capazes e libertou todos os prisioneiros, além de Ló com todos os seus bens e todos os servos. O Deus Altíssimo entregou os inimigos de Abrão em suas mãos (cf Gn.14.19-20). Leia a primeira parte deste artigo clicando aqui 👉 Amigo de Deus Parte 1.



A Promessa de um Filho

Há momentos na vida que fraquejamos e com Abrão não foi diferente. Ele nunca deixou de confiar em Deus, mas precisava de uma confirmação, afinal, já estava com a idade avançada e Sarai, além de ser estéril, também não estava mais na idade de dar um herdeiro a Abrão.

Mas Deus deu-lhe uma palavra de conforto para que não temesse, e afirmou ser o escudo e o galardão grandíssimo de Abrão. 


Visualize o seu maior desejo


Visualizar aquilo que almejamos crendo que já possuímos é um exercício de fé. Em Gênesis 15.5, Deus levou Abrão para fora e disse: —Olhe para o céu e conte as estrelas se puder. Pois bem! Será esse o número dos seus descendentes. Isso o deixou tão confiante que a Bíblia declara: Abrão creu em Deus, o SENHOR, e por isso o SENHOR o aceitou.



Uma Ajuda desnecessária


O tempo passa e Sarai fraqueja na fé, no seu desespero de dar um filho a Abrão, ela o convence a tomar sua serva egípcia, Agar como esposa. Esse costume, na época, era comum, mas não foi aprovado por Deus, na verdade, tentaram cumprir o propósito de Deus, ou seja, deram uma ajudinha a Deus.

Na gravidez de Agar, Sarai é desprezada por sua serva. Então Agar teve que fugir da fúria de Sarai para o deserto. O anjo do Senhor apareceu a Agar e mandou-a voltar e humilhar-se a Sarai, e revelou-lhe que terá uma descendência muito numerosa, e o filho dela se chamará Ismael. Abrão tinha oitenta e seis anos quando o filho nasceu e o chamou Ismael.



A Garantia do Cumprimento da Promessa


O Senhor apareceu a Abrão. Desta vez Deus veio em forma humana, a essa aparição de Deus dá-se o nome de teofania. Agora Ele se apresenta a Abrão como "El Shaddai" Deus Todo Poderoso.

A Palavra do Senhor a Abrão foi bem clara: "... anda em minha presença e sê perfeito". A palavra 'perfeito' na visão da fé é o mesmo que completo, isso porque, essa palavra vem do latim "perfectus" e significa completo ou terminado.


Quando Jesus diz em Mateus 22.39 para amar o próximo como a ti mesmo, e não amamos o próximo ou vice versa, então este amor está quebrado, incompleto. Deus deseja que andemos na sua presença em retidão e que a vontade Dele prevaleça na nossa vida.


Já aos noventa e nove anos, Abrão prostrou-se no chão diante do Senhor em adoração e Deus falou com ele. A promessa foi reafirmada incluindo compromissos e mudanças.

Deus mudou o nome de Abrão para Abraão e o nome de Sarai passou a ser Sara, também confirmou a Sara que, será mãe das nações. (Gn cap 17 vs 4-8,15,16). 


No capítulo 18 de Gênesis, o Senhor e dois anjos apareceram a Abraão nos carvalhais de Manre e um deles afirmou que Sara dará à luz um filho no período de um ano. Ao ouvir isso, Sara sorriu, uma certa incredulidade momentânea tomou conta dela.

Como pode, ela era velha e Abraão também estava com a idade avançada, contudo no versículo 14 diz: Acaso, para o Senhor há coisa demasiadamente difícil? (JFA RA)




O Filho da Promessa


Rosto de criança


A história de Abraão foi marcada com muitas lutas, mas também com muitas vitórias e uma fé inabalável. Ele realmente teve muita garra e determinação.

O resultado não poderia ser outro, no tempo determinado por Deus, Isaque, o filho da Promessa nasceu. É assim que Deus faz quando decidimos andar na presença dEle com retidão, dando total liberdade para Ele agir na nossa vida.
O SENHOR Deus é a nossa luz e o nosso escudo. Ele ama e honra os que fazem o que é certo e lhes dá tudo o que é bom (Salmos 84.11).



Após A Morte de Sara


Sara morreu com 127 anos em Quiriate-Arba, que é Hebrom, na terra de Canaã. Ref Gn 23.1-2

Abraão casa com Quetura e tem filhos com ela. Os filhos de Abraão com Quetura são: Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suã. Ref Gn 25.1-2

Isaque foi o herdeiro principal de Abraão, os demais filhos receberam o suficiente para sobreviver.

Abraão morreu em boa velhice e farto de dias. Os filhos Isaque e Ismael o sepultaram na cova de Macpela, no campo de Efron, filho de Zoar, heteu, que estava em frente de Manre. Ref Gn 25.8-9


Baseado na Bíblia Sagrada


Por Julio Ferreira Lima



Referências dos textos Bíblicos:
ACF Almeida Corrigida Fiel - Bíblia Online


Referência Bibliográfica

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra. 2ª edição. Tradução de J. F. de Almeida. Edição revista e atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1999. 1728 p

Postar um comentário

Deixe o seu comentário para incentivar o nosso trabalho, será de grande valia para o crescimento do blog. Obrigado. Volte sempre.

Postagem Anterior Próxima Postagem