Quem Foi Esse Homem Ousado?

Retrato-do-apostolo-Pedro
St Peter from Christ and the Apostles free public domain image

 Quem Foi Esse Homem Ousado?

Quem foi esse homem ousado que agia por impulso a ponto de cortar a orelha do soldado a espada para defender o Mestre?

Ele estava sempre disposto a enfrentar desafios considerados impossíveis como andar sobre as águas, ainda que em certo momento tenha vacilado, ele demonstrou atitude de fé e ousadia. Com certeza você já sabe quem é esse personagem bíblico. Ah! Não sabe? Então vamos conhecê-lo.


Ele é bem conhecido como o apóstolo Pedro, possivelmente o seu nome de batismo era Simeão de origem hebraica. Simão com pronúncia parecida pode ter sido adotado por ele (Cf Atos 15:14 e 2 Pedro 1:1).


Jesus olha para Simão e muda o nome dele para Cefas, do aramaico Kefa, o mesmo que Pedro, tanto na versão grega, quanto na aramaica este nome significa rocha, pedra.

E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro). (João 1:42).



Pedro era irmão de André, o pai era Jonas e moravam em  Betsaida, lado norte do Mar da Galiléia (Cf João 14.4). Quando foram chamados por Jesus estavam morando em Cafarnaum na Galileia.

Sabemos que Pedro era casado, porque a sogra dele estava enferma (Cf Marcos 1.29-31 A cura da sogra de Pedro). Ele falava o aramaico e também um pouco do Grego, pois estava sempre em contato com os gentios (estrangeiros) por conta da sua profissão de pescador.
Desenho-homem-segurando-cajado
Foi um dos primeiros discípulos a ser escolhidos por Jesus, e dos doze discípulos, é o que mais se destaca. Reconheceu que Jesus era o Cristo o filho de Deus (Cf Mateus 16.16). Jesus dá uma missão importante a Pedro, que é apascentar suas ovelhas, ou seja, os convertidos em Cristo (Cf João 21.17).

Pedro como sempre impulsivo, não permitiu a Jesus de lavar-lhe os pés, contudo ao ouvir do Mestre que se não o deixasse não teria parte com Ele, então pediu a Jesus que não lavasse apenas os pés, mas também as mãos e a cabeça. (Cf João 13.8-9).


Esse apóstolo destemido passou por momentos de fraqueza e muito medo. Jesus predisse que ele o negará três vezes, mas Pedro disse a Jesus com muita firmeza que de modo nenhum o negará, ainda que seja necessário morrer com Cristo, no entanto ao ser reconhecido pela criada do sumo sacerdote por falar semelhante aos da região da Galileia, ele o negou conforme predito por Jesus (Cf Marcos 14.30-31,66-72).



Samaritanos e Galileus eram menosprezados. Havia uma certa rivalidade entre os judeus da Judeia e os judeus da Galileia. Os da Galileia eram considerados inferiores no tocante a cultura e a religião e tratados com zombaria e como gentios (estrangeiros).

O sotaque de Pedro o denunciou, isso fez com que ele temesse mais ainda. Esse desprezo é notado em várias passagens do Novo Testamento (João 1.46; 7.41,52; 8.48 e outras).

Apesar de Pedro ter uma educação limitada, no dia de pentecostes, ele pregou o evangelho e cerca de três mil pessoas se converteram (
cf Atos 2.41).Ele iniciou pregando para os judeus.

Deus o preparou para levar o evangelho a outros povos e, através de uma visão, Pedro entende o recado de Deus e recebe os estrangeiros que o levaram a casa do centurião Cornélio em Cesareia para pregar as Boas Novas.

O preconceito referente aos gentios foi quebrado. Havia muita gente reunida na casa de Cornélio, Pedro disse a todos que estavam reunidos ali a respeito da religião dos judeus que não permite a amizade com não judeus ou que entrem nas suas casas, mas Deus mostrou a Pedro que ele não deve chamar ninguém de impuro ou sujo.


Referências da pregação de Pedro na casa de Conélio:

Atos 10 > Cornélio vs. 1-8; Visão de Pedro vs. 9-16; Enviados de Cornélio vs. 17-22; Pedro na casa de Cornélio vs. 23-43; O Espírito Santo sobre os gentios vs. 44-48.



Pedro foi criticado pelos apóstolos e irmãos judeus que estavam na Judeia por entrar na casa de gentios e pregar a Palavra de Deus.
Quando Pedro voltou para Jerusalém, aqueles que queriam que os não judeus fossem circuncidados o criticaram, dizendo: —Você ficou hospedado na casa de homens que não são circuncidados e até tomou refeições com eles! (Atos 11.2-3).



O nome do apóstolo Pedro aparece nos evangelhos, livro de Atos e em Gálatas 1.18; 2.7-14. Os escritos de Pedro são as Epístolas de 1ª e 2ª Pedro do Novo Testamento. 

Ele se identifica como: “Pedro, apóstolo de Jesus Cristo”, calcula-se que foram escritas entre 60 e 65 d.C. Ainda que tenham sido escritas neste período, continuam sendo atuais.

Paralelo entre o capítulo 2 de 1 Pedro e o capítulo 53 de Isaías


Era verdadeiro

1 Pedro 2.22 -- “Ele não cometeu nenhum pecado, e nunca disse uma só mentira.”


Isaías 53.9 -- ...embora nunca tivesse cometido crime nenhum, nem tivesse dito uma só mentira.

Levou os nossos pecados

1 Pedro 2.24 -- Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; 

Isaías 53.12 -- ...Ele levou a culpa dos pecados de muitos e orou pedindo que eles fossem perdoados.



Pelo sacrifício dEle fomos sarados

1 Pedro 2.24 -- ...e pelas suas feridas fostes sarados.


Isaías 53.5 -- ... somos sarados pelos ferimentos que ele recebeu.


Éramos como ovelhas perdidas

1 Pedro 2.25 -- Vocês eram como ovelhas que haviam perdido o caminho…


Isaías 53.6 -- Todos nós éramos como ovelhas que se haviam perdido…




Conclusão

Muitas vezes queremos ser perfeitos demais e esquecemos que somos imperfeitos. O processo da perfeição é longo e trabalhoso. É necessário conhecer a nossa natureza para vencermos os desafios que o mundo nos oferece com o objetivo de nos atrair para uma vida de erros e enganos.


O apóstolo Pedro nos mostra que é possível prosseguir, mesmo caindo, porque quando caímos, uma mão salvadora estará pronta para nos levantar e podemos continuar a nossa caminhada na direção certa até chegarmos no limite da perfeição.



Baseado na Bíblia Sagrada


Por Julio Ferreira Lima


Referências dos textos Bíblicos:
Nova Tradução na Linguagem de Hoje - NTLH (Bíblia Online)


Referência Bibliográfica

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra. 2ª edição. Tradução de J. F. de Almeida. Edição revista e atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1999. 1728 p



Postar um comentário

Deixe o seu comentário para incentivar o nosso trabalho, será de grande valia para o crescimento do blog. Obrigado. Volte sempre.

Postagem Anterior Próxima Postagem