Samuel e o Próprio Deus são Rejeitados

Imagem
  Lisens:  CC BY SA 4.0 Samuel e o Próprio Deus são Rejeitados (Complemento do artigo anterior) Os filhos de Israel sempre foram ingratos, esquecendo-se das obras de Deus, e de todas às vezes que clamavam por socorro e eram atendidos, agora além de desprezarem Samuel, rejeitaram a soberania de Deus. Já vimos que a mãe de Samuel, Ana, sob os cuidados de Eli, sumo sacerdote e juiz de Israel, entregou seu filho a Deus, e o menino cresceu aprendendo a Palavra de Deus. Samuel começou seu ministério como profeta muito jovem e foi o primeiro profeta de Israel (mencionado na Bíblia - Atos 3.24) e o último juiz. Se ainda não leu o início da história de Samuel, então leia neste artigo 👉 A Fidelidade e a Santidade de Samuel . O Início da Monarquia Samuel exortou o povo a abandonar seus ídolos, aproximar-se mais de Deus e preparar seus corações para o Senhor, que Ele libertará Israel das mãos dos filisteus. Samuel também convocou todo o Israel para congregar em Mizpá, ali houve arrependimento, je

Quem Foi Esse Homem Ousado?

Retrato-do-apostolo-Pedro
St Peter from Christ and the Apostles free public domain image

 Quem Foi Esse Homem Ousado?

Quem foi esse homem ousado que agia por impulso a ponto de cortar a orelha do soldado a espada para defender o Mestre? Ele estava sempre disposto a enfrentar desafios considerados impossíveis como andar sobre as águas, ainda que em certo momento tenha vacilado, ele demonstrou atitude de fé e ousadia. Com certeza você já sabe quem é esse personagem bíblico. Ah! Não sabe? Então vamos conhecê-lo.





Ele é bem conhecido como o apóstolo Pedro, possivelmente o seu nome de batismo era Simeão de origem hebraica. Simão com pronúncia parecida pode ter sido adotado por ele (Cf Atos 15:14 e 2 Pedro 1:1). Jesus olha para Simão e muda o nome dele para Cefas, do aramaico "Kefa", o mesmo que Pedro, tanto na versão grega, quanto na aramaica este nome significa rocha, pedra.


"E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)." (João 1:42).



Pedro era irmão de André, o pai era Jonas e moravam em  Betsaida, lado norte do Mar da Galiléia (Cf João 14.4). Quando foram chamados por Jesus estavam morando em Cafarnaum na Galileia. Sabemos que Pedro era casado, porque a sogra dele estava enferma (Cf Marcos 1.29-31 A cura da sogra de Pedro). Ele falava o aramaico e também um pouco do Grego, pois estava sempre em contato com os gentios (estrangeiros) por conta da sua profissão de pescador.

Desenho-homem-segurando-cajado

Foi um dos primeiros discípulos a ser escolhidos por Jesus, e dos doze discípulos, é o que mais se destaca. Reconheceu que Jesus era o Cristo o filho de Deus (Cf Mateus 16.16). Jesus dá uma missão importante a Pedro, que é apascentar suas ovelhas, ou seja, os convertidos em Cristo (Cf João 21.17).



Pedro como sempre impulsivo, não permitiu a Jesus de lavar-lhe os pés, contudo ao ouvir do Mestre que se não o deixasse não teria parte com Ele, então pediu a Jesus que não lavasse apenas os pés, mas também as mãos e a cabeça. (Cf João 13.8-9).

COMPRE AQUI 👇

Livro

Esse apóstolo destemido passou por momentos de fraqueza e muito medo. Jesus predisse que ele o negará três vezes, mas Pedro disse a Jesus com muita firmeza que de modo nenhum o negará, ainda que seja necessário morrer com Cristo, no entanto ao ser reconhecido pela criada do sumo sacerdote por falar semelhante aos da região da Galileia, ele o negou conforme predito por Jesus (Cf Marcos 14.30-31,66-72).




Samaritanos e Galileus eram menosprezados. Havia uma certa rivalidade entre os judeus da Judeia e os judeus da Galileia. Os da Galileia eram considerados inferiores no tocante a cultura e a religião e tratados com zombaria e como gentios (estrangeiros). O sotaque de Pedro o denunciou, isso fez com que ele temesse mais ainda. Esse desprezo é notado em várias passagens do Novo Testamento (João 1.46; 7.41,52; 8.48 e outras).




Apesar de Pedro ter uma educação limitada, no dia de pentecostes, ele pregou o evangelho e cerca de três mil pessoas se converteram (cf Atos 2.41).Ele iniciou pregando para os judeus. Deus o preparou para levar o evangelho a outros povos e, através de uma visão, Pedro entende o recado de Deus e recebe os estrangeiros que o levaram a casa do centurião Cornélio em Cesareia para pregar as Boas Novas.

PREÇO EM CONTA

O preconceito referente aos gentios foi quebrado. Havia muita gente reunida na casa de Cornélio, Pedro disse a todos que estavam reunidos ali a respeito da religião dos judeus que não permite a amizade com não judeus ou que entrem nas suas casas, mas Deus mostrou a Pedro que ele não deve chamar ninguém de impuro ou sujo.


Referências da pregação de Pedro na casa de Conélio:

Atos 10 > Cornélio vs. 1-8; Visão de Pedro vs. 9-16; Enviados de Cornélio vs. 17-22; Pedro na casa de Cornélio vs. 23-43; O Espírito Santo sobre os gentios vs. 44-48.



Pedro foi criticado pelos apóstolos e irmãos judeus que estavam na Judeia por entrar na casa de gentios e pregar a Palavra de Deus.


"Quando Pedro voltou para Jerusalém, aqueles que queriam que os não judeus fossem circuncidados o criticaram, dizendo: —Você ficou hospedado na casa de homens que não são circuncidados e até tomou refeições com eles!" (Atos 11.2-3).


PREÇO EM CONTA

Ensino-religioso
Matricule-se no Curso de Ensino Religioso

O nome do apóstolo Pedro aparece nos evangelhos, livro de Atos e em Gálatas 1.18; 2.7-14. Os escritos de Pedro são as Epístolas de 1ª e 2ª Pedro do Novo Testamento. Ele se identifica como: “Pedro, apóstolo de Jesus Cristo”, calcula-se que foram escritas entre 60 e 65 d.C. Ainda que tenham sido escritas neste período, continuam sendo atuais. 


Paralelo entre o capítulo 2 de 1 Pedro e o capítulo 53 de Isaías


Era verdadeiro


1 Pedro 2.22 -- “Ele não cometeu nenhum pecado, e nunca disse uma só mentira.”


.

Isaías 53.9 -- “...embora nunca tivesse cometido crime nenhum, nem tivesse dito uma só mentira.”


Levou os nossos pecados


1 Pedro 2.24 -- “Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; 


Isaías 53.12 -- “...Ele levou a culpa dos pecados de muitos e orou pedindo que eles fossem perdoados. ”



Pelo sacrifício dEle fomos sarados


1 Pedro 2.24 -- “...e pelas suas feridas fostes sarados.”


Isaías 53.5 -- “... somos sarados pelos ferimentos que ele recebeu.”



Éramos como ovelhas perdidas


1 Pedro 2.25 -- “Vocês eram como ovelhas que haviam perdido o caminho…”


Isaías 53.6 -- “Todos nós éramos como ovelhas que se haviam perdido…”



👉Leia também Uma Luz Transformadora e O Discípulo Amado 


Conclusão


Muitas vezes queremos ser perfeitos demais e esquecemos que somos imperfeitos. O processo da perfeição é longo e trabalhoso. É necessário conhecer a nossa natureza para vencermos os desafios que o mundo nos oferece com o objetivo de nos atrair para uma vida de erros e enganos.



O apóstolo Pedro nos mostra que é possível prosseguir, mesmo caindo, porque quando caímos, uma mão salvadora estará pronta para nos levantar e podemos continuar a nossa caminhada na direção certa até chegarmos no limite da perfeição.




Baseado na Bíblia Sagrada




Por Julio Ferreira Lima





Referências dos textos Bíblicos:


Nova Tradução na Linguagem de Hoje - NTLH (Bíblia Online)





Referência Bibliográfica


BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra. 2ª edição. Tradução de J. F. de Almeida. Edição revista e atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1999. 1728 p



Comentários


Postagens mais visitadas deste blog

Jesus Dava Exemplos de Gratidão?

Jacó Foi Trapaceiro?

José, de Escravo a Governador do Egito

A Consolação de Israel