Terá, Pai de Abraão

Imagem
  Foto modificada. Fonte da foto original: imb Terá, Pai de Abraão Terá, pai de Abraão. A Bíblia nos dá poucas informações sobre Terá. Ele chegou em Ur atraído pela prosperidade do lugar, mas além da riqueza, Terá adquiriu os costumes pagãos da região. Era descendente da linhagem de Sem, um dos filhos de Noé. Seus filhos Abraão, Naor e Harã nasceram em Ur.  "E viveu Terá setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor, e a Harã.” (Gn 11.26). O filho, Abraão, se casou com a sua meia irmã Sara, o que significa que Terá teve uma filha com outra mulher, essa informação pode ser conferida em Gênesis 20.12. Naor se casou com a sobrinha Milca, filha de Harã, este morreu em Ur. Terá e seus parentes saíram de Ur para ir a Canaã e ao chegarem em Harã habitaram ali. "E tomou Terá a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã, e habitaram ali."  (Gêne

O Médico Amado

São-Lucas
Reni - Saint Luke, 1621 - Fonte: WikiArt

O Médico Amado

Um estrangeiro conhecido pelo apóstolo Paulo como “o médico amado” foi tão preciso em suas narrativas contando toda a história de Cristo, que, mesmo sem vê-lo, creu apenas em ouvir falar. Também é chamado de Lucas, o evangelista. Vale a pena conhecer um pouco desse evangelista usado por Deus para nos presentear com essa obra literária tão abençoada. 



Lucas escreveu o terceiro Evangelho, segundo a ordem apresentada na Bíblia e o livro de Atos dos Apóstolos, ambos fazem parte do Novo Testamento. Os seus escritos mostram que era um homem culto, porém Sir William Mitchell Ramsay, um crítico da Bíblia e defensor da teoria de Tubingen, que divergia das citações do livro de Lucas, resolveu fazer um trabalho de pesquisa para mostrar os erros cometidos por Lucas.


Ensino-religioso


O resultado da pesquisa foi surpreendente; ele afirmou não haver erros nas citações de Lucas a 32 países, 54 cidades e 9 ilhas no livro de Atos. Assim, a teoria de Tubingen estava equivocada.



Na Epístola aos Colossenses 4.14, o apóstolo Paulo se refere a ele como o “médico amado”. Tudo indica que Lucas era médico, pois os detalhes ao descrever curas e doenças nos dá base para concluir a sua profissão. O conhecimento das enfermidades pode ser notado comparando a narrativa da mulher que sofria de uma hemorragia narrada por Marcos com a de Lucas.



Marcos apenas relata que ela passou por muitos médicos; já Lucas trata o problema da mulher como incurável "ninguém havia conseguido curá-la." Lc. 8.43; “Havia gastado tudo o que tinha, tratando-se com muitos médicos. ...” Mc. 5.26.


Curso-de-teologia

O Evangelho de Lucas ostenta a biografia de Jesus com mais detalhes e é a mais completa dos Evangelhos, apesar de não ter sido testemunha ocular dos fatos ocorridos no ministério de Jesus. Suas investigações contribuíram e enriqueceram ainda mais os seus relatos.



Também há um grande interesse no cumprimento do plano de Deus para libertar o pecador das trevas eternas. Lucas revela o cuidado de Cristo com as pessoas menos favorecidas, principalmente os fracos e aflitos; e enfatiza a ação do Espírito Santo. Ele expõe Jesus como o Filho de Deus. 






A Difícil Jornada de Jesus a Jerusalém


Lucas faz uma descrição impecável da jornada de Jesus a Jerusalém. Ele descreve uma narrativa da viagem de Jesus a Jerusalém que tem o seu início em Lc. 9.51 e vai até 19.44. Foi uma trajetória difícil para Jesus, pois ele sabia que estava indo morrer por nós. Mesmo sabendo que estava chegando a hora de cumprir a vontade de Deus, ele ensinou, no caminho, aos seus discípulos para darem continuidade do Evangelho, sem a presença física dEle, quando forem líderes cristãos.


COMPRE AQU 👇
Livro-medico-de-homens-e-de-almas

As orações de Jesus nas ocasiões mais críticas e nas horas que necessitava tomar decisões importantes para o seu ministério. Lucas também registra os momentos de grandes regozijos que narram os cânticos de exaltação a Deus pelo anúncio do nascimento do Messias.


Referências dos cânticos no seu Evangelho (1.46-55,68-79; 2.14,29-32).




O Evangelho está dividido em três fases:


1ª Termina com João Batista
2ª Ministério Terreno de Jesus
3ª A vida da Igreja após a ressurreição de Cristo.

Todo Evangelho contém 24 capítulos, 24 parábolas e 21 milagres,



Leia também: Quem Foi Esse Homem Ousado?, O Discípulo Amado e Uma Luz Transformadora






Conclusão


Os doze discípulos de Jesus eram homens cheios de defeitos e falhas, alguns explosivos, outros nem tanto, porém todos tinham uma coisa em comum, criam no Mestre. Quando os discípulos estavam comentando da aparição de Jesus, Tomé duvidou.


Ele precisava ver e tocar nas marcas das feridas de Jesus para comprovar que realmente era Cristo, mas Jesus diz a Tomé: "Felizes são os que não me viram, mas creram!" Tomé precisou ver para crer (Cf João 20.25-29).


A lição que aprendemos com esse escritor é que ele não precisou ver. Apenas ouviu e conheceu a história de Cristo e creu e isso foi o suficiente para o Espírito Santo tocar na vida de Lucas e ele se tornou um homem bem-aventurado.


Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.(João 20.29 ACF).



Baseado na Bíblia Sagrada



Por Julio Ferreira Lima




Referências dos textos Bíblicos:


Nova Tradução na Linguagem de Hoje - NTLH (Bíblia Online)




ABREVIAÇÕES


Lc. Lucas

Mc. Marcos




Referência Bibliográfica


BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra. 2ª edição. Tradução de J. F. de Almeida. Edição revista e atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1999. 1728 p


Sir William Ramsey, St. Paul the Traveller and Roman Citizen [São Paulo o Viajante e Cidadão Romano] (Grand Rapids, Michigan: Baker Book House reprint; 1949 das palestras de 1894).


Comentários

Postar um comentário

Deixe o seu comentário para incentivar o nosso trabalho, será de grande valia para o crescimento do blog. Obrigado. Volte sempre.


Postagens mais visitadas deste blog

Samaritanos e Judeus Adoradores em Conflitos

José, de Escravo a Governador do Egito

Liberdade com Deus

O Fim do Reino de Judá