A ÁGUIA, Uma Ave Inspiradora

Águia planando

A ÁGUIA, Uma Ave Inspiradora

A fidelidade, a força, a determinação e a visão são características desta ave inspiradora. A águia é uma ave que inspira muitos pastores e pregadores em igrejas evangélicas.
 

Classificação Científica da Águia

Águia do latin popular “aquila” na classificação cientifica pertence ao reino animal da classe das aves e da família Accipitridae.
 

Fonte de Inspiração

Pastores e pregadores da Palavra se inspiram nessa ave que na verdade é surpreendente. Ela é uma ave muito admirada por sua força, determinação e sua visão fantástica. 


Ave plainando
É, sem dúvidas, um predador tremendamente capaz de façanhas incríveis, em especial a águia real (Aquila chrysaetos) conhecida como águia dourada. A envergadura das asas pode medir até 2,5 m e essa águia adapta-se muito bem em regiões montanhosas. Ela é monogâmica, isto é, tem apenas um parceiro sendo a fêmea maior que o macho cerca de uns 10%. A águia dourada é fiel ao seu parceiro e juntos saem para caçar. Assim necessitam de até 55 km de território para caçar.


A velocidade do seu voo e de aproximadamente 45 a 50 km/h com registros de mergulhos que variam de 240 km/h a 320 km/h para capturar a presa. É dotada de uma visão excelente, pois a sua visão alcança uma distância de 1,5 km. É impressionante ver a naturalidade que elas planam no ar.
 

Como Ela Vive

Águia no ninhoAlguns ninhos atingem grandes dimensões cerca de 2,5 a 3 m de diâmetro por 1 a 1,20 m de espessura e compõe-se de varas, ramos, raízes, ervas daninhas e mato. O casal é organizado e cada um tem a sua tarefa a fêmea é responsável pela maior parte do período de incubação com a ajuda frequente do macho. A duração de incubação é de 35 a 45 dias. Os filhotes que nascem primeiro são mais fortes e costumam matar os irmãos mais fracos sem a interferência dos pais. Os filhotes dependem dos pais por uns 30 dias ou mais.
 
 A mãe águia tem a tarefa de picar a caça para alimentar os filhotes e esse trabalho exige força muscular e não é um serviço muito fácil. Aliás, ser mãe não deve ser muito fácil mesmo.

Apesar de existir populações que migram no inverno a maioria vive no mesmo habitat de geração em geração e os casais vivem unidos até a morte. Esse é mais um exemplo para seguirmos. 
 
 As águias douradas alimentam-se de coelhos, lebres e pássaros grandes, como perdizes e faisões. Apreciam peixes e anfíbios. Quando elas bicam pedras estão fazendo isso para manterem a estrutura afiada e no tamanho certo. O bico e garras se tornam cada vez mais fortes com o tempo.
 

Conclusão

A Bíblia nos dá muitos exemplos com versículos que falam de águia. Que possamos meditar sobre a fidelidade, a força, a determinação e a visão dela para que consigamos praticar e desfrutar de experiências boas e surpreendentes.
Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. (Isaías: 40.29,30,31).


Por Julio Ferreira Lima
Postado por Julio Lima em 9 de jul. de 2018

Referências bíblica: João F. Almeida Cor. e Revi., Fiel

Postar um comentário

Deixe o seu comentário para incentivar o nosso trabalho, será de grande valia para o crescimento do blog. Obrigado. Volte sempre.

Postagem Anterior Próxima Postagem