Terá, Pai de Abraão

Imagem
  Foto modificada. Fonte da foto original: imb Terá, Pai de Abraão Terá, pai de Abraão. A Bíblia nos dá poucas informações sobre Terá. Ele chegou em Ur atraído pela prosperidade do lugar, mas além da riqueza, Terá adquiriu os costumes pagãos da região. Era descendente da linhagem de Sem, um dos filhos de Noé. Seus filhos Abraão, Naor e Harã nasceram em Ur.  "E viveu Terá setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor, e a Harã.” (Gn 11.26). O filho, Abraão, se casou com a sua meia irmã Sara, o que significa que Terá teve uma filha com outra mulher, essa informação pode ser conferida em Gênesis 20.12. Naor se casou com a sobrinha Milca, filha de Harã, este morreu em Ur. Terá e seus parentes saíram de Ur para ir a Canaã e ao chegarem em Harã habitaram ali. "E tomou Terá a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã, e habitaram ali."  (Gêne

A Águia

Águia planando

A ÁGUIA

A fidelidade, a força, a determinação e a visão são características desta ave inspiradora. A águia é uma ave que inspira muitos pastores e pregadores em igrejas evangélicas. Águia do latin popular “aquila” na classificação cientifica pertence ao reino animal da classe das aves e da família Accipitridae.


Pastores e pregadores da Palavra se inspiram nessa ave que na verdade é surpreendente. Ela é uma ave muito admirada por sua força, determinação e sua visão fantástica.


Águia real planando

Ela é um predador tremendamente capaz de façanhas incríveis, em especial a águia real (Aquila chrysaetos) conhecida como águia dourada. A envergadura das asas pode medir até 2,5 m e essa águia adapta-se muito bem em regiões montanhosas. Ela é monogâmica, isto é, tem apenas um parceiro sendo a fêmea maior que o macho cerca de uns 10%. A águia dourada é fiel ao seu parceiro e juntos saem para caçar. Assim necessitam de até 55 km de território para caçar.


A velocidade do seu voo e de aproximadamente 45 a 50 km/h com registros de mergulhos que variam de 240 km/h a 320 km/h para capturar a presa. É dotada de uma visão excelente, pois a sua visão alcança uma distância de 1,5 km. É impressionante ver a naturalidade que elas planam no ar.



Águia no ninho
Alguns ninhos atingem grandes dimensões cerca de 2,5 a 3 m de diâmetro por 1 a 1,20 m de espessura e compõe-se de varas, ramos, raízes, ervas daninhas e mato. O casal é organizado e cada um tem a sua tarefa a fêmea é responsável pela maior parte do período de incubação com a ajuda frequente do macho. A duração de incubação é de 35 a 45 dias. Os filhotes que nascem primeiro são mais fortes e costumam matar os irmãos mais fracos sem a interferência dos pais. Os filhotes dependem dos pais por uns 30 dias ou mais.


A mãe águia tem a tarefa de picar a caça para alimentar os filhotes e esse trabalho exige força muscular e não é um serviço muito fácil. Aliás, ser mãe não deve ser muito fácil mesmo. Apesar de existir populações que migram no inverno a maioria vive no mesmo habitat de geração em geração e os casais vivem unidos até a morte.


Esse é mais um exemplo para seguirmos. As águias douradas alimentam-se de coelhos, lebres e pássaros grandes, como perdizes e faisões. Apreciam peixes e anfíbios. Quando elas bicam pedras estão fazendo isso para manterem a estrutura afiada e no tamanho certo. O bico e garras se tornam cada vez mais fortes com o tempo.


A Bíblia nos dá muitos exemplos com versículos que falam de águia. Que possamos meditar sobre a fidelidade, a força, a determinação e a visão dela para que consigamos praticar e desfrutar de experiências boas e surpreendentes.


"Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”. Isaías: 40.29,30,31.



Por Julio Ferreira Lima


Postado por Julio Lima em 9 de jul. de 2018




Referências bíblica: João F. Almeida Cor. e Revi., Fiel






ASSISTA AO VÍDEO


Comentários


Postagens mais visitadas deste blog

Samaritanos e Judeus Adoradores em Conflitos

José, de Escravo a Governador do Egito

Liberdade com Deus

O Fim do Reino de Judá