Samá, Um Valente de Davi e A Sua Coragem

Imagem
Foto isenta de royalties Samá, Um Valente de Davi e A Sua Coragem Quem foi Samá na Bíblia? Samá em hebraico significa: fama, renome. Ele foi o filho de Agé, o hararita, e um dos três "valentes" do rei Davi, era um dos oficiais de Davi.  Há outros personagens bíblicos com esse mesmo nome, como Samá, um dos filhos de Reuel, filho de Basemate, mulher de Esaú ( cf Gênesis 36:13). Os Valentes de Davi Na Palavra de Deus há um relato que fala sobre três homens valentes que eram fiéis a Davi. Josebe-Bassebete, no livro de 1 Crônicas 11.11 ele é chamado de Jasobeão, era o principal entre os três poderosos de Davi.  Ele feriu oitocentos filisteus de uma vez. Segundo o comentarista da Bíblia de Estudo de Genebra, em 1 Crônicas 11.11 diz serem trezentos filisteus, isso provavelmente pode ser um erro do copista. O outro valente de Davi é Eleazar que feriu os filisteus lutando até cansar, e a espada ficou grudada na sua mão. Pode ter sido câimbra, devido ao esforço violento e prolongado q

Calebe, Um Homem de Fé e Coragem

Moisés, Josué e Calebe monte Nebo

Calebe, Um Homem de Fé e Coragem

                                                                            Atualizado por Julio F. Lima em: 01/05/2022

A fé, a coragem, a perseverança e a determinação de Calebe nos leva a crer que ele foi um homem destemido e determinado a conquistar as terras de Hebron que Deus o havia prometido, quando tinha quarenta anos.


Com as conquistas de Israel cada tribo recebeu a sua terra, mas havia mais terras para serem conquistadas. Calebe já com oitenta e cinco anos estava com a mesma força de quando recebeu a promessa e disposto a lutar com os gigantes de Hebron.



Quem é Calebe?

Calebe ou Caleb, filho de Jefoné, pertencente ao povo Quenezeu, apesar de não ser hebreu por parte de pai, sua mãe era hebreia da tribo de Judá e ele foi o representante da tribo de Judá para espionar a terra prometida.



Na Bíblia encontramos muitos personagens que se destacaram por seguir os caminhos de Deus e conquistaram grandes vitórias. José do Egito foi um deles, um jovem cheio de fé, inteligente e com muita esperança em Deus. Ele foi muito importante para a história de Israel. Conheça a história dele aqui 👉 José, de Escravo a Governador do Egito.



Assim como ele, Calebe também foi um personagem de muita fé. Para entender melhor sobre a fé de Calebe, precisamos ver este relato da Bíblia, que se encontra no Antigo Testamento: Os filhos de Israel foram divididos em doze tribos, Deus usou Moisés para libertá-los da escravidão no Egito e havia prometido a Israel uma terra que mana leite e mel.



Moisés comandou o povo pelo deserto em direção a Canaã. Ele sempre seguia as orientações de Deus e foi ordenado a escolher doze homens, cada um representando uma tribo, Calebe foi um dos escolhidos como representante da tribo de Judá para irem vigiar as terras de Canaã, ao retornarem, vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação e deram-lhes notícias.



Mostraram-lhes os frutos da terra e comprovaram que a terra verdadeiramente mana leite e mel. Porém, eles disseram que o povo dessa terra era poderoso e as cidades fortificadas e muito grandes, os filhos de Israel acreditaram naqueles espias e começaram a murmurar, mas Calebe estava confiante e tentou calar o povo:

"Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela. Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos." (Números 13:30-33).






Josué e Calebe

Os dez espias viram gigantes, mas havia dois homens, Josué da tribo de Efraim e Calebe que não se intimidaram com eles e creram nas promessas de Deus. Calebe estava confiando no Deus de Israel e tentou acalmar o povo, mas os israelitas acreditaram naqueles que não tinham fé e passaram a noite toda chorando e desejando matar a pedradas: Moisés, Arão, Calebe e a Josué para elegerem um novo líder para levá-los de volta ao Egito, mas a glória do Senhor apareceu na tenda da congregação e acalmou o ânimo dos israelitas:


"Mas toda a congregação disse que os apedrejassem; porém a glória do Senhor apareceu na tenda da congregação a todos os filhos de Israel." (Números 14:10).




A incredulidade dos israelitas fizera com que eles ficassem rodeando o deserto por quarenta anos. A ira de Deus se acendeu e Ele decretou que todos os homens que tinham de vinte anos para cima no dia em que saíram do Egito morrerão no deserto. Apenas os filhos desses homens e os dois vigias corajosos, Josué e Calebe, irão conquistar a terra prometida.



O Senhor fez os israelitas andarem errantes pelo deserto até consumir toda aquela geração que fizera mal aos olhos dEle. (cf Números 32.10-12). Tal era a fé de Calebe que Deus o preservou em vida, passando-se quarenta e cinco anos, já com oitenta e cinco anos, e ele estava com a mesma força de quando tinha quarenta anos. Essa foi a promessa de Deus a Calebe:

“Nenhum dos homens desta maligna geração verá esta boa terra que jurei dar a vossos pais. Salvo Calebe, filho de Jefoné; ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos; porquanto perseverou em seguir ao Senhor.” (Deuteronômio 1.35-36).




Foi Josué que liderou os Israelitas na conquista da terra prometida, após a morte de Moisés. Calebe reivindicou a Josué a promessa que Deus o havia feito através de Moisés. E Josué o abençoou e lhe deu Hebron em herança.




Calebe teve muita fé em Deus, e foi essa fé que o impulsionou a lutar por grandes conquistas. A fé foi o fator primordial para a vitória de Calebe, ele teve coragem e partiu para a luta sem temer o tamanho do adversário. Foi perseverante e determinado.







Conclusão

Calebe foi perseverante e determinado, ele sabia o que queria. Será que você sabe o que quer? Quantas vezes começamos um projeto e logo vem as dúvidas, se dará certo ou não.




O que fazer nessa hora? Será de suma importância realizar algumas perguntas antes de decidirmos sobre o que desejamos e depois concluir se vale a pena ou não. Se decidir seguir algum projeto, entregue nas mãos do Senhor e persevere com determinação, coragem e muita .



Baseado na Bíblia Sagrada


Por Julio Ferreira Lima



Referências bíblica: João F. Almeida Cor. e Revi., Fiel

Comentários


Postagens mais visitadas deste blog

Jesus Dava Exemplos de Gratidão?

Terá, Pai de Abraão

Jacó Foi Trapaceiro?

Revelando os Mistérios do Cântico de Ana