Terá, Pai de Abraão

Imagem
  Foto modificada. Fonte da foto original: imb Terá, Pai de Abraão Terá, pai de Abraão. A Bíblia nos dá poucas informações sobre Terá. Ele chegou em Ur atraído pela prosperidade do lugar, mas além da riqueza, Terá adquiriu os costumes pagãos da região. Era descendente da linhagem de Sem, um dos filhos de Noé. Seus filhos Abraão, Naor e Harã nasceram em Ur.  "E viveu Terá setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor, e a Harã.” (Gn 11.26). O filho, Abraão, se casou com a sua meia irmã Sara, o que significa que Terá teve uma filha com outra mulher, essa informação pode ser conferida em Gênesis 20.12. Naor se casou com a sobrinha Milca, filha de Harã, este morreu em Ur. Terá e seus parentes saíram de Ur para ir a Canaã e ao chegarem em Harã habitaram ali. "E tomou Terá a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã, e habitaram ali."  (Gêne

Calebe

Moisés, Josué e Calebe no monte Nebo

Calebe

A fé, a coragem, a perseverança e a determinação de Calebe

Confesso que eu fiquei admirado com a história desse personagem bíblico. A fé, a coragem, a perseverança e a determinação de Calebe nos leva a crer que ele foi um homem destemido e que estava determinado a conquistar as terras de Hebron que Deus o havia prometido através de Moisés, quando ele tinha quarenta anos.

Após quarenta e cinco anos, já com oitenta e cinco anos, estava com a mesma força de quando recebeu a promessa e disposto a lutar com os gigantes que habitavam em Hebron

 

Quem é Calebe?

Calebe ou Caleb, filho de Jefoné, e representante da tribo de Judá, foi um dos doze homens enviados a Canaã para vigiarem a terra. Entre os doze, apenas ele e Josué deram boas notícias sobre o lugar. O otimismo deles não agradou aos israelitas, por isso, ficaram tão furiosos, que quase apedrejam Josué e Calebe, mas a glória do Senhor apareceu na tenda da congregação e acalmou o ânimo dos israelitas (Cf Números 14.10).

Semelhanças entre José do Egito e Calebe

Outro personagem que eu admiro muito é José, relatado no artigo anterior, claro que Jesus é o maior e o principal personagem bíblico. Podemos observar através da historia de José (filho de Jacob) e a de Calebe algumas semelhanças que nos mostram quais são os requisitos essenciais para que possamos nos tornar vitoriosos. 


Quais são essas semelhanças? 

Bem, primeiro vamos ver esse relato impresso na Bíblia, que se encontra no Antigo Testamento, um pequeno resumo.
O povo de Israel era dividido em doze tribos, Deus ordenara a Moisés escolher doze homens, cada um representando uma tribo, Calebe foi um dos escolhidos como representante da tribo de Judá para irem vigiar as terras de Canaã.



A Terra Mana Leite e Mel

Homens carregando cacho de uvas de Canaã
Ao retornarem, vieram a Moisés, e a Arão, e a toda a congregação e deram-lhes notícias. Mostraram-lhes o fruto da terra e comprovaram que a terra verdadeiramente mana leite e mel. Porém eles disseram que o povo dessa terra era poderoso e as cidades fortificadas e muito grandes: 
“Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.
Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.
E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.
Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos” (Números 13:30-33). 




Josué e Calebe

Os dez espias viram gigantes, mas havia dois homens, Josué da tribo de Efraim e Calebe que não se intimidaram com eles e creram que quando Deus promete Ele é fiel para cumprir. Calebe estava confiando no Deus de Israel e tentou acalmar o povo, mas os israelitas acreditaram naqueles que não tinham fé e passaram a noite toda chorando e desejando matar a Moisés, Arão, Calebe e a Josué a pedrada para elegerem um novo líder para leva-los de volta ao Egito.

Acredito que a incredulidade dos israelitas fizeram com que eles ficassem rodeando o deserto por 40 anos. Morreram no deserto os homens que tinham vinte anos para cima no dia em que saíram do Egito, só os filhos desses homens  e os dois homens corajosos Josué e Calebe conquistaram a terra prometida. Tal era a fé de Calebe que Deus o preservou em vida, passando-se 45 anos já com 85 anos estava com a mesma força de quando tinha 40 anos.


A promessa feita a ele de que Deus o preservaria em vida está registrada em Deuteronômio 1: 35,36: 
“Nenhum dos homens desta maligna geração verá esta boa terra que jurei dar a vossos pais. Salvo Calebe, filho de Jefoné; ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos; porquanto perseverou em seguir ao SENHOR”. 

Ele reivindicou a Josué a promessa que Deus havia feito através de Moisés. E Josué o abençoou e lhe deu Hebron em herança.



As Semelhanças de Calebe e José do Egito:

Fé: A fé de Calebe em Deus foi um fator primordial para a vitória. Comparando Calebe com José; foi através da fé em Deus que José se tornou governador do Egito.

Coragem: Calebe teve coragem e partiu para a luta sem temer o tamanho do adversário. José também não teve medo e mesmo na prisão trabalhou. Ele foi destemido como Calebe.

Perseverança: Não desanimou por causa das dificuldades. José também não desanimou por causa das dificuldades e perseverou até o fim mesmo sendo maltratado e preso injustamente.

Determinação: Teve um alvo e determinou, ele viu aquilo que ele queria em suas mãos. José também teve determinação e não deixou o desânimo destruir os sonhos de Deus na vida dele.

É isso que todo vitorioso tem: fé, coragem, perseverança e determinação.

Veja também a história de José do Egito neste artigo: José, de Escravo a Governador do Egito



Baseado na Bíblia Sagrada.




Por Julio Ferreira Lima

Postado em: 09/07/2018 e atualizado em: 11/02/2021



Referências bíblica: João F. Almeida Cor. e Revi., Fiel

Comentários


Postagens mais visitadas deste blog

Samaritanos e Judeus Adoradores em Conflitos

José, de Escravo a Governador do Egito

Liberdade com Deus

O Fim do Reino de Judá