Calebe, Um Homem de Fé e Coragem

Josué e Calebe no monte Nebo

Calebe, Um Homem de Fé e Coragem

                                                                            Atualizado por Julio F. Lima em: 01/05/2022

A fé, a coragem, a perseverança e a determinação de Calebe nos leva a crer que ele foi um homem destemido e determinado a conquistar as terras de Hebron que Deus o havia prometido, quando tinha quarenta anos.

Com as conquistas de Israel cada tribo recebeu a sua terra, mas havia mais terras para serem conquistadas. Calebe já com oitenta e cinco anos estava com a mesma força de quando recebeu a promessa e disposto a lutar com os gigantes de Hebron.

Quem é Calebe?

Calebe ou Caleb, filho de Jefoné, pertencente ao povo Quenezeu, apesar de não ser hebreu por parte de pai, sua mãe era hebreia da tribo de Judá e ele foi o representante da tribo de Judá para espionar a terra prometida.

Na Bíblia encontramos muitos personagens que se destacaram por seguir os caminhos de Deus e conquistaram grandes vitórias. José do Egito foi um deles, um jovem cheio de fé, inteligente e com muita esperança em Deus. Ele foi muito importante para a história de Israel. Conheça a história dele aqui 👉 José, de Escravo a Governador do Egito.

Assim como ele, Calebe também foi um personagem de muita fé. Para entender melhor sobre a fé de Calebe, precisamos ver este relato da Bíblia, que se encontra no Antigo Testamento: Os filhos de Israel foram divididos em doze tribos, Deus usou Moisés para libertá-los da escravidão no Egito e havia prometido a Israel uma terra que mana leite e mel.

Moisés comandou o povo pelo deserto em direção a Canaã. Ele sempre seguia as orientações de Deus e foi ordenado a escolher doze homens, cada um representando uma tribo, Calebe foi um dos escolhidos como representante da tribo de Judá para irem vigiar as terras de Canaã, ao retornarem, vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação e deram-lhes notícias.

Mostraram-lhes os frutos da terra e comprovaram que a terra verdadeiramente mana leite e mel. Porém, eles disseram que o povo dessa terra era poderoso e as cidades fortificadas e muito grandes, os filhos de Israel acreditaram naqueles espias e começaram a murmurar, mas Calebe estava confiante e tentou calar o povo:
Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela. Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos. (Números 13:30-33).

Josué e Calebe

Os dez espias viram gigantes, mas havia dois homens, Josué da tribo de Efraim e Calebe que não se intimidaram com eles e creram nas promessas de Deus. 

Calebe estava confiando no Deus de Israel e tentou acalmar o povo, mas os israelitas acreditaram naqueles que não tinham fé e passaram a noite toda chorando e desejando matar a pedradas: Moisés, Arão, Calebe e a Josué para elegerem um novo líder para levá-los de volta ao Egito, mas a glória do Senhor apareceu na tenda da congregação e acalmou o ânimo dos israelitas:
Mas toda a congregação disse que os apedrejassem; porém a glória do Senhor apareceu na tenda da congregação a todos os filhos de Israel. (Números 14:10).


A incredulidade dos israelitas fizera com que eles ficassem rodeando o deserto por quarenta anos. A ira de Deus se acendeu e Ele decretou que todos os homens que tinham de vinte anos para cima no dia em que saíram do Egito morrerão no deserto. Apenas os filhos desses homens e os dois vigias corajosos, Josué e Calebe, irão conquistar a terra prometida.


O Senhor fez os israelitas andarem errantes pelo deserto até consumir toda aquela geração que fizera mal aos olhos dEle. (cf Números 32.10-12). 

Tal era a fé de Calebe que Deus o preservou em vida, passando-se quarenta e cinco anos, já com oitenta e cinco anos, e ele estava com a mesma força de quando tinha quarenta anos. Essa foi a promessa de Deus a Calebe:
Nenhum dos homens desta maligna geração verá esta boa terra que jurei dar a vossos pais. Salvo Calebe, filho de Jefoné; ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos; porquanto perseverou em seguir ao Senhor. (Deuteronômio 1.35-36).


Foi Josué que liderou os Israelitas na conquista da terra prometida, após a morte de Moisés. Calebe reivindicou a Josué a promessa que Deus o havia feito através de Moisés. E Josué o abençoou e lhe deu Hebron em herança.



Calebe teve muita fé em Deus, e foi essa fé que o impulsionou a lutar por grandes conquistas. A fé foi o fator primordial para a vitória de Calebe, ele teve coragem e partiu para a luta sem temer o tamanho do adversário. Foi perseverante e determinado.


CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA BÍBLICA

NA UDEMY CLIQUE AQUI 👉 https://abre.ai/basicoteo

Conclusão

Calebe foi perseverante e determinado, ele sabia o que queria. Será que você sabe o que quer? Quantas vezes começamos um projeto e logo vem as dúvidas, se dará certo ou não.


O que fazer nessa hora? Será de suma importância realizar algumas perguntas antes de decidirmos sobre o que desejamos e depois concluir se vale a pena ou não. Se decidir seguir algum projeto, entregue nas mãos do Senhor e persevere com determinação, coragem e muita .




Baseado na Bíblia Sagrada


Por Julio Ferreira Lima


Referências bíblica: João F. Almeida Cor. e Revi., Fiel


Curta a minha Página, visite o meu Canal no You Tube e me segue nas Redes Sociais: Twitter - Instagram - Facebook - Linkedin - Pinterest

Postar um comentário

Deixe o seu comentário para incentivar o nosso trabalho, será de grande valia para o crescimento do blog. Obrigado. Volte sempre.

Postagem Anterior Próxima Postagem