Terá, Pai de Abraão

Imagem
  Foto modificada. Fonte da foto original: imb Terá, Pai de Abraão Terá, pai de Abraão. A Bíblia nos dá poucas informações sobre Terá. Ele chegou em Ur atraído pela prosperidade do lugar, mas além da riqueza, Terá adquiriu os costumes pagãos da região. Era descendente da linhagem de Sem, um dos filhos de Noé. Seus filhos Abraão, Naor e Harã nasceram em Ur.  "E viveu Terá setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor, e a Harã.” (Gn 11.26). O filho, Abraão, se casou com a sua meia irmã Sara, o que significa que Terá teve uma filha com outra mulher, essa informação pode ser conferida em Gênesis 20.12. Naor se casou com a sobrinha Milca, filha de Harã, este morreu em Ur. Terá e seus parentes saíram de Ur para ir a Canaã e ao chegarem em Harã habitaram ali. "E tomou Terá a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã, e habitaram ali."  (Gêne

Seus Sonhos São de Deus

Seus sonhos são de Deus

Seus Sonhos São de Deus

Não desista dos seus sonhos. As adversidades que encontramos no caminho da nossa jornada não podem nos impedir de seguirmos em frente, ainda que pareça impossível aos olhos humanos, devemos crer que Deus não se esqueceu dos nossos sonhos.


Não abandone os seus projetos, lute, tenha fé e saiba que vão surgir muitas pedras no caminho para fazer você parar, mas essas pedras não podem te impedir de lutar. Entenda que não há vitória sem luta. A Bíblia é repleta de exemplos de personagens que venceram porque tiveram muita fé. Calebe, um homem de garra, já com  85 anos, não desistiu de lutar com os gigantes para conquistar as terras de Hebrom, que Deus o havia prometido através de Moisés. 


Veja o exemplo de José, um jovem que sonhou e foi questionado pela sua família. Quando contou o sonho a seu pai foi repreendido por ele, “…repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra? Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração” (Gn 37.10,11). Os seus irmãos o invejavam e planejavam matá-lo


Foi vendido como escravo por vinte moedas de prata

José sendo vendido à escravidão
Alexander Maximilian Seitz (1811-1888)
Será que Deus o esqueceu? Foi jogado na cova e depois vendido como escravo por vinte moedas de prata, para os mercadores que estavam passando. Os mercadores chegaram no Egito e Potifar, o capitão da guarda de Faraó, o comprou das mãos dos ismaelitas. Potifar viu que o Senhor estava com José e tudo que ele fazia prosperava, então entregou tudo nas mãos de José, ou seja, ele passou a ser o administrador da casa de Potifar.

As coisas pareciam ir muito bem, mas a esposa do seu senhor o desejou e queria se deitar com José. Ele fugiu dela porque não queria fazer esse mal e nem pecar contra Deus. Ela se sentiu insultada e para se vingar do jovem o acusou de tê-la violentada. José foi jogado na prisão. Ele podia muito bem ter desistido de tudo, mas até no cárcere foi útil.

Deus estava com José e o carcereiro entregou todos os presos que estavam na casa do cárcere nas mãos de José. Tudo que José fazia Deus prosperava. Até o dia que Faraó teve um sonho que ninguém foi capaz de interpretá-lo. José foi o único que interpretou e ainda orientou a Faraó como ele deveria administrar os sete anos de abundância e os sete anos fome e seca que viriam sobre o Egito:  “Portanto, Faraó previna-se agora de um homem entendido e sábio, e o ponha sobre a terra do Egito" (Gn 41.33).
Esse homem foi o próprio José. Tornou-se o maior homem, depois de Faraó, como governador do Egito. O seu sonho foi concretizado. É assim que Deus faz quando obedecemos e confiamos Nele.

Assim como José do Egito e Calebe muitos outros personagens da Bíblia tiveram sucesso por que não desistiram dos seus projetos. Isaque, outra figura bíblica, prosperou em uma terra onde não havia uma situação propicia para se viver, veja neste artigo: Por que Você Tá Chateado?


Baseado na Bíblia Sagrada


Por Julio Ferreira Lima

Artigo atualizado em: 11/02/2021



Referências bíblica: João F. Almeida Cor. e Revi., Fiel

Comentários


Postagens mais visitadas deste blog

Samaritanos e Judeus Adoradores em Conflitos

José, de Escravo a Governador do Egito

Liberdade com Deus

O Fim do Reino de Judá