Terá, Pai de Abraão

Imagem
  Foto modificada. Fonte da foto original: imb Terá, Pai de Abraão Terá, pai de Abraão. A Bíblia nos dá poucas informações sobre Terá. Ele chegou em Ur atraído pela prosperidade do lugar, mas além da riqueza, Terá adquiriu os costumes pagãos da região. Era descendente da linhagem de Sem, um dos filhos de Noé. Seus filhos Abraão, Naor e Harã nasceram em Ur.  "E viveu Terá setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor, e a Harã.” (Gn 11.26). O filho, Abraão, se casou com a sua meia irmã Sara, o que significa que Terá teve uma filha com outra mulher, essa informação pode ser conferida em Gênesis 20.12. Naor se casou com a sobrinha Milca, filha de Harã, este morreu em Ur. Terá e seus parentes saíram de Ur para ir a Canaã e ao chegarem em Harã habitaram ali. "E tomou Terá a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã, e habitaram ali."  (Gêne

Coisas que Atrapalham a Nossa Vida

Martelando parafuso e tirando prego com chave de boca

Coisas que Atrapalham a Nossa Vida

O medo 😨 


O medo é uma das coisas que atrapalham a nossa vida, ele paralisa os nossos projetos e deixa marcas profundas que nos causam tristeza, arrependimentos e cobranças. Você já contabilizou o tanto de projetos que ficou para trás, por conta do medo? Eu mesmo já pensei no que eu poderia ter feito dizendo: "Ah se eu tivesse feito isso ou aquilo…". Os nossos sonhos podem ser paralisados por vários motivos e sempre nos justificamos com um desses vários motivos. Contudo a Palavra de Deus nos dá muitos exemplos de homens e mulheres que tiveram fé e muita coragem.


"Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em ti." Salmos 56.3.



Falta de fé


Por que uns conseguem vencer a barreira do medo ao passo que outros não? Assim como o medo, a falta de fé pode ser um grande obstáculo. É a fé que nos dá ânimo para continuarmos com os nossos projetos. A Bíblia nos revela que sem fé é impossível agradar a Deus (cf Hebreus 11.6). Isso significa que precisamos ter fé para ultrapassarmos as barreiras. Crer que Deus pode nos ajudar a alcançar os nossos sonhos vai nos deixar mais confiantes e determinados.


"ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem." Hebreus 11.1.



A falta de decisões


Há momentos na nossa vida que precisamos tomar decisões, pois elas podem ser a chave que vai abrir várias possibilidades para atingirmos o alvo. Com as decisões podemos eliminar possíveis incertezas, até obtermos a confirmação daquilo que esperamos. Deixar de decidir é o mesmo que deixar de avançar, tornando o problema mais grave e de maior proporção. Isso nos impede de sairmos do lugar.


Se precisamos tomar decisões, é sinal de que existem opções para determinada estratégia com a finalidade de solucionar algo difícil. Não tenha medo de decidir, o que não pode acontecer é ficarmos estacionados. Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. (2 Timóteo 1.7).


"O segredo para o sucesso é nunca desistir. O erro pode nos levar a perfeição. Se alguma coisa não der certo, a possibilidade de repetir o mesmo erro é nula". 

(Julio F. Lima administrador dos blogs Renda Extra e Quero Deus)


  

 A falta de determinação


Ao traçarmos uma meta temos de ter em mente que não vai ser tão fácil concluí-la.  Sabendo disso, nós temos duas opções: desistir ou crer que as barreiras não podem nos impedir de prosseguirmos. Vejo que a segunda opção é a mais coerente. A falta de determinação nessa hora põe tudo a perder, porque é necessário ter muita confiança, ânimo e firmeza. 



A Bíblia relata no livro de Rute uma história que teve um início triste. Noemi tinha dois filhos, Malom e Quiliom, casados com moabitas, Orfa e Rute, em Moabe. O marido de Noemi morreu e os seus filhos também morreram. Noemi resolveu sair de Moabe e voltar para o seu povo. As duas noras precisaram tomar uma decisão, Orfa seguiu o conselho da sogra e retornou para a casa dos seus pais; Rute decidiu seguir a sogra. 


Noemi insistiu com Rute para ficar com os seus pais e o seu povo, mas Rute fez uma escolha sábia de seguir a sogra, ela estava tão determinada que disse à sogra: “Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rute 1.16).
Rute colhendo trigo
Encontraram muitas dificuldades no início. Rute trabalhou nos campos colhendo os trigos que caiam dos segadores¹. Boaz achou graça na moça e deixou-a colher em seu campo, dando ordem aos moços que não a molestassem. Rute seguiu os conselhos da sogra e o resultado foi um casamento abençoado. Assim tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher; e ele a possuiu, e o Senhor lhe fez conceber, e deu à luz um filho” ² (Rute 4.13). Ela, além de determinada, não teve medo; teve muita fé e era decida. (cf Rute cap. 1 ao 4). Vale a pena ler o livro de Rute. É uma história edificante de fidelidade, muita fé e companheirismo.


Nem tudo está Perdido

Mulher na mata

Entenda uma coisa, nem tudo está perdido, o fato de você não ter realizado os seus projetos por medo ou porque alguém te impediu ou por outro motivo qualquer, não quer dizer que é o fim. Ainda há tempo para recomeçar. Encontramos na Bíblia muitos personagens que perseveraram e conquistaram o sucesso. Isaque, filho de Abraão, cavava poços e os inimigos os entulhavam, mas ele não desistiu e prosperou em meio a inveja dos filisteus e a falta de recursos do lugar cuja fome era extrema. (cf Gn 26.18-22).


Outro personagem que não desistiu dos seus sonhos foi José, conhecido como José do Egito, ele era inteligente e tinha o dom de interpretar sonhos. Foi vítima do ódio e da inveja dos seus irmãos. Jogado no poço e vendido como escravo, além de ser preso injustamente, ainda assim, continuou sendo fiel e obediente a Deus. 


Quando Faraó sonhou e ninguém conseguiu interpretar os sonhos dele, José foi apresentado a Faraó, então ao ouvir os sonhos de Faraó, além de interpretá-los, José orientou Faraó para colocar um homem sábio e entendido sobre todo o Egito para se prevenir da fome que viria sobre a terra. Faraó ficou tão impressionado com a sabedoria de José que o colocou como o homem mais importante do Egito, depois de Faraó, e foi governador do Egito. (cf a história de José do cap. 37 ao 50 de Genesis). 
 



Conclusão


São muitas as coisas que podem atrapalhar a nossa vida, os nossos projetos, contudo precisamos entender que os nossos sonhos para serem realizados precisam ser trabalhados com muita dedicação, paciência e fé. Nem sempre os resultados surgem de imediato, às vezes nos surpreendemos com a rapidez dos resultados positivos, mas nem sempre é assim, pois pode demorar anos para obtermos os resultados que esperamos. Espere em Deus com sabedoria e paciência, lute pelos seus ideais. Creia que Deus honra aquele que é esforçado. Confia no Senhor.



Baseado na Bíblia Sagrada



Por Julio Ferreira Lima




INFORMAÇÕES:


1. Segador: substantivo masculino

Aquele que trabalha na sega ou ceifa do trigo ou de outros cereais. 

2. Rute deu a luz a Obede, que foi avó de David. Ela deixou o seu país e seus pais para ser fiel ao Deus de Israel e foi honrada por Ele.

Referências:

Textos bíblicos on-line: João Ferreira de Almeida Corrigida Fiel


Comentários


Postagens mais visitadas deste blog

Samaritanos e Judeus Adoradores em Conflitos

José, de Escravo a Governador do Egito

Liberdade com Deus

O Fim do Reino de Judá