Coisas que Atrapalham a Nossa Vida

Martelando parafuso e tirando prego com chave de boca

Coisas que Atrapalham a Nossa Vida

O medo 😨 

O medo é uma das coisas que atrapalham a nossa vida, ele paralisa os nossos projetos e deixa marcas profundas que nos causam tristeza, arrependimentos e cobranças. Você já contabilizou o tanto de projetos que ficou para trás, por conta do medo? Eu mesmo já pensei no que eu poderia ter feito dizendo: "Ah se eu tivesse feito isso ou aquilo…". Os nossos sonhos podem ser paralisados por vários motivos e sempre nos justificamos com um desses vários motivos. Contudo a Palavra de Deus nos dá muitos exemplos de homens e mulheres que tiveram fé e muita coragem.
Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em ti. Salmos 56.3.


Falta de fé

Por que uns conseguem vencer a barreira do medo ao passo que outros não? Assim como o medo, a falta de fé pode ser um grande obstáculo. É a fé que nos dá ânimo para continuarmos com os nossos projetos. A Bíblia nos revela que sem fé é impossível agradar a Deus (cf Hebreus 11.6). Isso significa que precisamos ter fé para ultrapassarmos as barreiras. Crer que Deus pode nos ajudar a alcançar os nossos sonhos vai nos deixar mais confiantes e determinados.
ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Hebreus 11.1.


A falta de decisões

Há momentos na nossa vida que precisamos tomar decisões, pois elas podem ser a chave que vai abrir várias possibilidades para atingirmos o alvo. Com as decisões podemos eliminar possíveis incertezas, até obtermos a confirmação daquilo que esperamos. Deixar de decidir é o mesmo que deixar de avançar, tornando o problema mais grave e de maior proporção. Isso nos impede de sairmos do lugar.


Se precisamos tomar decisões, é sinal de que existem opções para determinada estratégia com a finalidade de solucionar algo difícil. Não tenha medo de decidir, o que não pode acontecer é ficarmos estacionados. Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. (2 Timóteo 1.7).


O segredo para o sucesso é nunca desistir. O erro pode nos levar a perfeição. Se alguma coisa não der certo, a possibilidade de repetir o mesmo erro é nula. 

(Julio F. Lima administrador dos blogs Renda Extra e Quero Deus)


  

 A falta de determinação

Ao traçarmos uma meta temos de ter em mente que não vai ser tão fácil concluí-la.  Sabendo disso, nós temos duas opções: desistir ou crer que as barreiras não podem nos impedir de prosseguirmos. Vejo que a segunda opção é a mais coerente. A falta de determinação nessa hora põe tudo a perder, porque é necessário ter muita confiança, ânimo e firmeza. 



A Bíblia relata no livro de Rute uma história que teve um início triste. Noemi tinha dois filhos, Malom e Quiliom, casados com moabitas, Orfa e Rute, em Moabe. O marido de Noemi morreu e os seus filhos também morreram. Noemi resolveu sair de Moabe e voltar para o seu povo. As duas noras precisaram tomar uma decisão, Orfa seguiu o conselho da sogra e retornou para a casa dos seus pais; Rute decidiu seguir a sogra. 


Noemi insistiu com Rute para ficar com os seus pais e o seu povo, mas Rute fez uma escolha sábia de seguir a sogra, ela estava tão determinada que disse à sogra: “Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rute 1.16).
Rute colhendo trigo
Encontraram muitas dificuldades no início. Rute trabalhou nos campos colhendo os trigos que caiam dos segadores¹. Boaz achou graça na moça e deixou-a colher em seu campo, dando ordem aos moços que não a molestassem. Rute seguiu os conselhos da sogra e o resultado foi um casamento abençoado. Assim tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher; e ele a possuiu, e o Senhor lhe fez conceber, e deu à luz um filho ² (Rute 4.13). Ela, além de determinada, não teve medo; teve muita fé e era decida. (cf Rute cap. 1 ao 4). Vale a pena ler o livro de Rute. É uma história edificante de fidelidade, muita fé e companheirismo.


Nem tudo está Perdido

Mulher na mata

Entenda uma coisa, nem tudo está perdido, o fato de você não ter realizado os seus projetos por medo ou porque alguém te impediu ou por outro motivo qualquer, não quer dizer que é o fim. Ainda há tempo para recomeçar. Encontramos na Bíblia muitos personagens que perseveraram e conquistaram o sucesso. Isaque, filho de Abraão, cavava poços e os inimigos os entulhavam, mas ele não desistiu e prosperou em meio a inveja dos filisteus e a falta de recursos do lugar cuja fome era extrema. (cf Gn 26.18-22).


Outro personagem que não desistiu dos seus sonhos foi José, conhecido como José do Egito, ele era inteligente e tinha o dom de interpretar sonhos. Foi vítima do ódio e da inveja dos seus irmãos. Jogado no poço e vendido como escravo, além de ser preso injustamente, ainda assim, continuou sendo fiel e obediente a Deus. 


Quando Faraó sonhou e ninguém conseguiu interpretar os sonhos dele, José foi apresentado a Faraó, então ao ouvir os sonhos de Faraó, além de interpretá-los, José orientou Faraó para colocar um homem sábio e entendido sobre todo o Egito para se prevenir da fome que viria sobre a terra. Faraó ficou tão impressionado com a sabedoria de José que o colocou como o homem mais importante do Egito, depois de Faraó, e foi governador do Egito. (cf a história de José do cap. 37 ao 50 de Genesis). 
 


Conclusão

São muitas as coisas que podem atrapalhar a nossa vida, os nossos projetos, contudo precisamos entender que os nossos sonhos para serem realizados precisam ser trabalhados com muita dedicação, paciência e fé. Nem sempre os resultados surgem de imediato, às vezes nos surpreendemos com a rapidez dos resultados positivos, mas nem sempre é assim, pois pode demorar anos para obtermos os resultados que esperamos. Espere em Deus com sabedoria e paciência, lute pelos seus ideais. Creia que Deus honra aquele que é esforçado. Confia no Senhor.


Baseado na Bíblia Sagrada


Por Julio Ferreira Lima


INFORMAÇÕES:


1. Segador: substantivo masculino

Aquele que trabalha na sega ou ceifa do trigo ou de outros cereais. 

2. Rute deu a luz a Obede, que foi avó de David. Ela deixou o seu país e seus pais para ser fiel ao Deus de Israel e foi honrada por Ele.

Referências:

Textos bíblicos on-line: João Ferreira de Almeida Corrigida Fiel

Postar um comentário

Deixe o seu comentário para incentivar o nosso trabalho, será de grande valia para o crescimento do blog. Obrigado. Volte sempre.

Postagem Anterior Próxima Postagem