
Foto e Edição de imagem de Julio F. Lima
Uma Transformação Radical
Mateus e Lucas seguiram os esboços do Evangelho de Marcos, segundo Evangelho pela ordem na Bíblia, apesar de ser o segundo, ele foi o primeiro a ser escrito. Contudo eles não se limitaram apenas nos escritos de Marcos.
Há informações importantes que não se encontram no Evangelho de Marcos, exemplos: (Mt 7.24-27; Lucas 6.47-49), mesmo assim os três Evangelhos: Mateus, Marcos e Lucas são semelhantes, por isso são chamados de sinóticos (Mc 2.1-22; Mt 9.2-17; Lc 5.18-38).
Por que Jesus Escolheu um Homem Odiado pelos Judeus?
Jesus não faz acepção de pessoas, recorda do ladrão da cruz? Veja o que Ele respondeu ao ladrão quando este pediu a Jesus para se lembrar dele: "Jesus respondeu: —Eu afirmo a você que isto é verdade: hoje você estará comigo no paraíso." (Lucas 23.43).
Mateus ao atender o chamado de Jesus para segui-lo, não hesitou em abandonar a garantia que o seu emprego lhe oferecia. Além do salário, tinha lucros nas cobranças, era isento de pagar imposto e recebia muitos outros benefícios de Roma.
Creio que a sua conversão foi imediata, contudo Jesus foi criticado, principalmente quando estava na casa de Mateus jantando com os seus discípulos.
Muitos publicanos e pecadores chegaram e sentaram-se à mesa junto de Jesus. Alguns fariseus criticaram o Mestre por Ele estar na casa de Mateus comendo com publicanos e pecadores, porém Jesus disse-lhes que os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes.
Agora eu faço uma pergunta: "se os fariseus eram tão puros por que eles estavam na casa de um publicano?" Acredito que já sabemos a resposta. Assim como é difícil alguém aceitar o ladrão da Cruz, era difícil admitir um cobrador de impostos sendo discípulo de Jesus. (cf. Mt 9.9-13).
Tudo indica que Mateus era um rapaz culto, por se tratar de ser um funcionário do Império Romano na função de publicano. Também era muito didático, isso é observado na organização do seu Evangelho. Ele divide os ensinos de Jesus em cinco tópicos: ética, discipulado e missão, o reino dos céus, a igreja e o fim dos tempos.
Indaga-se que essa divisão pode ter sido baseada nos cinco livros de Moisés com o objetivo de apresentar Jesus como profeta. Essa indagação de mostrar o Mestre como profeta pode ser observada em Mateus 7.28, ao terminar o sermão do monte: "Quando Jesus acabou de proferir estas palavras".
Jesus e Moisés
Na genealogia em Mateus, Jesus é apontado como filho de Davi. Fazendo uma análise do seu Evangelho, nota-se que há uma comparação de Jesus com Moisés. Vejamos algumas dessas comparações:
Quando Moisés e Jesus eram crianças sofreram ameaças de morte (cf. Êx 1.22 – Mt 2.16)
Moisés sobe o Monte Sinai e traz os 10 mandamentos e Jesus sobe o monte para trazer as Bem-Aventuranças. (cf. Êx 20.1-19 – Mt 5.3-12)
Ambos jejuaram por 40 dias e 40 noites; (cf. Êx 24.18 – Mt 4, 2)
Ambos preservaram as suas vidas no Egito (cf. Êx 2.2 – Mt 2.13).
Leia também 👉 Quem Foi Esse Homem Ousado?, O Discípulo Amado e Um Jovem Inseguro
Conclusão
Acredito que Mateus era um jovem problemático, apesar de a Bíblia não informar quase nada dele, podemos deduzir que algo o atormentava, pensa comigo, já vimos que o seu emprego era muito vantajoso, ele era uma pessoa bem sucedida na vida e tinha estabilidade financeira, então por que ele deixou isso tudo e de súbito decidiu atender o chamado do Mestre? Confesso que fiquei muito confuso.
Pensando bem, a sua escolha foi radical porque ele queria viver uma vida de paz e tudo que o atormentava, ele resolveu jogar fora e se tornar uma nova criatura. O dinheiro compra muitas coisas, menos a nossa salvação. Pensa nisso. 🤔
Baseado na Bíblia Sagrada
Por Julio Ferreira Lima
Informações
– Mateus era filho de Alfeu (Mc 2:14).
– O nome de Mateus está presente em cada uma das listas que aparece no Novo Testamento: Mt 10.3; Mc 3.18; Lucas 6.15 e Atos 1.13.