Samá, Um Valente de Davi e A Sua Coragem

Reni - Saint Mark, 1621 - Fonte: WikiArt |
João Marcos, o seu nome indica que os pais eram de nacionalidades diferentes, provavelmente o pai era pagão e a mãe era judia. João é um nome Hebraico e significa Graça Divina, o sobrenome Marcos é um nome Latim, o seu significado é o Deus da guerra. Ele é conhecido como Marcos, o Evangelista. Era primo de Barnabé. Seu Evangelho é o segundo do N.T., de acordo com a ordem da Bíblia, contudo pode ter sido o primeiro Evangelho a ser escrito.
PREÇO EM CONTA
Matricule-se no Curso de Ensino Religioso |
Marcos era um jovem inseguro, conforme os escritos de Pápias¹ ele era um dos 70 discípulos que abandonaram Jesus ao ouvirem uma pregação dura de Cristo. (cf. João 6.60-67). O medo o afugenta nas horas difíceis, o que pode ser observado em algumas passagens do N.T.
PREÇO EM CONTA
Matricule-se no Curso de Teologia |
Outra passagem que mostra a sua insegurança está em Atos 13.13 quando Paulo e seus companheiros dirigiram-se a Perge da Panfília João Marcos deixou Paulo e Barnabé e retornou para Jerusalém.
Na segunda viagem missionária Barnabé queria levar seu primo João Marcos, Paulo foi contra, porque Marcos havia se afastado desde a Panfília, abandonando o trabalho de evangelização. Então houve contenda entre eles e se apartaram, Barnabé e Marcos foram para Chipre. A intenção de Barnabé era encorajar o jovem.
Após algum tempo, houve reconciliação do desentendimento que ocorreu entre Paulo, Barnabé e João Marcos no episódio da segunda viagem missionária. A menção que Paulo faz a Marcos no texto da carta aos Colossenses confirma essa reconciliação. Houve harmonia entre eles.
“Aristarco, que está na cadeia comigo, lhes manda saudações; e também Marcos, o primo de Barnabé. Vocês já têm orientação a respeito de Marcos, para recebê-lo bem, se ele passar por aí.” (Col. 4.10).
O apóstolo Paulo já próximo da sua morte escreveu a Timóteo pedindo a presença de Marcos, pois era útil a Paulo. Aquele jovem inseguro e cheio de medo, agora mais amadurecido, se tornou um grande cooperador de Paulo, inclusive auxiliando o apóstolo.
“Somente Lucas está aqui comigo. Procure Marcos e traga-o com você porque ele pode me ajudar no trabalho.” (2 Timóteo 4.11).
Ele foi evangelizado por Pedro e trabalhou com ele obtendo informações que o ajudaram a escrever o Evangelho de Marcos. O apóstolo Pedro o chama de "meu filho Marcos" (cf. 1 Pedro 5.13). A mãe, Maria, residia em Jerusalém, a Bíblia não traz informações do pai de Marcos.
Marcos O Evangelho dos Milagres
Pelas pistas encontradas na Bíblia, pode-se deduzir que Maria tinha uma casa grande com pátio onde muitos irmãos da igreja em Jerusalém reuniam-se para orar. O fato de ela ter uma criada e uma propriedade ampla sugere ser uma mulher bem-sucedida financeiramente.
João Marcos era muito inseguro, mas tinha o desejo de ajudar nos trabalhos missionários, creio que impulsionado pela mãe que era uma cooperadora de Jesus e cedia sua casa para as reuniões. É bem provável que Jesus tenha realizado a Santa Ceia ali, pois a casa de Maria tinha um espaçoso cenáculo² (cf. Mc 14.15).
Marcos nos ensina que, embora a nossa jornada com Cristo comece com grandes desafios, e ainda que não estejamos preparados para enfrentá-los, não devemos desistir, porque vai chegar o tempo certo que nós vamos enfrentar esses desafios mais preparados e mais fortes em Cristo.
Baseado na Bíblia Sagrada
Por Julio Ferreira Lima
1 - Pápias foi um escritor do primeiro terço do século II e um dos primeiros líderes da igreja cristã
2 - cenáculo s.m. Sala onde Jesus Cristo reuniu os discípulos para a última Ceia.
Comentários
Postar um comentário
Deixe o seu comentário para incentivar o nosso trabalho, será de grande valia para o crescimento do blog. Obrigado. Volte sempre.