Samuel e o Próprio Deus são Rejeitados

Imagem
  Lisens:  CC BY SA 4.0 Samuel e o Próprio Deus são Rejeitados (Complemento do artigo anterior) Os filhos de Israel sempre foram ingratos, esquecendo-se das obras de Deus, e de todas às vezes que clamavam por socorro e eram atendidos, agora além de desprezarem Samuel, rejeitaram a soberania de Deus. Já vimos que a mãe de Samuel, Ana, sob os cuidados de Eli, sumo sacerdote e juiz de Israel, entregou seu filho a Deus, e o menino cresceu aprendendo a Palavra de Deus. Samuel começou seu ministério como profeta muito jovem e foi o primeiro profeta de Israel (mencionado na Bíblia - Atos 3.24) e o último juiz. Se ainda não leu o início da história de Samuel, então leia neste artigo 👉 A Fidelidade e a Santidade de Samuel . O Início da Monarquia Samuel exortou o povo a abandonar seus ídolos, aproximar-se mais de Deus e preparar seus corações para o Senhor, que Ele libertará Israel das mãos dos filisteus. Samuel também convocou todo o Israel para congregar em Mizpá, ali houve arrependimento, je

A Fé que Remove Montanhas

Montanha
Photos Pikist 


A Fé que Remove Montanhas


A Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus, agora imagina ter uma fé que remove montanhas, ainda que a fé seja do tamanho de um grão de mostarda. Jesus se comunicava usando uma linguagem fácil para que todos entendessem, como nesta passagem do Evangelho de Mateus do rapaz endemoninhado:



O homem trouxe o filho aos discípulos de Jesus, mas eles não puderam curá-lo. Jesus repreendeu o demônio e o rapaz ficou curado, então os discípulos queriam saber porque não conseguiram expulsar o demônio. Prontamente Ele falou que a fé deles é pequena e assegurou que se eles tivessem a fé do tamanho de um grão de mostarda, poderiam dizer ao monte: "Vá daqui para lá" e ele irá, todavia Ele deixou claro que esta espécie só sai com jejum e oração. (cf Mateus 17.14-21).

Podemos ver na Bíblia muitos atos de fé como o da mulher do fluxo de sangue que viu a sua cura antes de o milagre acontecer. Ela dizia consigo que se apenas tocasse o manto de Jesus ficaria curada. Essa passagem se encontra nos Evangelhos sinóticos: (Mateus 9.20-22; Marcos 5.25-34 e Lucas 8.43-48).






Uma Mulher de Fé


Jesus estava indo para as partes de Tiro e Sidom quando uma mulher cananeia surgiu clamando por misericórdia, pois a filha estava miseravelmente endemoninhada. Os discípulos estavam incomodados com ela porque a mulher gritava, a princípio Jesus não estava dando muita importância e foi duro com ela quando disse que não foi enviado senão às ovelhas perdidas de Israel.



Ela continuou implorando o socorro de Jesus, então Ele disse que “não era bom pegar no pão dos filhos e deitá-los aos cachorrinhos”. Na verdade, Ele estava testando a fé dela e indiretamente ensinando aos discípulos a importância da salvação independente de a mulher ser estrangeira ou não.

Ao responder a Jesus que até os cachorrinhos comem as migalhas que caem dos seus donos, ela acreditava que mesmo sendo cananeia poderia receber a graça de Jesus. Essa atitude dela confirmou que realmente era uma mulher de fé.


Talvez seja difícil entender porque Jesus usou essa expressão: "não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-los aos cachorrinhos”, na verdade os cananeus eram estrangeiros e não tinham a mesma fé dos judeus, eles não eram bem vistos pelos judeus. Contudo Jesus quebrou a barreira da rejeição curando a filha dessa mulher e com certeza ela foi agraciada com a vida eterna. (cf Mateus 15.21-28).



Na Epístola aos Hebreus há três elementos da fé: certeza, esperança e  convicção. A fé é mais do que crer, é ter a certeza de que é possível a realização daquilo que esperamos e a convicção das coisas que não vemos. Deus honra a nossa fé, quando colocamos a nossa confiança totalmente nEle. 


"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem." (Hebreus 11.1).





Bartimeu

O cego Bartimeu é um grande exemplo de fé, ele estava sentado pedindo esmolas, uma grande multidão seguia Jesus, quando o filho de Timeu, Bartimeu ouviu que Jesus estava passando começou a gritar: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!

CLIQUE AQUI 👇

Livro

Muitos ordenaram que ele parasse de gritar, mas ele gritava ainda mais, então Jesus parou e mandou chamá-lo, ele lançou sua capa para o lado e levantou-se de um salto. Jesus perguntou o que ele queria, o cego respondeu: Mestre, eu quero ver!Jesus disse que a fé dele o curou. Imediatamente ele recuperou a visão. (cf Marcos 10.46-52).




Quem Era Bartimeu?


Quero fazer uma observação sobre essa passagem do cego Bartimeu, já ouvi pregação dizendo que o pai dele era militar e por ter feito alguma coisa grave contra o Império Romano, ele foi morto e o filho teve os seus olhos vazados pelo Império Romano, como parte da pena sofrida pelo pai; logo Bartimeu passou a mendigar.


A Bíblia informa muito pouco sobre Bartimeu, não se sabe se ele era cego de nascença ou não. Com certeza essa história é uma das muitas lendas que contam sobre o cego Bartimeu. A Bíblia não precisa de subterfúgios, somente a Palavra já é impactante. Precisamos ficar ligados na Palavra, pois ela tem o poder de curar e libertar.



A Fé na Bíblia

Há muitos registros de fé na Bíblia, principalmente nos Evangelhos. No ministério de Jesus um grande número de pessoas foram curadas de diversas enfermidades, além de cegos voltarem a enxergar, paralíticos voltarem a andar, Jesus curava as enfermidades físicas e da alma; também ressuscitava pessoas consideradas mortas pela medicina da época.



Algumas pessoas surpreenderam Jesus por terem tamanha fé e além de serem curadas foram abençoadas com a vida eterna. Porque a Bíblia diz que aquele que vai a Cristo, ainda que esteja morto, viverá.


“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?” (João 11.25-26).






Conclusão


A insistência em clamar pela misericórdia de Jesus chamou a atenção do mestre, Bartimeu tinha tanta certeza da sua cura, que ao Jesus chamá-lo, imediatamente jogou a sua capa para o lado e levantou-se de um salto. Que possamos ter a certeza dessa fé demonstrada por Bartimeu. Clame ainda que nada esteja acontecendo, continue clamando que Jesus vai ouvir o seu clamor.




No Artigo anterior tem o meu testemunho de livramento de morte. Confira aqui 👉 "Qual o maior milagre do ministério de Jesus?"



👉Deixe o seu testemunho de no comentário para fortalecer a nossa fé em Cristo



Por Julio Ferreira Lima







Referências dos textos Bíblicos:

Almeida Corrigida Fiel - ACF (Bíblia Online)



Curta a minha Página, visite o meu Canal no You Tube e me segue nas Redes Sociais: Twitter - Instagram - Facebook - Linkedin - Pinterest

Comentários


Postagens mais visitadas deste blog

Jesus Dava Exemplos de Gratidão?

Jacó Foi Trapaceiro?

José, de Escravo a Governador do Egito

A Consolação de Israel