Samá, Um Valente de Davi e A Sua Coragem

Em 1 Reis 2.1-3, Davi, já no fim da vida, ordena a Salomão que ele ande nos caminhos do Senhor, guarde as leis e siga os mandamentos de Deus para que prospere em tudo o que fizer aonde quer que vá. Ainda assim, Salomão fez o que era mal aos olhos de Deus e não perseverou em seguir o Senhor.
Após a morte de Salomão, a divisão de Israel em dois reinos foi inevitável. O Reino do Norte sob o reinado de Jeroboão ficou com dez tribos e o Reino do Sul (Reino de Judá) ficou com as tribos de Judá e Benjamim sob o domínio de Roboão, filho de Salomão. Roboão juntou os melhores homens das tribos de Judá e Benjamim para retomar as dez tribos que seguiram Jeroboão e o fizeram rei. Todavia Deus interveio através do profeta Semaías e não permitiu que Roboão lutasse com seus irmãos:
“Não ataquem os seus próprios irmãos, o povo de Israel. Voltem todos para casa! Se tudo aconteceu assim, foi porque eu, o SENHOR Deus, quis. ” Então eles obedeceram à ordem do SENHOR e não foram lutar contra Jeroboão.” (2 Crônicas 11.4).
Para aguçar ainda mais a nossa curiosidade: Raabe ocupa lugar de destaque entre os heróis da fé. Ela foi justificada por ter mostrado a sua lealdade a Deus. Hebreus 11.31.
Após uma sequência de 12 reis em Jerusalém, Ezequias, um rei marcado por sua boa índole, reinou por vinte e nove anos e seguiu o exemplo do rei Davi. O primeiro mês do seu reinado reparou as portas e purificou a casa de Deus. Trouxe os sacerdotes e levitas e restaurou a celebração da Páscoa (Cf 2 Crônicas 29.3; 30.5). Proibiu o culto aos deuses pagãos, mandou destruir a serpente de bronze construída na época de Moisés (Cf 2 Reis 18.3-4).
A Bíblia também relata que Ezequias ao ser confrontado pelo rei da Assíria, orou ao SENHOR e Ele o livrou do cerco de Jerusalém. Um anjo enviado por Deus exterminou cento e oitenta e cinco mil soldados assírios durante a noite. Devido a sua obediência, Deus trouxe paz e segurança.
Quando adoeceu, Isaías, enviado por Deus, disse que Ezequias ia morrer, então Ezequias se pôs a orar e Isaías retornou trazendo a mensagem de Deus, que ia acrescentar mais quinze anos à vida do rei. Como prova do cumprimento, Deus atrasou dez graus a sombra do relógio solar construído por Acaz. Apesar dos tantos feitos de Deus na vida de Ezequias, ele cometeu um grande erro ao mostrar os tesouros aos mensageiros da Babilônia. O profeta Isaías o advertiu prevendo o futuro cativeiro dos judeus (Cf Isaías 38.1-8; 39.1-6).
Manassés tinha doze anos de idade quando começou a reinar e reinou cinquenta e cinco anos em Jerusalém. Ele fez o que era mau aos olhos do Senhor. Promoveu a idolatria a Baal, reconstruiu os altares que Ezequias seu pai havia destruído, iniciou práticas de feitiçarias e adivinhações. Inclusive ofereceu seus filhos como oferta no vale do filho de Hinom, registrado no livro de 2 Crônicas 36.3.
Manassés não ouvia os profetas e segundo a tradição oral judaica, "Talmude de Jerusalém", diz que o rei Manassés perseguia Isaías para matá-lo, quando Isaías se escondeu dentro de um cedro, as franjas de sua roupa deflagraram sua presença, então o rei mandou serrar o cedro ao meio causando assim a morte de Isaías.
O livro de 2 Crônicas 33.10-11 relata que Deus repreende Manassés e o povo por não terem dado ouvidos para se arrependerem. E levanta os príncipes do exército do rei da Assíria para prendê-lo. Ele foi levado para Babilônia com ganchos e amarrado com cadeias de bronze.
Manassés se arrepende amargamente dos seus pecados e faz uma oração a Deus de arrependimento. Assim Deus o liberta dos seus pecados e Manassés se torna um rei transformado. Ao voltar da prisão para Jerusalém, removeu os altares de idolatria que havia construído e retirou do templo os objetos profanos; incentivou o sacrifício e a adoração a Deus.
“No seu sofrimento Manassés orou com fervor ao SENHOR, seu Deus; cheio de humildade, ele se arrependeu diante do Deus dos seus antepassados.
Deus ouviu a sua oração e atendeu o seu pedido, deixando que ele voltasse para Jerusalém e fosse rei de novo. Aí Manassés declarou que o SENHOR é Deus.” (2 Crônicas 33.12-13).Em 2 Reis 20.16-17 o profeta Isaías já havia profetizado acerca do exílio de Judá em Babilônia. Devido a pouca resistência o rei da Babilônia consegue entrar em Jerusalém e levar consigo utensílios do templo além de levar cativas as pessoas intelectuais e o próprio rei Joaquim como prisioneiro.
Nabucodonosor indica para ocupar o lugar do rei, Jeconias, filho do rei Joaquim, como rei de Judá. Jeconias tinha 18 anos de idade, contudo ele teve o mesmo destino de seu pai. Três meses e 10 dias depois de sua coroação, Nabucodonosor colocou sobre o trono o irmão de Joaquim, Zedequias.
Ele governou em Jerusalém como vassalo¹ da Babilônia e ficou no poder por 11 anos, quando então se rebelou contra Nabucodonosor ao recusar-se a pagar tributos ao rei. O rei da Babilônia ficou furioso e invadiu Jerusalém. Ele saqueou o país levando todas as riquezas e as peças sagradas, além de destruir e atear fogo no templo. Foi o fim do Reino de Judá.
Na verdade, não chegou a ser o fim do Reino de Judá, pois a tribo de Judá ficou cativa na Babilônia por aproximadamente setenta anos como havia profetizado o profeta Jeremias. Creio que esse cativeiro foi pela traição de um povo que esquecera dos feitos de Deus, contudo Deus também puniu o rei da Babilônia, uma nação idólatra, e assim, como Jeremias profetizou a destruição de Jerusalém; também previu o castigo que viria sobre o rei da Babilônia ao se cumprir os setenta anos de cativeiro:
“Toda esta terra ficará arrasada e será um espetáculo horrível. Todas estas nações serão dominadas pelo rei da Babilônia durante setenta anos.
Depois disso, eu castigarei o rei da Babilônia e a sua nação por causa do pecado deles. Destruirei o seu país e o deixarei arrasado para sempre. Sou eu, o SENHOR, quem está falando.” (Jeremias 25.11-12).
Leia: “Deus Ajusta Contas com o Rei da Babilônia”. Nesse artigo há um resumo da destruição de Jerusalém com mais detalhes.
Baseado na Bíblia Sagrada
Por Julio Ferreira Lima
Excelente!
ResponderExcluirObrigado. Deus abençoe rica e abundantemente
Excluir