Liberdade com Deus

Atleta saltando na praia

Liberdade com Deus

A Liberdade com Deus foi uma conquista de Jesus na Cruz para todos que creem e O aceitam como Senhor e Salvador das suas vidas. Isso nos dá liberdade para falar direto com o Pai. Em Efésios 2.13 declara que estávamos longe, mas agora, pelo sangue de Cristo, nos aproximamos de Deus.


Sempre que necessitamos contar uma novidade ou um segredo, seja bom ou ruim, para alguém, procuramos um amigo de confiança. Acontece que esse amigo pode nos decepcionar.

Então não há um amigo digno de confiança? Talvez haja alguém que realmente seja confiável, mas o amigo que sempre está presente e não desaponta ninguém se chama JEOVÁ SHAMMAH (אדוני נוכח), em hebraico, que em português significa: Senhor está presente.

Ele é o próprio Deus que fez os céus e a terra e tudo o que nela há. Sendo assim, não há ninguém melhor do que Ele para uma conversa gostosa e fidedigna.

Deus não exige grau de escolaridade nem que saiba falar bem, pois até uma criança pode ter um diálogo sincero e amigável com Ele. O maior requisito para entrar em contato com Deus é ter um coração puro, reconhecer a soberania Dele e desejar de todo coração a Sua presença.

Davi, um homem segundo o coração de Deus, escolhido pelo próprio Deus para ser rei de Israel, quando estava fugindo da ira de Saul no deserto de Judá, ansiou buscar a Deus, ele não tinha sede de água, mas da presença do único Deus de Israel. O Deus todo poderoso.
Ó Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água (Salmos 63.1).¹

Oração

Diaconisa orando


Essa palavra, oração², é bem conhecida no meio religioso e pode ser uma súplica, uma prece ou uma adoração a Deus. Ela vem de orar³ (ORARE) do latim.

O propósito deste artigo não é de ensinar como fazer uma oração poderosa, mas cativar o desejo de estarmos constantemente almejando a presença de Deus, porque essa presença é que vai fazer a diferença na nossa vida. Assim como fez na vida de Davi, Daniel, José do Egito e de muitos outros personagens bíblicos.

O tempo tem sido o maior problema para uma vida de oração. Há aqueles que oram e dão exemplos de bondade, porém Jesus combatia os religiosos da época, porque não é suficiente  orar muitas vezes ao dia e dar esmolas com a intenção de cumprir um ritual religioso para elevar o seu próprio ego. Isso se chama falsidade.

Quando abrimos o coração para Deus com sinceridade estamos dando liberdade para Ele falar conosco. Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus (Mateus 5:8).


O Propósito de Deus


Creio que Deus quer ter um relacionamento de amigo com os seus escolhidos, então não é necessário procurá-lo só para ter as nossas necessidades supridas, isso não quer dizer que Ele não vai nos socorrer na hora das dificuldades. Um amigo de verdade vai querer partilhar, tanto os melhores momentos como os piores.

Nos aproximarmos de Deus a fim de conhecê-lo, adorá-lo e experimentarmos o melhor Dele. Isso torna a conversa mais prazerosa e fortalece o nosso relacionamento com o nosso melhor amigo.

Ainda que os problemas surjam, a presença de Deus aparta quaisquer obstáculos. A Palavra de Deus diz em Romanos 8.28 que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que O amam, dos que são chamados conforme o seu propósito. 



Uma Vida de Oração

Jesus na casa de Marta e Maria

O tempo de oração precisa ser prazeroso; não deve ser encarado como uma obrigação. Quando oramos a Deus nos aproximamos mais Dele, esse deve ser o nosso desejo, logo não há motivo para nos ocuparmos com outras coisas. O nosso melhor amigo merece a nossa atenção. 

Um exemplo de amizade interessante é o da passagem registrada no livro do Dr. Lucas  capítulo 10 versículos 38-42 do Novo Testamento, Jesus entrou numa aldeia chamada Betânia; e certa mulher, por nome Marta o recebeu em sua casa. Ela era irmã de Maria e Lázaro.

Eles tinham uma grande amizade com Jesus. Marta trabalhava enquanto Maria estava aos pés de Jesus, mas quando Marta se queixou com Jesus e o pediu para dizer a Maria que a ajudasse, Ele disse que Maria escolheu a melhor parte. Marta trabalhava para Jesus, mas antes disso é necessário estar com Ele. Creio que esse é o desejo de Deus. 


Será que Deus nos ouve?

Nuvem interrogativa no céu

Além de nos ouvir Ele nos vê, porque  um dos seus atributos é a sua onisciência. Podemos ver a onisciência de Deus em várias passagens da Bíblia. O livro de Jó no capítulo 34 versículo 21 revela que Ele vê todos os nossos passos. 

Ele também ouve os justos, ou seja, aqueles que foram justificados pelo sacrifício de Jesus Cristo na cruz: "Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal." (1 Pedro 3:12).


O salmista testemunha o socorro de Deus no momento de temor. Davi reconheceu que diante do perigo o Senhor o livrou das mãos dos filisteus e como gratidão ele fez o Salmo 34 que na verdade é um poema. Isso prova que Deus nos ouve e está pronto para nos socorrer: "Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores." (Salmos 34.4).


Conclusão


Quando falamos com Deus estamos abrindo o nosso coração como fazemos com o nosso melhor amigo. Entendo que para ter uma conversa com Deus não é necessário falar bonito, nem ter uma voz de locutor, mas ter a sinceridade e a pureza de coração. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. (Jeremias 29:13).

O que você acha de reservarmos um tempo exclusivo para Deus? Dê a sua opinião, vai ser muito importante para o crescimento do blog.
Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.  (Romanos 11:36).


Por Julio Ferreira Lima


Informações:


1 - Quando Davi fez este Salmo, estava fugindo da ira do rei Saul. Veja este texto de 1Samuel 23.13,14: “Então Davi se levantou com os seus homens, uns seiscentos, e saíram de Queila, e foram-se aonde puderam; e sendo anunciado a Saul, que Davi escapara de Queila, cessou de sair contra ele.
E Davi permaneceu no deserto, nos lugares fortes, e ficou em um monte no deserto de Zife; e Saul o buscava todos os dias, porém Deus não o entregou na sua mão”.

2 - Etimologia (origem da palavra oração). Do latim oratio, onis “discurso, prece”.
3 - Etimologia (origem da palavra orar). Do latim orare.

Referências:

Textos bíblicos on-line: João Ferreira de Almeida Corrigida Fiel


4 Comentários

Deixe o seu comentário para incentivar o nosso trabalho, será de grande valia para o crescimento do blog. Obrigado. Volte sempre.

  1. Parabéns irmao Júlio. O artigo está muito esclarecedor e enriquecedor. Deus conrinue concedendo- lhe esta sabedoria.Excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ester, obrigado pelo seu carinho. Que bom que você gostou. Que Deus continue te abençoando grandemente.

      Excluir
  2. O tema é muito interessante e de grande apreço. Descrito com linguagem objetiva e de fácil compreensão. Além disso,a citacao de passagens bíblicas enriqueceram muito os comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico grato pelo apoio, Deus me inspira e eu aproveito a inspiração divina. É tudo pra glória de Deus.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem