Ester, A Providência de Deus
O Autor
Não há evidências de quem seja o autor do livro de Ester, contudo o fato de a autoria deste livro ser desconhecida, não invalida a autenticidade do verdadeiro autor. Aqui na terra, Deus apenas usa as pessoas para que todos possam saber do Seu poder e que a Sua Palavra venha a ser conhecida em toda a parte do mundo.
Personagens Principais
Mardoqueu ou Mordecai pertencia à Tribo de Benjamim. Seu bisavô Quis, não é o rei da Filístia, fora levado cativo para a Babilônia com o rei Joaquim, antes da destruição de Jerusalém, (Leia este artigo: O Fim do Reino de Judá).
Ele era primo e pai adotivo de Hadassa, que é Ester, filha de abiail, tio de Mardoqueu (Cf Ester 2.15). Hadassa é a versão portuguesa do nome hebraico Hadassah, e significa "mirto" ou "murta¹" em português. Seu nome normalmente é associado a alguém de influência.
Ester se Torna Rainha
Uma Conspiração Contra o Rei
Quando, pela segunda vez, as virgens se reuniram, Mardoqueu estava sentado à porta do rei. Isso pode subentender que ele tinha um cargo de destaque, uma posição que facilitava observar movimentos suspeitos contra o reino (Cf Ester 2.19).Mardoqueu descobriu a conspiração contra a vida do rei. Bigtã e Teres, eunucos, indignaram-se e tramaram contra a vida do rei Assuero, então Mardoqueu revelou a rainha Ester. Ela levou ao conhecimento do rei e o atentado foi confirmado, antes de ser concluído. Os dois eunucos foram enforcados e isso foi registrado no livro das Crônicas perante o rei.
Hamã Inimigo dos Judeus
Depois de alguns anos da coroação de Ester, (Cf Ester 2.16), Hamã, filho de Hamedata, o agagita, inimigo dos judeus, foi exaltado pelo rei Assuero e elevado ao mais alto cargo. Segundo a ordem do rei, todos os servos que estavam à porta do rei tinham que se prostrar perante Hamã, porém Mardoqueu não prestava reverência a Hamã.
Seus companheiros o questionavam por não se inclinar perante Hamã. Simplesmente Mardoqueu respondia que era judeu. Hamã, ao saber que Mardoqueu era judeu, irou-se.
No primeiro mês (que é o mês de Nisã), no ano duodécimo do rei Assuero, se lançou Pur, isto é, a sorte, perante Hamã, para cada dia, e para cada mês, até ao duodécimo mês, que é o mês de Adar (Ester 3.7).
Segundo tudo o que Hamã disse, os secretários do rei escreveram aos sátrapas, aos governadores de todas as províncias e aos principais de cada povo e foi selado com o anel do rei decretando o extermínio dos judeus desde moços, velhos, crianças e mulheres.
A notícia deixou o povo de Susã confuso. Mardoqueu "rasgou as suas vestes e vestiu-se de pano de saco com cinza e saiu pela cidade e clamou com grande e amargo clamor" (Cf Ester 4.1). Chegando à porta do rei, as moças e os eunucos informaram a Ester como Mardoqueu estava trajado. Ela mandou roupas para o tio se vestir, pois ninguém podia entrar nas portas do rei vestido com pano de saco, mas ele recusou vesti-las.
Ester mandou Hataque, um dos eunucos que estava a serviço da rainha, saber o que houve com o tio. Mardoqueu contou-lhe todos os detalhes, também deu-lhe uma cópia do decreto para que ele o mostrasse à sobrinha. O tio de Ester estava desesperado e insistiu para que ela implorasse misericórdia ao rei em favor do seu povo.
O pedido de Mardoqueu era praticamente impossível. A lei para qualquer pessoa, inclusive para a rainha, era rigorosa, pois aquele que se aproximasse do rei no pátio interno sem que ele o chamasse, morreria; ela não era chamada à presença do rei há mais de trinta dias. A insistência do tio a convenceu a fazer algo. Afinal era a vida dela e de todo o seu povo que estava em risco.
Ester orientou Mardoqueu a reunir todos os judeus de Suzã para jejuarem por ela por 3 dias, sem comer nem beber de dia e de noite. Ela sabia o risco que ia correr, por esse motivo, convocou as suas moças para jejuarem com ela. Ester estava decidida a entrar na presença do rei. Com muita determinação, disse: ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei.
Hamã conquistou muita riqueza, porém ele confessou aos amigos que toda honra e toda a riqueza não o satisfaz, enquanto ele ver Mardoqueu sentado à porta do rei, então a esposa de Hamã e os seus amigos disseram para ele preparar uma forca e dizer ao rei que Mardoqueu seja enforcado nela; depois, disseram: entra alegre com o rei ao banquete que a rainha preparou.
Hamã teve que tomar o cavalo do rei e a veste real para vestir a Mardoqueu e levá-lo a cavalo pela cidade apregoando: Assim se fará ao homem de cuja honra o rei se agrada!, após tê-lo honrado, voltou correndo à sua casa angustiado e a cabeça coberta (Cf Ester 6.1-12).
Hamã é Denunciado
No capítulo 7, há um certo momento de suspense. O rei e Hamã estavam no banquete preparado por Ester. A estratégia da rainha, no momento em que o rei pergunta qual é a petição dela, é surpreendente. Ester foi de uma sabedoria divina.
A rainha Ester ficou com a propriedade de Hamã e Mardoqueu recebeu o anel do rei e ocupou um lugar de destaque no governo. Quanto ao decreto para exterminar os judeus, o rei não podia revogar, mas deu autorização a Mardoqueu para fazer outro decreto.
Conclusão
Parecia que tudo estava perdido, o decreto não podia ser revogado, o plano do adversário era perfeito e o inimigo trabalhava com astúcia para praticar injustiça contra os escolhidos de Deus, mas quando nos prostramos diante de Deus, as intenções do inimigo são frustradas. Os judeus tiveram que lutar, porque Deus não livra ninguém da luta, mas entra na luta e nos garante a vitória.Informações
1 - A murta é um arbusto que nasce no deserto, e as suas folhas exalam uma fragrância agradável quando são trituradas. Esses arbustos eram usados pelo povo judaico para cobrirem as tendas durante a Festa dos Tabernáculos, ou Sucot.
2 - As províncias governadas por Assuero hoje ocupam o território equivalente à área entre a Índia e a Etiópia.
Dicionário
Sátrapa s.m. - Governador de uma província, entre os antigos persas. Fig. Pessoa que leva vida faustosa, sibarita; grande senhor; déspota.
Revogar vtd - Anular, invalidar o efeito de algo; fazer com que deixe vigorar: revogar um contrato, uma prisão, uma demissão etc.
venho te fazer uma visita e desejar-te um lindo domingo.
ResponderExcluirSaudações
Obrigado pela visita, é muito gratificante a sua participação, que Deus continue abençoando a sua vida.
Excluir