Samuel e o Próprio Deus são Rejeitados

Muitas foram usadas por Deus, como a cananita Raabe, que ajudou os espias em Canaã, creu no Deus de Israel e se casou com Salmom; Ela gerou Boaz, bisavô de Davi. A moabita Rute, que foi companheira e amiga, decidiu seguir a sogra e ser fiel a Deus.
Ester, uma judia que se tornou rainha da Pérsia e foi usada por Deus para salvar os judeus. Conheça a história de Ester clicando aqui 👉 "Ester A Providência de Deus". Essas passagens são a prova da fidelidade e do amor de Deus aos seus escolhidos.
Neste artigo vamos conhecer algumas particularidades do livro de Rute. Há vários relatos de fome e escassez de água nas terras da Palestina. No período dos juízes, houve fome e escassez de chuvas, por isso, um homem de Belém de Judá, saiu a peregrinar nas terras de Moabe com a mulher e seus dois filhos.
COMPRE AQUI
👇
Os moabitas começaram a surgir a partir de um relacionamento incestuoso de Ló, sobrinho de Abraão, com a sua filha mais velha. Ela gerou um filho e o chamou de Moabe, que significa "de seu pai" em hebraico, ele foi patriarca dos moabitas. Estes adoravam Quemos e queimavam crianças como oferenda a esse deus. Elimeleque chega aos campos de Moabe com a sua esposa Noemi, seus dois filhos Malom e Quiliom, Efrateus, de Belém de Judá.
Ele, Elimeleque, escapou da fome, mas não da morte. Noemi ficou viúva e seus dois filhos se casaram com moabitas, uma se chamava Orfa e a outra, Rute. Ficaram ali quase dez anos. Novamente a morte visitou a casa de Noemi e agora foram as noras dela que ficaram viúvas.
Com a morte dos filhos, Noemi, desamparada, soube que Deus visitou o seu povo dando-lhe pão, então decidiu voltar a Belém, que significa "casa do pão". Noemi sai com as suas duas noras, também desamparadas, e as aconselha a voltarem para a casa dos pais, elas até desejavam ir com a sogra, mas Noemi insistiu que deveriam ficar na terra delas com seus pais.
Orfa seguiu os conselhos da sogra, todavia Rute optou em segui-la, Noemi tentou convencê-la a ficar com os pais dela; porém Rute estava decidida e não permitiu que a sogra retornasse a Belém sozinha.
“Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;” (Rute 1.16). Ela tomou uma decisão de fé, porque ficando com os pais em Moabe, ela estaria amparada.
Noemi chegou em Belém com amargura no coração, mas com todas as adversidades ela ainda cria em Deus. Era início da colheita da cevada e Rute pediu à sogra para ir pegar espigas no campo após os segadores. Noemi permitiu. Ela chegou a colher nos campos de Boaz, um parente de Elimeleque, marido de Noemi (Cf Rute 2:1).
Boaz ao vê-la procurou saber quem era a moça, ao tomar conhecimento de Rute, deu ordem para ninguém a importunar e orientou Rute para não ir colher em outros campos, pois ele ficou admirado com a atitude dela de acompanhar a sogra e deixar os pais e a terra onde nasceu para vir a um povo que ela não conhecia.
Noemi orienta Rute a ir até Boaz, porque no período da noite ele ia joeirar a cevada na eira, e lhe instrui com detalhes de como deveria agir. Rute seguiu as orientações da sogra. Era costume que o parente mais próximo a remisse, cumprindo o levirato, quando esta não tinha uma presença masculina para mantê-la protegida.
Novamente Boaz ficou impressionado com o carisma de Rute quando, falou que ele é o remidor dela, Boaz se comprometeu em fazer tudo o que ela pedisse, porque toda cidade sabe que Rute é uma mulher virtuosa, com tudo mesmo sendo parente não poderia ser o remidor dela, pois havia outro parente mais próximo. Boaz prometeu a Rute que se o parente mais próximo não a remisse, ele seria o seu remidor.
Boaz estava no portão da cidade quando o parente mais próximo de Elimeleque estava passando, então o chamou e pegou dez anciãos da cidade para serem testemunhas e contou ao parente sobre o que aconteceu com Noemi e a nora. Disse ao parente o que deveria fazer para remir Rute.
PREÇO EM CONTA
O parente até queria remi-la, mas não quis se comprometer em comprar o campo da mão de Noemi para suscitar o nome do falecido na herança, porque iria prejudicar a sua própria herança e deu o direito dele de remidor a Boaz, “Disse, pois, o remidor a Boaz: Toma-a para ti. E descalçou o sapato.” (Rute 4.8).
Esse ato de tirar o sapato e entregar na mão da outra pessoa era uma tradição que validava um acordo, neste caso, a transferência do direito de remidor foi confirmada. Boaz comprou da mão de Noemi tudo que foi de Elimeleque, e de Quiliom, e de Malom para suscitar o nome do falecido na herança, e tomou Rute como mulher.
PREÇO EM CONTA
Baseado na Bíblia Sagrada
Por Julio Ferreira Lima
Efrateus - habitantes da cidade de Efratas que também é Belém. Os descendetes de Efraim são chamados de Efratas
Fonte: Di
joeirar - verbo transitivo
Agitar (o trigo) numa joeira, para separá-lo do joio.
[Figurado] Escolher, separando o bom do mau; selecionar.
levirato - subst. masc.
Lei hebraica que obrigava um homem a esposar a viúva de um irmão quando do morto não houvesse herdeiro.
Seu blog tem bons ensinamento.
ResponderExcluirGosto muito!
Boa noite e uma ótima sexta-feira
Oi, amiga, que bom que gosta dos artigos. Obrigado por sua participação nos comentários. Deus abençoe
ExcluirETZINHO passando aqui pra prestigiar. Deus seja louvado 🙏👽
ResponderExcluirAMÉM!!! OBRIGADO!!! VALEU PELA FORÇA
Excluir