Terá, Pai de Abraão

Imagem
  Foto modificada. Fonte da foto original: imb Terá, Pai de Abraão Terá, pai de Abraão. A Bíblia nos dá poucas informações sobre Terá. Ele chegou em Ur atraído pela prosperidade do lugar, mas além da riqueza, Terá adquiriu os costumes pagãos da região. Era descendente da linhagem de Sem, um dos filhos de Noé. Seus filhos Abraão, Naor e Harã nasceram em Ur.  "E viveu Terá setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor, e a Harã.” (Gn 11.26). O filho, Abraão, se casou com a sua meia irmã Sara, o que significa que Terá teve uma filha com outra mulher, essa informação pode ser conferida em Gênesis 20.12. Naor se casou com a sobrinha Milca, filha de Harã, este morreu em Ur. Terá e seus parentes saíram de Ur para ir a Canaã e ao chegarem em Harã habitaram ali. "E tomou Terá a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã, e habitaram ali."  (Gêne

Rute, Amiga Inseparável

Rute, Amiga Inseparável

Rute, Amiga Inseparável

As mulheres, citadas na Bíblia, foram de grande importância para o cumprimento dos planos de Deus. No tempo de Jesus, Ele foi acolhido na casa de Marta e Maria, irmãs de Lázaro. Em Samaria, a mulher samaritana, logo que recebeu a Palavra do mestre, correu para pregar as boas novas, e em Lucas 8.2-3, as mulheres O serviam com seus bens. Assim, como no NT, que elas participavam ativamente no ministério de Jesus; no AT não foi diferente.




Muitas foram usadas por Deus, como a cananita Raabe, que ajudou os espias em Canaã, creu no Deus de Israel e se casou com Salmom; Ela gerou Boaz, avô de Davi. A moabita Rute, que foi companheira e amiga, decidiu seguir a sogra e ser fiel a Deus. Ester, uma judia que se tornou rainha da Pérsia e foi usada por Deus para salvar os judeus. Conheça a história de Ester clicando aqui 👉 "Ester A Providência de Deus". Essas passagens são a prova da fidelidade e do amor de Deus aos seus escolhidos. 


                           



Casa do Pão


Neste artigo vamos conhecer algumas particularidades do livro de Rute. Há vários relatos de fome e escassez de água nas terras da Palestina. No período dos juízes, houve fome e escassez de chuvas, por isso, um homem de Belém de Judá, saiu a peregrinar nas terras de Moabe com a mulher e seus dois filhos.



COMPRE AQUI

👇

Livro


Os moabitas começaram a surgir a partir de um relacionamento incestuoso de Ló, sobrinho de Abraão, com a sua filha mais velha. Ela gerou um filho e o chamou de Moabe, que significa "de seu pai" em hebraico, ele foi patriarca dos moabitas. Estes adoravam Quemos e queimavam crianças como oferenda a esse deus. Elimeleque chega aos campos de Moabe com a sua esposa Noemi, seus dois filhos Malom e Quiliom, Efrateus, de Belém de Judá.



Ele, Elimeleque, escapou da fome, mas não da morte. Noemi ficou viúva e seus dois filhos se casaram com moabitas, uma se chamava Orfa e a outra, Rute. Ficaram ali quase dez anos. Novamente a morte visitou a casa de Noemi e agora foram as noras dela que ficaram viúvas.



Com a morte dos filhos, Noemi, desamparada, soube que Deus visitou o seu povo dando-lhe pão, então decidiu voltar a Belém, que significa "casa do pão". Noemi sai  com as suas duas noras, também desamparadas, e as aconselha a voltarem para a casa dos pais, elas até desejavam ir com a sogra, mas Noemi insistiu que deveriam ficar na terra delas com seus pais.



Orfa seguiu os conselhos da sogra, todavia Rute optou em segui-la, Noemi tentou convencê-la a ficar com os pais dela; porém Rute estava decidida e não permitiu que a sogra retornasse a Belém sozinha.



Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;” (Rute 1.16). Ela tomou uma decisão de fé, porque ficando com os pais em Moabe, ela estaria amparada.



Noemi chegou em Belém com amargura no coração, mas com todas as adversidades ela  ainda cria em Deus. Era início da colheita da cevada e Rute pediu à sogra para ir pegar espigas no campo após os segadores. Noemi permitiu. Ela chegou a colher nos campos de Boaz, um parente de Elimeleque, marido de Noemi (Cf  Rute 2:1).



Boaz ao vê-la procurou saber quem era a moça, ao tomar conhecimento de Rute, deu ordem para ninguém a importunar e orientou Rute para não ir colher em outros campos, pois ele ficou admirado com a atitude dela de acompanhar a sogra e deixar os pais e a terra onde nasceu para vir a um povo que ela não conhecia. 



Noemi orienta Rute a ir até Boaz, porque no período da noite ele ia joeirar a cevada na eira, e lhe instrui com detalhes de como deveria agir. Rute seguiu as orientações da sogra. Era costume que o parente mais próximo a remisse, cumprindo o levirato, quando esta não tinha uma presença masculina para mantê-la protegida.



Novamente Boaz ficou impressionado com o carisma de Rute quando, falou que ele é o remidor dela, Boaz se comprometeu em fazer tudo o que ela pedisse, porque toda cidade sabe que Rute é uma mulher virtuosa, com tudo mesmo sendo parente não poderia ser o remidor dela, pois havia outro parente mais próximo. Boaz prometeu a Rute que se o parente mais próximo não a remisse, ele seria o seu remidor. 





Boaz e Rute são Abençoados


Boaz estava no portão da cidade quando o parente mais próximo de Elimeleque estava passando, então o chamou e pegou dez anciãos da cidade para serem testemunhas e contou ao parente sobre o que aconteceu com Noemi e a nora. Disse ao parente o que deveria fazer para remir Rute.


CURSO DE TEOLOGIA

CURSO DE TEOLOGIA


O parente até queria remi-la, mas não quis se comprometer em comprar o campo da mão de Noemi para suscitar o nome do falecido na herança, porque iria prejudicar a sua própria herança e deu o direito dele de remidor a Boaz, “Disse, pois, o remidor a Boaz: Toma-a para ti. E descalçou o sapato.” (Rute 4.8).



Esse ato de tirar o sapato e entregar na mão da outra pessoa era uma tradição que validava um acordo, neste caso, a transferência do direito de remidor foi confirmada. Boaz comprou da mão de Noemi tudo que foi de Elimeleque, e de Quiliom, e de Malom para suscitar o nome do falecido na herança, e tomou Rute como mulher.


CURSO DE ENSINO RELIGIOSO

CURSO DE ENSINO RELIGIOSO

Todo o povo que estava no portão e os anciãos foram testemunhas. Os anciãos confirmaram que foram testemunhas e abençoaram a união de Boaz e Rute. O Senhor permitiu a Rute engravidar e ela gerou Obede que foi pai de Jessé e Jessé foi pai do rei Davi.

 




Conclusão


Noemi, ao saber que Deus visitou Belém, decidiu retornar a casa do pão. A amargura e a tristeza que ela carregava por conta das perdas, não impediram Noemi de confiar em Deus, porque Ele é maior do que qualquer adversidade. O Senhor sempre providencia o que precisamos para vivermos bem. Rute, além de amiga e companheira, foi uma mulher virtuosa. Boaz viu em Rute sinceridade e muita fé. Ela foi recompensada pela sua fidelidade, seu carinho e seu companheirismo.

"Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão." (Salmos 84.11).



Baseado na Bíblia Sagrada




Por Julio Ferreira Lima






Vocabulário


Efrateus - habitantes da cidade de Efratas que também é Belém. Os descendetes de Efraim são chamados de Efratas

Fonte: Di


segador - subst. masc.
Aquele que trabalha na sega ou ceifa do trigo ou de outros cereais.

joeirar - verbo transitivo

Agitar (o trigo) numa joeira, para separá-lo do joio.

[Figurado] Escolher, separando o bom do mau; selecionar.


levirato - subst. masc.

Lei hebraica que obrigava um homem a esposar a viúva de um irmão quando do morto não houvesse herdeiro.


Fonte: Dicio



Referências dos textos Bíblicos

ACF Almeida Corrigida Fiel - Bíblia Online

Comentários

  1. Seu blog tem bons ensinamento.
    Gosto muito!

    Boa noite e uma ótima sexta-feira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amiga, que bom que gosta dos artigos. Obrigado por sua participação nos comentários. Deus abençoe

      Excluir
  2. ETZINHO passando aqui pra prestigiar. Deus seja louvado 🙏👽

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe o seu comentário para incentivar o nosso trabalho, será de grande valia para o crescimento do blog. Obrigado. Volte sempre.


Postagens mais visitadas deste blog

Samaritanos e Judeus Adoradores em Conflitos

José, de Escravo a Governador do Egito

Liberdade com Deus

O Fim do Reino de Judá