O Médico Amado

São-Lucas

Reni - Saint Luke, 1621 - Fonte: WikiArt

O Médico Amado

Um estrangeiro conhecido pelo apóstolo Paulo como “o médico amado” foi tão preciso em suas narrativas contando toda a história de Cristo, que, mesmo sem vê-lo, creu apenas em ouvir falar. Também é chamado de Lucas, o evangelista.


Vale a pena conhecer um pouco desse evangelista usado por Deus para nos presentear com essa obra literária tão abençoada. 

Lucas escreveu o terceiro Evangelho, segundo a ordem apresentada na Bíblia e o livro de Atos dos Apóstolos, ambos fazem parte do Novo Testamento. Os seus escritos mostram que era um homem culto, porém Sir William Mitchell Ramsay, um crítico da Bíblia e defensor da teoria de Tubingen, que divergia das citações do livro de Lucas, resolveu fazer um trabalho de pesquisa para mostrar os erros cometidos por Lucas.



O resultado da pesquisa foi surpreendente; ele afirmou não haver erros nas citações de Lucas a 32 países, 54 cidades e 9 ilhas no livro de Atos. Assim, a teoria de Tubingen estava equivocada.


Na Epístola aos Colossenses 4.14, o apóstolo Paulo se refere a ele como o “médico amado”. Tudo indica que Lucas era médico, pois os detalhes ao descrever curas e doenças nos dá base para concluir a sua profissão.


O conhecimento das enfermidades pode ser notado comparando a narrativa da mulher que sofria de uma hemorragia narrada por Marcos com a de Lucas.


Marcos apenas relata que ela passou por muitos médicos; já Lucas trata o problema da mulher como incurável ninguém havia conseguido curá-la. Lc. 8.43; Havia gastado tudo o que tinha, tratando-se com muitos médicos. ... Mc. 5.26.



O Evangelho de Lucas ostenta a biografia de Jesus com mais detalhes e é a mais completa dos Evangelhos, apesar de não ter sido testemunha ocular dos fatos ocorridos no ministério de Jesus. Suas investigações contribuíram e enriqueceram ainda mais os seus relatos.


Também há um grande interesse no cumprimento do plano de Deus para libertar o pecador das trevas eternas. Lucas revela o cuidado de Cristo com as pessoas menos favorecidas, principalmente os fracos e aflitos; e enfatiza a ação do Espírito Santo. Ele expõe Jesus como o Filho de Deus. 




A Difícil Jornada de Jesus a Jerusalém

Lucas faz uma descrição impecável da jornada de Jesus a Jerusalém. Ele descreve uma narrativa da viagem de Jesus a Jerusalém que tem o seu início em Lc. 9.51 e vai até 19.44. Foi uma trajetória difícil para Jesus, pois ele sabia que estava indo morrer por nós.


Mesmo sabendo que estava chegando a hora de cumprir a vontade de Deus, ele ensinou, no caminho, aos seus discípulos para darem continuidade do Evangelho, sem a presença física dEle, quando forem líderes cristãos.



As orações de Jesus nas ocasiões mais críticas e nas horas que necessitava tomar decisões importantes para o seu ministério. Lucas também registra os momentos de grandes regozijos que narram os cânticos de exaltação a Deus pelo anúncio do nascimento do Messias.


Referências dos cânticos no seu Evangelho (1.46-55,68-79; 2.14,29-32).



O Evangelho está dividido em três fases:

1ª Termina com João Batista
2ª Ministério Terreno de Jesus
3ª A vida da Igreja após a ressurreição de Cristo.

Todo Evangelho contém 24 capítulos, 24 parábolas e 21 milagres,



Conclusão

Os doze discípulos de Jesus eram homens cheios de defeitos e falhas, alguns explosivos, outros nem tanto, porém todos tinham uma coisa em comum, criam no Mestre. Quando os discípulos estavam comentando da aparição de Jesus, Tomé duvidou.

Ele precisava ver e tocar nas marcas das feridas de Jesus para comprovar que realmente era Cristo, mas Jesus diz a Tomé: Felizes são os que não me viram, mas creram! Tomé precisou ver para crer (Cf João 20.25-29).

A lição que aprendemos com esse escritor é que ele não precisou ver. Apenas ouviu e conheceu a história de Cristo e creu e isso foi o suficiente para o Espírito Santo tocar na vida de Lucas e ele se tornou um homem bem-aventurado.

Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. (João 20.29 ACF).




Baseado na Bíblia Sagrada


Por Julio Ferreira Lima


Referências dos textos Bíblicos:

Nova Tradução na Linguagem de Hoje - NTLH (Bíblia Online)



ABREVIAÇÕES


Lc Lucas

Mc Marcos


Referência Bibliográfica
BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra. 2ª edição. Tradução de J. F. de Almeida. Edição revista e atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1999. 1728 p


Sir William Ramsey, St. Paul the Traveller and Roman Citizen [São Paulo o Viajante e Cidadão Romano] (Grand Rapids, Michigan: Baker Book House reprint; 1949 das palestras de 1894).

2 Comentários

Deixe o seu comentário para incentivar o nosso trabalho, será de grande valia para o crescimento do blog. Obrigado. Volte sempre.

Postagem Anterior Próxima Postagem