Tera, Pai de Abraão

Tera, pai de Abraão
Foto modificada. Fonte da foto original: imb

Tera, Pai de Abraão

Tera, pai de Abraão. A Bíblia nos dá poucas informações sobre Terá. Ele chegou em Ur atraído pela prosperidade do lugar, mas além da riqueza, Tera adquiriu os costumes pagãos da região. Era descendente da linhagem de Sem, um dos filhos de Noé. Seus filhos Abraão, Naor e Harã nasceram em Ur. 
E viveu Terá setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor, e a Harã. (Gn 11.26).

O filho, Abraão, se casou com a sua meia irmã Sara, o que significa que Tera teve uma filha com outra mulher, essa informação pode ser conferida em Gênesis 20.12.


Naor se casou com a sobrinha Milca, filha de Harã, este morreu em Ur. Tera e seus parentes saíram de Ur para ir a Canaã e ao chegarem em Harã habitaram ali.

E tomou Terá a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã, e habitaram ali.  (Gênesis 11:31).



Tera é Mencionado no Livro de Atos


Estevão, um dos sete homens escolhidos para serem diáconos da Igreja Primitiva de Jerusalém, antes de ser apedrejado teve uma visão do céu aberto e disse que Deus apareceu a Abraão, estando na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã, e disse-lhe para sair dali e ir para uma terra que Ele mostrará.


E saiu Abraão da Terra dos caldeus e habitou em Harã e depois que Tera faleceu Deus o trouxe para Canaã (cf Atos 7.2-5). Para entender o motivo que levou Terá a sair de Ur é necessário conhecer um pouco da história de Ur dos Caldeus.


Apesar de sabermos pouco sobre esse personagem bíblico, a Bíblia nos dá algumas pistas que podem nos ajudar a conhecer um pouco sobre a sua personalidade.



Ur dos Caldeus


Ur, uma das mais antigas civilizações com  um centro cultural bem avançado para época, ela e as cidades vizinhas se destacaram na Matemática, Geometria e principalmente na medicina.


Há evidências arqueológicas de que haviam até operações de cérebros que obtiveram êxitos. Ur era um ótimo lugar para o comércio. As mulheres ricas ostentavam joias com pedras preciosas e muito ouro.



O primeiro grupo étnico que se estabeleceu na Mesopotâmia foram os sumérios. Por volta de 5.000 aC, as primeiras cidades da região foram fundadas por eles, as que se destacaram foram Eridu, Nipur, Ur, Uruk e Lagash.



Escadarias-zigurate
As cidades da suméria passaram a ser
cidades-estados (cidades autónomas): estas cidades possuem total autonomia e poder administrativo. havia guerras entre elas por conta das disputas de terras. Cada cidade tinha um deus e para adorá-lo, construíram um templo chamado zigurate¹.



👉 Observação: A região de Ur é conhecida como Ur dos Caldeus, porque nos dias de hoje temos conhecimento da chegada dos Caldeus na região 700 anos depois de Abraão, portanto, nos tempos de Abraão se chamava apenas Ur. 


Sabemos que Terá chegou em Ur em busca de prosperidade. Também se deixou levar pelos costumes pagãos da região, teve filhos e uma filha com outra mulher.


Então  se ele estava estabilizado em uma terra próspera, por que saiu de Ur para ir a Canaã? Abraão era o único que cria em Deus. O livro de Josué informa que Terá, pai de Abraão e pai de Naor serviram a outros deuses (cf Josué 24.2).


A luz da Bíblia, não há informações que nos leve a confirmar o motivo de Terá ter saído de Ur com o objetivo de se estabelecer em Canaã, mas podemos deduzir que Terá pode ter se convertido através do seu filho Abraão e decidido seguir a um único Deus, logo resolveu abandonar os ídolos.


A morte do seu filho Harã também pode ter influenciado nessa decisão. Isso não tem muita importância, porque o principal objetivo de Deus era cumprir os seus planos através de Abraão.


Terá ao chegar em Harã, resolveu se estabilizar alí, creio que uma possível doença e a idade não o permitiu de seguir viagem.


Deus confirmou a promessa que havia feito a Abraão, este obedecendo as orientações dEle, partiu de Harã em busca da promessa. Os dias de Terá foram 205 anos e ele morreu em Harã. (cf Gênesis 11.32).


CLIQUE

AQUI 👇

CURAI OS ENFERMOS


Conclusão

.

Escolher o lugar de luxo e riqueza não é a melhor escolha se Deus não ocupar o primeiro lugar na nossa vida. Deus tem promessas maiores para cada um de nós, ter muito dinheiro, não garante um futuro de paz e uma vida tranquila, se a nossa fé não estiver firmada em Deus.

Abraão creu que a sua descendência herdaria a terra prometida sendo Sara, sua mulher, estéril. Deus cumpriu com a promessa que fizera a Abraão e cumprirá com tudo aquilo que Ele planejou nas nossas vidas.
Eu, porém, tomei a vosso pai Abraão dalém do rio e o fiz andar por toda a terra de Canaã; também multipliquei a sua descendência e dei-lhe a Isaque. (Josué 24:3).

Baseado na Bíblia Sagrada

Por Julio Ferreira Lima







Informações


1- Zigurate: Torre gigantesca, de várias plataformas superpostas, dos templos caldeus e babilônicos, semelhante à de Babel, a que se refere a Bíblia, e cuja invenção é atribuída aos sumerianos.

Fonte: Dicio





ABREVIATURAS


cf. Conferir



Referências dos textos Bíblicos:

João Ferreira de Almeida Corrigida e Fiel - ACF (Bíblia Online)


Referência Bibliográfica

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra. 2ª edição. Tradução de J. F. de Almeida. Edição revista e atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1999. 1728 p

Curta a minha Página, visite o meu Canal no You Tube e me segue nas Redes Sociais: Twitter - Instagram - Facebook - Linkedin - Pinterest

Postar um comentário

Deixe o seu comentário para incentivar o nosso trabalho, será de grande valia para o crescimento do blog. Obrigado. Volte sempre.

Postagem Anterior Próxima Postagem