A Água Viva

Água de nascente na pedra

A ÁGUA VIVA

A água viva, literalmente a água nos remete a vida, o homem pode aguentar 40 dias sem comer, todavia sem água dificilmente suportaria viver mais de 72 horas, segundo especialistas.


 A Vida é Importante

A vida é de suma importância para o homem, por isso, ao sermos ameaçados por alguém, procuramos um refugio. Tememos perder o bem maior que Deus nos deu: “o fôlego de vida” (cf Gn 2.7).




Veado-campeiro no deserto

Quando o rei Davi fugiu de Jerusalém compôs o Salmo 63 no deserto de Judá. No deserto, a comida e a água são racionadas, mas o que ele queria era saciar a sede espiritual que tomava conta da sua alma:
O Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água; (Salmos 63.1).
 
Quando estamos no deserto, sentimos sede, fome e cansaço. Logo vem o desanimo, a tristeza e consequentemente ficamos fracos e abatidos. No entanto o rei Davi não estava preocupado com a perseguição, a fome e a sede.
 
Ele sentia um profundo anseio por Deus, e quem anseia por Deus não pode ficar nem um segundo sem Ele. Só através da oração e de um coração inteiramente aberto para Deus é que podemos experimentar essa intima comunhão que ele tinha com o Senhor dos Exércitos.

Almeje a água viva

Jesus sentado junto da fonte de Jacó e a samaritana

Jesus estava passando por Samaria com os seus discípulos, cansado de caminhar, assentou-se junto da fonte de Jacó, enquanto seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida, uma mulher samaritana veio tirar água, Jesus fez o que não era comum naquela época, pediu-lhe água.
 
 Jesus era judeu e segundo a tradição, os judeus não se comunicavam com os samaritanos. Houve um diálogo, ela, admirada com Jesus, o questiona por ele ser judeu e falar com uma samaritana. Ele, porém lhe diz que se ela conhecesse o dom de Deus e quem estava pedindo água. Ela lhe pediria, e Ele lhe daria água viva:
 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. (João 4.10).

O Senhor Jesus estava falando da água espiritual, água viva, à mulher de Samaria, mas ela pensou que Jesus estava se referindo à água natural, que puxava do poço, perguntando-lhe então onde Ele tiraria, pois o poço era fundo e Ele não tinha como tirá-la:
 Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. (João 4.13,14).
 
A mulher prontamente pediu-lhe dessa água. Na verdade, ela não havia entendido ainda o significado da água viva.


Ele manda que ela chame o seu marido, então ela diz que não tem marido, Jesus confirma o que ela disse e a revela que ela teve cinco maridos e o que estava com ela não era o seu marido. 

A mulher viu que Ele era um profeta, mas não o conhecia, logo que Jesus se apresentou como o Messias, ela acreditou em Jesus, e como está escrito em João 7.38:
 Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre (João 7.38).
 
Rios de água viva correram do seu ventre e ela ficou tão maravilhada que saiu para anunciar na cidade: As Boas Novas:  
 Deixou, pois, a mulher o seu cántaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo? Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele. (João 4.28-30).


Muitas vezes nos preocupamos mais com as coisas naturais e reservamos pouco tempo para as espirituais. Davi foi um grande exemplo de adorador, ele era fiel a Deus e sempre consultava os sacerdotes e profetas quando tinha que partir para a guerra.
 
Deus sempre estava em primeiro lugar na vida de Davi, porque ele era dedicado e obediente a Deus; além disso, ele reconhecia que era um pecador, contudo se arrependia profundamente dos seus pecados, pois a sua alma tinha sede de Deus.

Conclusão

A samaritana não tinha muita importância, era rejeitada por todos, porque era considerada como uma prostituta, mas Jesus mudou a história dessa mulher. Ela se tornou uma evangelista ao anunciar o Messias, o filho de Deus.

Ela anunciou o Evangelho de Jesus e a Palavra foi ouvida por muitos naquele lugar. Que possamos meditar nas palavras de Jesus. Creio que Deus quer nos abençoar com benções sem medidas. Busquemos saciar a nossa sede com o manancial de águas vivas.


Baseado na Bíblia Sagrada

Por Julio Ferreira Lima



Referências

Bíblia Online, versão: João F. de Almeida Corrigida e Revisada – Fiel.


Brasil Escola

6 Comentários

Deixe o seu comentário para incentivar o nosso trabalho, será de grande valia para o crescimento do blog. Obrigado. Volte sempre.

  1. Que texto maravilhoso. Riquíssimo.Gostei muito.Aprendi mais um pouco da Palavra Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante gostei muito que Deus abençoe muito a vida de vcs abençoado sempre vcs

    ResponderExcluir
  3. Muito bom estudo .Parabéns. Deus continue abençoando!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem