O Discípulo Amado

Discípulo-João
John the Apostle by Pyotr Basin

O DISCÍPULO AMADO

Quando a Bíblia apresenta este título: "O Discípulo Amado", todo cristão já sabe de quem se trata, mas para quem ainda não sabe, esse discípulo é João.

Seus livros formam um conjunto chamado de Literatura Joanina. Os escritos considerados de sua autoria fazem parte do Novo Testamento da Bíblia Sagrada: O Evangelho de João, 1ª, 2ª e 3ª Carta de João e o Apocalipse.

 Ao começar este artigo fiz algumas perguntas: Qual o objetivo para falar deste discípulo? Como ele se tornou discípulo de Jesus? O que podemos aprender com ele?

A primeira questão é simples, João foi o que mais explanou sobre a figura de Jesus e sempre estava mais próximo dEle, então creio que através dos seus escritos podemos conhecer melhor o nosso Mestre.

O propósito de João é que venhamos a saber que Cristo é o filho de Deus:

Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome. (João 20.31).



Raça de víboras! Já sabemos quem é esse profeta barulhento, mas o que ele tem haver com o apóstolo João? Calma, os pais desse profeta já eram avançados de idade e a mãe era estéril.


O anjo revelou a Zacarias que Isabel terá um filho e o nome dele será João e ele será grande diante do Senhor (Cf Lucas 1.15-17).


Interessante a semelhança do nascimento de João Batista com o nascimento de Sansão, no AT, cuja mãe nunca pôde dar filhos a seu Marido Manoá. 

O anjo do Senhor também revelou que eles terão um filho e ele salvará o povo de Israel das mãos dos filisteus (cf Juízes 13.2-5). João Batista foi enviado para preparar as pessoas para receberem o Senhor Jesus.


Esse João Batista tinha muitos discípulos e ele dava testemunhos de Jesus. Ao vê-lo passar disse que Jesus é o "Cordeiro de Deus", dois dos seus discípulos ao ouvi-lo dizer isto seguiram Jesus.


Provavelmente João seguia João Batista e passou a seguir Jesus. André, irmão de Simão Pedro, era um desses dois discípulos. o nome do autor do Evangelho é omitido, por simples modéstia, (Cf João 1.35,36,37,40). 



Em Marcos 3.17 Jesus chamou João e Tiago de "filhos do trovão". Pode-se perceber esse temperamento explosivo no momento em que Jesus estava indo para Jerusalém e mandou mensageiros na frente para preparar lugar para ele.


Quando chegaram em um povoado da região de Samaria, os moradores dali não quiseram receber Jesus porque viram que estavam indo para Jerusalém.

Tiago e João perguntaram a Jesus se Ele queria que eles mandassem fogo do céu para acabar com aquelas pessoas (cf Lucas 9.51-54); em contrapartida, ele é conhecido como o discípulo do amor, também apóstolo do amor.


Podemos entender, que apesar de ser explosivo, ele era controlado. João sempre se sentava ao lado de Jesus e se reclinava em seu peito.

Ao lado de Jesus estava sentado um deles, a quem Jesus amava. (João 13.23).



Algumas referências que estão ligadas a ele: João 20.2-4; 21.7,20. Obs: O nome de João é omitido, o seu nome é substituído por "o outro discípulo, a quem Jesus amava" ou apenas "o outro discípulo''.


Na crucificação, João está ao lado de Maria, então Jesus diz ao discípulo amado para cuidar de Maria, a mãe de Jesus, João a levou para morar na casa dele (cf João 19.26,27).


Seu ministério é citado com frequência na companhia de Pedro (cf Atos 3.1; 4.19; 8.14). Ele também foi um dos principais líderes da igreja em Jerusalém (cf Gálatas 2.9).



Sua Biografia

Filho de Zebedeu e Salomé (Marcos 1.19; Mateus 27.56). Seu irmão Tiago parece ser mais velho. (Mateus 10.2-4). Profissão: pescador. Acredita-se que o pai foi próspero por ter alguns empregados (Marcos 1.20).


Salomé, de acordo com a tradição, era irmã de Maria, mãe  de Jesus. Sendo esta afirmativa verdadeira, João era primo de Jesus.


Leia também 👉 Uma Luz Transformadora e A Água Viva



Conclusão

O que aprendemos com esse discípulo amado? Foi dito que o seu temperamento era explosivo e isso nos faz entender que Deus respeita a nossa maneira de ser.


A essência do amor de Jesus controla todo aquele que crê nEle, pois o coração cheio desse amor não dá lugar para o orgulho excessivo, para a prepotência, para o ódio nem para a vingança.


João foi o que mais expressou o amor no NT e ele nos revela o maior amor que Deus tem por nós.

Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. (João 3.16).


Baseado na Bíblia Sagrada


Por Julio Ferreira Lima


Informações:

Diferença de discípulo para Apóstolo:

Discípulo é aquele que segue o mestre e é ensinado para discipular, ensinar as Boas Novas de Jesus. Apóstolo é aquele que é enviado, mensageiro ou embaixador. Aquele que representa a quem o enviou.

Fonte: Di


Fonte de pesquisa online:


Referências dos textos Bíblicos:

ACF Almeida Corrigida Fiel - Bíblia Online


Referência Bibliográfica

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra. 2ª edição. Tradução de J. F. de Almeida. Edição revista e atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1999. 1728 p

2 Comentários

Deixe o seu comentário para incentivar o nosso trabalho, será de grande valia para o crescimento do blog. Obrigado. Volte sempre.

  1. A palavra de Deus é bálsamo em nossas vidas.

    Boa noite amigo!
    Que o mês de Setembro seja de paz e bênçãos para todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, a Palavra de Deus nos dá força para continuarmos seguindo em frente. Boa noite amiga. PAZ!!!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem