Por que a Tribo de Benjamim Quase Foi Exterminada e Como Foi Sua Reunificação?

 

A tribo de Benjamim em guerra
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Por que a Tribo de Benjamim Quase Foi Exterminada e Como Foi Sua Reunificação?

Você já se perguntou por que a tribo de Benjamim quase foi extinta? Para compreender plenamente este acontecimento, é fundamental aprofundar-se nas raízes desta tribo.

Veremos a origem desta tribo para obtermos um entendimento mais abrangente destas questões.

A tribo de benjamim originou-se de um dos filhos de Jacó. Os doze filhos de Jacó deram origem às doze tribos de Israel. Benjamim foi o filho mais novo e deu origem à tribo dos benjamitas.

É importante conhecer um pouco da história de Israel e do seu surgimento, se você não conhece, fique tranquilo, logo após a conclusão deste artigo darei sugestões de artigos deste blog que irão complementar este assunto.

A história da Tribo de Benjamim, conforme narrada na Bíblia, é marcada por eventos dramáticos que quase resultaram em sua completa extinção.

A trajetória dessa tribo, parte integrante das doze tribos de Israel, é notável tanto por suas lutas internas quanto pela busca pela reunificação. 

Este artigo explora as razões por trás da quase extinção dos Benjamitas e os eventos que levaram à sua reunificação, destacando passagens bíblicas relevantes.

A Guerra Civil entre as Tribos de Israel (Juízes 19-21)

O conflito central que quase levou à aniquilação da Tribo de Benjamim é descrito no livro de Juízes, capítulos 19 a 21. O começo deste episódio se dá nos dias em que não havia rei em Israel.

Um levita viajando pelas montanhas de Efraim tomou para si uma concubina de Belém de Judá, ela, por sua vez, desentendeu-se com ele e o deixou, e voltou para a casa de seu pai. 

Após alguns meses o homem sentiu o desejo de reconciliar-se com ela e foi a casa do pai dela. O pai da moça ficou feliz em vê-lo e o deteve por três dias.

Ao quarto dia, madrugaram para partir, mas o sogro disse ao genro para ele se fortalecer com um bocado de pão; após comerem o homem levantou-se para partir, mas o sogro insistiu que o homem ficasse mais uma noite.

O homem concordou e ao quinto dia ele, mesmo com a insistência do sogro para ficar mais uma noite, partiu com seu moço que o acompanhava e a sua concubina. 
Caminharam até o pôr do sol. 

Retiraram-se para Gibeá de Benjamim e assentaram-se no banco da praça, era costume dos viajantes assentar-se no banco da praça a fim de demonstrar a necessidade de hospitalidade (capítulo 19, versículos 15 a 20). 

Todavia, não teve quem os acolhesse. Já ao anoitecer, um homem velho, que vinha do trabalho no campo, os acolheu em sua casa.

Os homens daquela cidade cercaram a casa do homem velho, eram filhos de Belial, batiam implacavelmente a porta dizendo ao dono da casa: “Traze para fora o homem que entrou em tua casa, para abusarmos dele”. 

O dono da casa dirigiu-se a eles, dizendo-lhes para não cometerem mal algum contra o homem. Em vez disso, ele ofereceu-lhes a filha virgem e a concubina do homem para fazerem delas como acharem melhor e implorou-lhes para não submeter o homem a tal loucura.

Curiosidades: Assim como o homem velho ofereceu sua filha virgem, para proteger seu hóspede dos homens de Belial Juízes 19.24, em Gênesis 19.8, Ló ofereceu as suas filhas virgens para proteger os seus hóspedes.
 

A partir do versículo 25 algo terrível acontece
A concubina do homem é violentada e morta, resultando em uma reação furiosa por parte das outras tribos de Israel (Juízes 19.22-30). 

Essa brutalidade leva a uma guerra civil entre as tribos. Inicialmente, as tribos de Israel uniram forças para punir os habitantes de Gibeá.

No entanto, a guerra se intensifica, e, em uma série de batalhas, a Tribo de Benjamim é quase exterminada (Juízes 20).

A Preservação de Benjamim e a Busca por Soluções (Juízes 21)

Após as batalhas, as tribos de Israel percebem a gravidade da situação e buscam uma maneira de preservar a linhagem de Benjamim.

A decisão é tomada para não dar suas filhas em casamento aos sobreviventes da Tribo de Benjamim, o que levaria à sua extinção. 

No entanto, uma solução é encontrada em uma festa anual em Siló, onde as filhas de Siló são autorizadas a serem raptadas pelos sobreviventes de Benjamim (Juízes 21.16-23).

Essa estratégia engenhosa permite que a Tribo de Benjamim, ainda que gravemente reduzida, preserve sua existência. As filhas de Siló, eventualmente, tornam-se esposas dos homens de Benjamim, garantindo assim a continuidade da tribo.

A Reunificação de Benjamim (Juízes 21)

O próximo passo crucial na história da Tribo de Benjamim é sua reunificação com as outras tribos de Israel. O medo e a tristeza gerados pela guerra civil motivam as tribos a buscar formas de cura e reconciliação.

A narrativa bíblica destaca que a reintegração de Benjamim é um processo gradual, onde a empatia e a compaixão desempenham papéis fundamentais (Juízes 21.12-15).

A reunificação culmina em um momento simbólico durante a festa anual em Siló, onde as tribos de Israel oferecem paz e perdão à Tribo de Benjamim. 

Essa cena marca o fim de um período sombrio na história das tribos de Israel, demonstrando a capacidade de superação e reconciliação mesmo em meio a conflitos intensos.

BIBLIOLOGIA
O PALCO DA REVELAÇÃO DE DEUS

Conclusão

A história da Tribo de Benjamim, com sua quase extinção seguida pela reunificação, oferece lições valiosas sobre os desafios enfrentados por comunidades e sociedades ao lidar com conflitos internos, conforme retratado nas passagens bíblicas de Juízes 19 a 21. 

As decisões tomadas pelas tribos de Israel para preservar Benjamim e, posteriormente, buscar a reconciliação, destacam a importância da empatia, perdão e busca por soluções pacíficas mesmo nas circunstâncias mais difíceis. 

Este relato bíblico é um exemplo poderoso de unidade e uma fonte duradoura de inspiração para as gerações futuras.

Baseado na Bíblia Sagrada

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Referência 

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra. 2ª edição. Tradução de J. F. de Almeida. Edição revista e atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1999. 1728 p


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