Deus Rejeita Saul Como Rei de Israel

Imagem
Atribuição: Ernst Josephson, Public domain, via Wikimedia Commons Deus Rejeita Saul Como Rei de Israel Israel saiu do sistema de governo teocrático para o monárquico. O primeiro rei foi Saul, ele teve um início brilhante, todavia a rebeldia invadiu o coração de Saul e Deus o rejeitou como rei. Neste blog há informações que relatam desde os tempos dos juízes até Samuel, o último juiz. Quem era Saul? Saul da tribo de Benjamim, filho de Quis, seu nome tem origem no nome hebraico Chaul, derivado do verbo cha’al, que quer dizer “pediu, solicitou, orou por”. Também era o nome original em hebraico do apóstolo Paulo.  Os filhos de Saul eram: Jonatas, Isvi e Malquisua. As filhas: Merebe e Mical, mais nova. Sua mulher chamava-se Ainoã, filha de Aimaãs. O comandante do exército de Saul era Abner, filho de Ner, seu tio. Como Saul se Tornou Rei de Israel Para conhecer a história de Saul precisamos saber como ele se tornou rei de Israel.  Samuel foi sacerdote e juiz, ele liderou Israel sob a orienta

Elias e a Idolatria de Acabe e Jezabel



Elias Ressuscitando o Filho da Viúva de Sarepta
Atribuição: Louis Hersent, Public domain, via Wikimedia Commons

Elias e a Idolatria de Acabe e Jezabel

A história de Elias na Bíblia discorre com alguns períodos difíceis de ameaças, fugas e medo. Contudo a coragem, a fé e as suas profecias contra a idolatria de Israel marcaram a trajetória desse profeta de Deus. A trama termina com sua ascensão ao céu.




No ano trigésimo oitavo de Asa, rei de Judá, Acabe, filho de Onri, começou a reinar em Israel e reinou em Samaria por vinte e dois anos. A idolatria de Acabe foi além dos reis que o antecederam.


Ele fez o que era mau aos olhos do Senhor, e como se não bastasse seguir os caminhos do pai, que não se afastou dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, se casou com Jezabel, a filha de Etbaal, rei dos sidônios.


Acabe serviu a Baal e se curvou diante dele. Edificou a casa de Baal em Samaria e levantou um altar a Baal. Além de fazer um bosque desagradando sobremaneira o Deus de Israel. (cf 1 Reis 16.29-33).





Etbaal, sacerdote de Astarte e rei de Tiro; Onri, rei de Israel. Os reinados de Etbaal e de Onri deram-se na mesma época, eles selaram uma aliança de família. Essa aliança causou o afastamento dos israelitas na adoração ao único Deus de Israel e as consequências religiosas duraram durante todo o reinado de Acabe.




O casamento de Acabe com Jezabel, embora por razões políticas, provavelmente arrumado por Onri, comprometeu o sistema religioso no reino do Norte. Acabe e Jezabel levaram o povo a se desviar dos caminhos de Deus, eles promoveram a adoração a Baal na tentativa de superar o culto ao verdadeiro Deus de Israel. Os israelitas influenciados pela liderança política, pecaram contra Deus.





Quem é Jezabel?

Segundo o dicionário de nomes, Jezabel é de origem hebraica: Iyzebel ou Izével significa: Baal exalta, Baal é marido ou onde está o príncipe? Fonte: Dicionário de Nomes Próprios. Jezabel era uma princesa fenícia; também era uma sacerdotisa e prestava sacrifícios aos ídolos, sendo Baal o seu maior ídolo.




No livro de Apocalipse, Jezabel afirma ser profetisa, ensina e engana os servos de Deus para que se prostituem e comam das carnes sacrificadas aos ídolos. Diz também que Deus deu um prazo para ela se converter, porém ela não se converteu da sua prostituição. (cf Apocalipse 2.21-22). Além de pagã, Jezabel era má e vingativa.




Essa afirmativa se encontra no livro de 1 Reis 19.1-2, quando Acabe informou-lhe que Elias matou todos os profetas dela à espada. Ela ficou temerosa, pois a sua posição como sacerdotisa do culto a Baal estava em risco, logo a sacerdotisa o intimidou dizendo que lhe faria, no dia seguinte, o mesmo que ele fizera aos profetas dela.







Elias, O Tisbita


Elias, o tisbita de Gileade, seu nome significa: o Senhor é meu Deus, seu ministério começou por volta de 900 a.C. nos reinados de Acabe e Acazias, morava na terra de Gileade a leste do Rio Jordão.



Ele foi profeta do Reino do Norte. Fatos principais do profeta se encontra em: 1 Reis 17 – 19; 21.17-29; 2 Reis 1 – 2. A missão de Elias tinha o objetivo de fazer com que os israelitas largassem a idolatria para voltarem a ser fiel ao Deus de Israel. Ele foi chamado para ser porta-voz de Deus.





Todos que se afastaram de Jeová para seguir a Baal acreditavam que ele tinha o controle sobre os elementos da natureza, por ser o deus da fertilidade e da vida. Deus usou o profeta para anunciar o castigo que virá sobre Israel, uma seca com duração de três anos e seis meses.



Todo Israel saberá que o controle sobre os elementos da natureza quem tem é o Deus de Israel. É Ele que controla os elementos e toda a fertilidade e vida, assim a chuva seria impedida de cair sobre à terra. Essa disciplina afetaria Acabe e Jezabel.


“Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.” (Tiago 5.17).




Os Corvos Alimentam Elias

Deus ordenou a Elias para retirar-se dali, ir para o oriente de Samaria e esconder-se junto ao ribeiro de Querite. Ali Deus sustentou o profeta durante a seca, Elias havia enfrentado Acabe e teria que fugir da fúria do rei.



Todavia o Senhor protegeu o profeta e ordenou aos corvos que o alimente pela manhã e a noite com pão e carne. Os corvos obedeceram à ordem do Senhor. Todas as manhãs levavam pão e carne, e faziam o mesmo à noite. Ele comia e bebia do ribeiro. (cf 1 Reis 17.1-6).





A Viúva de Sarepta Sustenta o Profeta


Passados dias, o ribeiro secou, pois, não havia chuva. Então Deus ordena a Elias que se levante, e o enviou a Sarepta, porque Ele ordenou a uma mulher viúva que o sustentasse. 
Ao chegar em Sarepta, pediu à mulher água e um bocado de pão, porém ela só tinha um punhado de farinha e um pouco de azeite para ela e o filho comerem e depois morrer.



O profeta disse-lhe para não temer e mandou fazer primeiro um bolo para ele e depois fazer para ela e o filho. Pois, Deus falou que a farinha da panela não acabará e o azeite da botija não faltará até que haja chuva sobre a terra. A mulher obedeceu ao homem de Deus e a Palavra se cumpriu. Eles comeram por muitos dias e a fé da mulher foi fortalecida.



O Filho da Viúva

Depois o filho da viúva ficou doente e a enfermidade foi tão grave que ele faleceu. Em meio ao desespero da mãe, o homem de Deus pegou o menino e orou a Deus. Então o Senhor restaurou a vida do moço em resposta à oração de Elias. Esse profeta realizou grandes milagres porque Deus sempre respondia a sua oração. (cf 1 Reis 17.9-24).





Conclusão

Elias foi um homem de oração e muita coragem, porém com as nossas mesmas limitações, após confrontar os reis de Israel, provando o poder de Deus, Elias precisou refugiar-se, contudo Deus o protegeu e providenciou o seu sustento, mesmo no período de seca e fome em Israel.



A farinha da panela não acabou nem o azeite na botija faltou. É assim que Deus faz quando reconhecemos o seu poder e a sua autoridade. Caminhando apenas na direção dEle.


Leia a continuação deste artigo aqui 👉 Elias, Um Verdadeiro Homem de Deus  



Baseado na Bíblia Sagrada



Por Julio Ferreira Lima







Referências dos textos Bíblicos:

Almeida Corrigida Fiel - ACF (Bíblia Online)



Referência Bibliográfica

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra. 2ª edição. Tradução de J. F. de Almeida. Edição revista e atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1999. 1728 p   

Comentários

  1. Bom dia, amigo Julio!
    Que leitura edificante para comecar bem o dia.

    Obrigada pela partilha!

    Ótima terça-feira

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amiga, que bom que gostou, a Palavra de Deus nos fortalece a cada dia. Que o Senhor abençoe a irmã grandemente.

      Um abraço carinhoso na irmã 🤗 Paz!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe o seu comentário para incentivar o nosso trabalho, será de grande valia para o crescimento do blog. Obrigado. Volte sempre.


Postagens mais visitadas deste blog

Jesus Dava Exemplos de Gratidão?

Jacó Foi Trapaceiro?

Terá, Pai de Abraão

A Consolação de Israel