Deus Rejeita Saul Como Rei de Israel

Imagem
Atribuição: Ernst Josephson, Public domain, via Wikimedia Commons Deus Rejeita Saul Como Rei de Israel Israel saiu do sistema de governo teocrático para o monárquico. O primeiro rei foi Saul, ele teve um início brilhante, todavia a rebeldia invadiu o coração de Saul e Deus o rejeitou como rei. Neste blog há informações que relatam desde os tempos dos juízes até Samuel, o último juiz. Quem era Saul? Saul da tribo de Benjamim, filho de Quis, seu nome tem origem no nome hebraico Chaul, derivado do verbo cha’al, que quer dizer “pediu, solicitou, orou por”. Também era o nome original em hebraico do apóstolo Paulo.  Os filhos de Saul eram: Jonatas, Isvi e Malquisua. As filhas: Merebe e Mical, mais nova. Sua mulher chamava-se Ainoã, filha de Aimaãs. O comandante do exército de Saul era Abner, filho de Ner, seu tio. Como Saul se Tornou Rei de Israel Para conhecer a história de Saul precisamos saber como ele se tornou rei de Israel.  Samuel foi sacerdote e juiz, ele liderou Israel sob a orienta

A Fé e A Coragem de Calebe e Josué

 

Terra-prometida
a Providence Litography Company, Domínio, via Wikimedia Commons


A Fé e A Coragem de Calebe e Josué

Calebe e Josué foram dois personagens de muita fé, coragem e determinação, enquanto todos temiam os gigantes, eles não se intimidaram, creram no poder de Deus e tomaram posse da Terra Prometida.



Quando Moisés enviou doze espias à terra de Canaã, cumprindo a ordem de Deus, para trazerem informações da terra. Trouxeram notícias que à terra realmente mana leite e mel, e do vale de Escol pegaram os frutos do lugar, apenas um ramo da videira com um cacho de uvas, precisou de dois homens para carregá-lo sobre uma vara e mostraram as romãs e os figos.



Todavia desanimaram a congregação dizendo ser impossível vencer o povo da terra, pois os homens são de grande estatura, também observaram os filhos de Enaque, descendentes dos gigantes. O povo murmurou contra Moisés e os filhos de Israel queriam voltar ao Egito. Moisés e Arão caíram com os rostos em terra na frente do povo.



Josué e Calebe rasgaram as suas vestes e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel que à terra é boa, se o Senhor se agradar de nós, ela será nossa. Falaram ainda para não se rebelarem contra o Senhor e não temerem o povo dessa terra.


O Povo Queria Eleger um Novo Líder

Moisés-Arão-Josué-Calebe
Horne, Charles F. (Charles Francis), 1870-1942;Brewer, Julius August, 1877-1953, joint ed, 
Sem restrições, via Wikimedia Commons

Foram tantos os milagres de Deus que Josué e Calebe estavam cada vez mais confiantes. Eles tinham coragem, e a fé era a arma mais poderosa que possuíam. O povo não tinha essa mesma fé, os israelitas queriam apedrejar Josué, Calebe e os líderes: Moisés e Arão para elegerem um novo líder e retornarem ao Egito.  




Chegaram a ponto de apedrejá-los, mas a glória do Senhor apareceu na tenda da congregação a todo Israel. Deus castigou os filhos de Israel por murmurarem contra Ele e disse a Moisés e a Arão que todos que murmuram contra o Senhor que tenha de vinte anos para cima não entrarão na terra, salvo Calebe e Josué, e os filhos de todos que desprezaram à terra entrarão.



Disse ainda que o número dos dias em que os espias espiaram à terra, quarenta dias, cada dia representará um ano, e que esta má congregação se consumirá no deserto por quarenta anos (cf Números 14.1-38).



O N.T. nos alerta para não termos um coração perverso de incredulidade que venha nos afastar do Deus vivo como aconteceu com a maioria dos israelitas que pereceram no deserto.

"Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo." (Hebreus 3.12).


"Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto." (1 Coríntios 10.5).




Por que Moisés e Arão não Entraram na Terra Prometida?

Quando faltava comida ou água, o povo contendia com Moisés, eles queriam água, então Deus falou com Moisés. A ordem do Senhor a Moisés foi para ele pegar a vara, e com Arão reunir a comunidade diante da rocha.



E disse a Moisés para falar a rocha e ela verterá água, ele já estava impaciente com o povo e bateu na rocha duas vezes com a vara, devido a esta desobediência, o Senhor disse a Moisés e a Arão que eles não conduzirão esta comunidade para à terra da promessa (cf Números 20.2-12).



Arão morreu no Monte Hor e Moisés fez como o Senhor lhe ordenara, vestindo a roupa do irmão no filho Eleazar, que passou a ser o sacerdote no lugar do pai. Na morte de Moisés, o próprio Deus o sepultou num vale, na terra de Moabe, defronte de "Bete-Peor”. Antes de morrer, Deus mostrou-lhe à terra prometida.



Josué Substitui Moisés

Josué comandou o exército de Israel após a morte de Moisés. Ele e Calebe com o exército de Israel conquistaram terras e atravessaram o rio Jordão a seco, pois Deus abriu o rio para os israelitas passarem. A maior conquista foi a tomada de Jericó, Deus mostrou o seu poder derrubando as muralhas de Jericó.



A fé de Calebe fez com que Deus o preservasse em vida, após quarenta e cinco anos, já com oitenta e cinco anos, estava com a mesma força de quando tinha quarenta anos e reivindicou a Josué a promessa que Deus havia feito através de Moisés. Josué o abençoou e lhe deu Hebron em herança.

"Nenhum dos homens desta maligna geração verá esta boa terra que jurei dar a vossos pais. Salvo Calebe, filho de Jefoné; ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos; porquanto perseverou em seguir ao Senhor." (Deuteronômio 1.35-36).




Conclusão

Calebe e Josué foram grandes guerreiros, porque confiaram no poder de Deus. Todos que acreditaram no poder e na força dos cananeus não entraram na terra que mana leite e mel. A Incredulidade não permite que vivamos o sobrenatural de Deus. Ele honra a nossa  assim como honrou a fé de Calebe e Josué.


"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11.6).



Baseado na Bíblia Sagrada



Por Julio Ferreira Lima







Referências dos textos Bíblicos:

Almeida Corrigida Fiel - ACF (Bíblia Online)



Referência Bibliográfica

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra. 2ª edição. Tradução de J. F. de Almeida. Edição revista e atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1999. 1728 p




Comentários

  1. Seria bom se tivéssemos a fé e a coragem de Calebe e Josué.

    Te desejo uma feliz semana.

    Um abraço amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, sem fé e sem coragem, não há conquistas. Que Deus te abençoe grandemente. Feliz semana pra você também. 🤗

      Excluir

Postar um comentário

Deixe o seu comentário para incentivar o nosso trabalho, será de grande valia para o crescimento do blog. Obrigado. Volte sempre.


Postagens mais visitadas deste blog

Jesus Dava Exemplos de Gratidão?

Jacó Foi Trapaceiro?

Terá, Pai de Abraão

Débora, Uma Mulher Destemida