Calebe e José do Egito, Uma Fé em Comum

A fé de Calebe e de José do Egito

Calebe e José do Egito, Uma Fé em Comum

Calebe foi um guerreiro e José do Egito foi um grande Governador que salvou o Egito e muitas pessoas de outras nações da fome, inclusive todos da sua família.


A princípio parece não haver nada em comum entre eles, mas ao conhecermos a história desses personagens bíblicos, vamos notar que eles tinham algumas semelhanças. A história de Calebe é impactante.

A fé, a coragem, a perseverança e a determinação de Calebe nos leva a crer que ele foi um homem destemido e estava determinado a conquistar as terras de Hebron que Deus o havia prometido por Moisés, quando ele tinha quarenta anos.

No período do cumprimento da promessa, já com oitenta e cinco anos, estava com a mesma força de quando tinha quarenta anos e disposto a lutar para conquistar o que lhe fora prometido.

Quem é Calebe?

Calebe ou Caleb, filho de Jefoné, e representante da tribo de Judá, foi um dos doze homens enviados a Canaã para vigiarem a terra. Entre os doze, apenas ele e Josué creram na conquista da terra prometida.

O otimismo deles não agradou aos israelitas, por isso, os filhos de Israel ficaram tão furiosos, que quase apedrejaram Josué e Calebe, mas a glória do Senhor apareceu na tenda da congregação e acalmou o ânimo dos israelitas (Cf Números 14.10).

O Que Falar de José do Egito

Ele ficou conhecido como José do Egito e é um personagem que eu admiro muito. Leia a história dele, neste artigo: José, de Escravo a Governador do Egito. Ele foi um homem de grande importância por salvar a terra da fome. Podemos observar através da história de José (filho de Jacó), uma fé inabalável.

Ele era o filho preferido de Jacó, por ser o primeiro filho com Raquel, a amada do pai. Jacó teve duas esposas, duas concubinas e doze filhos. Apesar de as histórias de Calebe e José do Egito serem diferentes, há sim, algumas semelhanças. 

José tinha muita fé em Deus, mesmo sendo maltratado, ameaçado de morte pelos irmãos ciumentos e preso injustamente, a sua fé continuou firme no Senhor.

O Que Eles Tinham em Comum?

Para respondermos a essa pergunta é necessário conhecermos um pouco desta história bíblica que se encontra no Antigo Testamento, um pequeno resumo: O povo de Israel era dividido em doze tribos, lembra dos irmãos de José? Essas tribos foram formadas pelos doze filhos de Jacó, mas essa é outra história.

Houve um tempo em que os filhos de Israel cresceram em número e se tornaram uma grande multidão, eles foram escravos no Egito e Deus levantou Moisés para levá-los à terra prometida.


Moisés escolheu doze homens, cada um representando uma tribo, Calebe foi um dos escolhidos como representante da tribo de Judá para irem vigiar as terras de Canaã.

Ao retornarem, confirmaram que à terra é boa, porém temeram o povo da terra, mas Calebe calou os filhos de Israel e disse que certamente a possuirão e prevalecerão contra ela, porém os outros que subiram com ele disse ser impossível possuí-la devido aos gigantes e as cidades fortificadas (cf Números 13:30-33).

A incredulidade dos israelitas fez com que eles ficassem rodeando o deserto por quarenta anos. Tal era a fé de Calebe que Deus o preservou em vida. A promessa feita a ele de que Deus o preservaria em vida está registrada em Deuteronômio 1.35-36:
“Nenhum dos homens desta maligna geração verá esta boa terra que jurei dar a vossos pais. Salvo Calebe, filho de Jefoné; ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos; porquanto perseverou em seguir ao Senhor.”.

A fé de José é comparada a de Calebe

A fé de Calebe o levou a grandes conquistas. O que podemos falar de José? Ele também teve coragem para enfrentar as acusações e mesmo com todas as adversidades, nunca desistiu de crer em Deus e se tornou o segundo homem mais importante do Egito. Teve perseverança e determinação como Calebe.

Calebe e José do Egito

Através dessas semelhanças, podemos ver quais são os principais atributos que precisamos ter para podermos nos tornar vitoriosos como Calebe e José do Egito. Veja:

A fé é a principal virtude de um vitorioso, pois sem fé é impossível agradar a Deus. A fé de Calebe em Deus foi um fator primordial para a sua vitória. Comparando Calebe com José; foi através da fé em Deus que José se tornou Governador do Egito, e em momento algum duvidou de Deus.


A coragem foi um atributo que marcou em Calebe, ele teve coragem e partiu para a luta sem temer o tamanho do adversário. José também não teve medo e mesmo na prisão trabalhou. Ele foi destemido como Calebe.


Outro atributo que não pode faltar naquele que deseja vencer, é a perseverança, quem persevera alcança a vitória, foi o que aconteceu com Calebe, ele não desanimou devido às coisas que pareciam impossíveis. 

José também não desistiu diante das circunstâncias adversas, ele perseverou até o fim mesmo sendo maltratado e preso injustamente.

Quem é determinado, sabe o que quer, e a determinação foi um dos atributos de Calebe, ele projetou a posse da cidade de Hebron e lutou até conseguir a vitória. Não foi diferente com José do Egito que teve sonhos de Deus, ele foi determinado e sabia que Deus, um dia ia se lembrar dele.

A determinação de José foi um dos atributos que o fez prosseguir até o dia que Deus o exaltou e os sonhos de Deus na vida de José se concretizaram.

Se quisermos nos tornar vitoriosos como Calebe e José do Egito, precisamos ter estes quatro atributos:

A fé. Abraão foi justificado pela fé.

"Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça." (Romanos 4.3).


A coragem é um atributo que não pode faltar na vida de um vitorioso.

"Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos." (1 Coríntios 16:13).

A perseverança quem quer alcançar a vitória tem que ser perseverante.

"Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa." (Hebreus 10.36).
 A determinação é o ato de permanecermos firmes.

"Determinarás tu algum negócio, e ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos." (Jó 22.28).


CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA BÍBLICA

NA UDEMY CLIQUE AQUI 👉 https://abre.ai/basicoteo

Conclusão

A Palavra de Deus nos dá muitos exemplos de personagens que foram vitoriosos por seguirem os caminhos do Senhor. Isaque, filho de Abraão, obedeceu à ordem de Deus e permaneceu no lugar onde não havia condições de sobreviver.

Quando todos foram ao Egito em busca de recursos, pois a fome era extrema, ele plantou e semeou naquela terra e o Senhor o abençoou. Leia este artigo: "Por que Você Tá Chateado?" Com Calebe e José do Egito não foi diferente, eles seguiram o caminho do Senhor e tiveram fé, coragem, perseverança, e determinação.


Baseado na Bíblia Sagrada

Por Julio Ferreira Lima



Referências dos textos Bíblicos:

Almeida Corrigida Fiel - ACF (Bíblia Online)

Referência Bibliográfica

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra. 2ª edição. Tradução de J. F. de Almeida. Edição revista e atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1999. 1728 p

Curta a minha Página, visite o meu Canal no You Tube e me segue nas Redes Sociais: Twitter - Instagram - Facebook - Linkedin - Pinterest 

Postar um comentário

Deixe o seu comentário para incentivar o nosso trabalho, será de grande valia para o crescimento do blog. Obrigado. Volte sempre.

Postagem Anterior Próxima Postagem