Isaías, Um Mensageiro da Corte Celestial

Isaías, um mensageiro celestial
Photo by falco on Pixabay

Isaías, Um Mensageiro da Corte Celestial

O Profeta Isaías é uma das figuras mais importantes do Antigo Testamento, ele é conhecido como um mensageiro da Corte Celestial e suas palavras de repreensões, condenações e julgamentos servem para os nossos dias. Neste artigo, vamos explorar a vida e os ensinamentos de Isaías.

Introdução

O profeta Isaías é um dos quatro maiores profetas do Antigo Testamento, com Jeremias, Ezequiel e Daniel. Ele é frequentemente referido como o "Príncipe dos Profetas" devido a seus escritos e profecias impressionantes. Isaías nasceu por volta de 765 a.C. Provavelmente, era de ascendência real, e teve um relacionamento próximo com o rei Ezequias.

Isaías participava ativamente na vida política e espiritual de seu tempo. A sua voz tinha um teor de juízo e uma mensagem de esperança. 

Os seus escritos alertavam sobre as consequências do pecado, contudo continham mensagens de esperança e de conforto. 

O livro do profeta Isaías é um dos mais longos da Bíblia. Neste livro, Isaías entregou profecias poderosas, sendo conhecido como um mensageiro da Corte Celestial.

Ele é mencionado na Bíblia, desde o seu chamado ao ministério profético (cf Isaías 6:1-13) até sua condenação dos falsos profetas (cf Isaías 28:7-13). Ele também é mencionado em livros de 2 Reis, 2 Crônicas, e Jeremias. Isaías é visto como o derradeiro mensageiro de Deus:
“Voz do que clama no deserto: preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.” (Isaías 40.3).

O Papel de Isaías Como Mensageiro

O principal papel de Isaías como mensageiro era de levar uma mensagem de arrependimento ao povo de Israel. Deus o enviou para adverti-los das consequências de suas ações e para encorajá-los a se afastarem de seus caminhos perversos. 

A mensagem dele era uma mensagem dura de castigo e repreensão, em suas mensagens, ele proferia sobre julgamento e esperança.

Isaías era um mensageiro apaixonado e destemido, não tinha medo de falar contra as injustiças e práticas malignas de seu tempo. Era um defensor ousado da justiça e enfrentava os líderes que estavam no poder. 

Sua voz era de esperança e conforto em meio ao caos e ao desespero, as mensagens eram de amor e misericórdia.

O profeta foi uma fonte de esperança e conforto para o povo de Israel. Ele lembrava-lhes que Deus ainda estava com eles e que não os havia abandonado. 

Isaías prometeu-lhes que se eles se arrependerem e se afastarem de suas maldades, receberão o perdão de Deus e serão restituídos.

O profeta Isaías foi enviado pelo Senhor para adverti-los das consequências de suas ações e para encorajá-los a se afastarem de seus caminhos perversos. 

A mensagem de Isaías era uma mensagem de castigo e repreensão, mas era também uma mensagem de esperança e julgamento.

Em suas mensagens usava imagens rigorosas e metáforas poderosas para transmitir a vontade de Deus ao povo. Ele falou contra a maldade e a injustiça do povo de Israel. Também profetizou sobre a vinda do Messias e os advertiu sobre as consequências de suas ações. 

A idolatria, a injustiça e a imoralidade eram relatadas com uma linguagem dura. Suas palavras foram cheias de convicção e poder, e ele não se intimidou de falar a verdade.

Os Julgamentos de Isaías

Isaías também era conhecido por seus julgamentos, pois julgava aqueles que eram maus e aqueles que se recusaram a se arrependerem de seus pecados. 

Todos que praticavam a idolatria, e os que oprimiam os pobres e os necessitados. Os julgamentos de Isaías eram, muitas vezes, duros para os que se recusavam a se arrepender, mas também eram justos.

Os Animais Irracionais Que Reconhecem Seus Donos

O profeta se pronunciou contra aqueles que se recusaram a reconhecer Deus. Ele observou que mesmo os animais mais irracionais, como o burro e o boi, reconhecem seus senhores e os obedecem. Entretanto, os seres humanos não reconhecem a Deus e ignoram suas ordens.

“O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.” (Isaías 1.3).

Os Seres Humanos não Reconhecem a Deus

Suas advertências eram para o povo que não estava reconhecendo Deus e que não eram fiéis a Ele. Isaías alertou Israel de que o não reconhecimento de Deus, e a sua desobediência, levaria o povo a ser confrontado com o julgamento do Senhor e a sua ira. 

Disse ainda que, se eles não se afastarem de suas maldades e se arrependerem de seus pecados, terão que enfrentar o julgamento de Deus e ficarão isolados de sua presença, além de sofrerem consequências graves.

O Significado de Isaías para Hoje

Os ensinamentos do profeta Isaías ainda são relevantes para os nossos dias. Ele falou contra a injustiça e a maldade, e advertiu sobre as consequências de ignorar as ordens de Deus. Aos que não conhecem Deus e não obedecerem às suas ordens, serão julgados por Ele.

A mensagem de Isaías é uma mensagem de esperança e julgamento. E, nos lembra que Deus ainda está conosco e não nos abandonou; se nos afastarmos de nossa maldade e nos arrependermos, seremos abençoados. Assim como, se obedecermos às ordens de Deus e O reconhecermos, seremos recompensados.

A mensagem de Isaías ainda vale hoje. Podemos aprender com sua sabedoria e aplicá-la em nossas próprias vidas. Podemos usar seus ensinamentos para nos guiar e para nos lembrar da importância de reconhecer a Deus e obedecer aos seus mandamentos.

Conclusão

O Profeta Isaías tem sido uma fonte de inspiração e orientação para muitos pastores e pregadores da Palavra de Deus. Seus ensinamentos nos lembram de como devemos agir para receber as bênçãos de Deus e o seu perdão. 

O reconhecimento de quem Ele é vai nos beneficiar com a salvação eterna e seremos recompensados eternamente. Isaías foi um profeta destemido; há um relato na tradição oral judaico que o rei Manassés o perseguiu. Confira:
Manassés não ouvia os profetas e segundo a tradição oral judaica, ‘Talmude de Jerusalém’, diz que o rei Manassés perseguia Isaías para matá-lo, quando Isaías se escondeu em um cedro, as franjas de sua roupa deflagraram sua presença, então o rei mandou serrar o cedro ao meio causando assim a morte de Isaías.


Leia este artigo que fala sobre Manassés 👉 O Fim do Reino de Judá


Baseado na Bíblia Sagrada


Por Julio Ferreira Lima





ABREVIATURAS


cf Conferir




Referência Bibliográfica

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra. 2ª edição. Tradução de J. F. de Almeida. Edição revista e atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1999. 1728 p


Curta a minha Página, visite o meu Canal no You Tube e me segue nas Redes Sociais: Twitter - Instagram - Facebook - Linkedin - Pinterest

Postar um comentário

Deixe o seu comentário para incentivar o nosso trabalho, será de grande valia para o crescimento do blog. Obrigado. Volte sempre.

Postagem Anterior Próxima Postagem