Jesus Irreconhecível a Caminho de Emaús

Jesus a caminho de Emaús
Credito: Foto de Wilmar Zarate: Pexels

Jesus Irreconhecível a Caminho de Emaús

O que dizer dos dois discípulos que caminhavam com Jesus a caminho de Emaús sem ao menos o reconhecer, esse Jesus que foi irreconhecível para os dois discípulos, é aquele que dá vida e vida com abundância.

Emaús foi uma cidade antiga, e a sua localização encontra-se a oeste de Jerusalém. 
A maioria dos manuscritos antigos do Evangelho de Lucas indicam a distância de 60 estádios (cerca de 12 km) entre Jerusalém e Emaús. No entanto, existem vários manuscritos que indicam a distância como 160 estádios.

Através do mapa de Ptolomeu a distância entre Jerusalém e Emaús é de 20 milhas (cerca de 29,5 km). Estes dados são confirmados por testemunhas antigas, incluindo alguns manuscritos antigos e traduções do Evangelho de Lucas (por exemplo, Codex Sinaiticus¹), que indicam a distância entre Emaús e Jerusalém como 160 estádios. 

Flávio Josefo menciona várias vezes Emaús em seus escritos. Fonte dos dados da localização: Wikipédia

Na Bíblia há um relato que Jesus apareceu diante de dois de seus discípulos no caminho de Emaús após a sua ressurreição (cf Lucas 24:13-35).

Emaús é uma palavra grega “Νικόπολις” seu significado é água quente ou banhos quentes. 

Essa palavra deriva da expressão hebraica “אמאוס” é provável que tenha o significado de fontes termais, também pode significar águas que curam devido às águas termais onde as pessoas tratavam suas enfermidades.

Ao pensarmos em Jesus, temos em mente uma pessoa reconhecível em nossas vidas. Pensamos em seus atributos, em uma pessoa compassiva e onisciente, que está sempre conosco. 

Mas a Bíblia relata uma história que nos surpreende e nos faz indagar, será que Jesus é irreconhecível e misterioso? Esta é a história de Jesus no caminho de Emaús.


Como é a História de Emaús na Bíblia?

É uma história do Evangelho de Lucas que narra o encontro entre Jesus e dois de seus discípulos no caminho de Emaús. Um dos discípulos se chama Cléopas, o outro não é informado o seu nome, eles caminhavam para uma aldeia chamada Emaús. 

No caminho, Jesus aparece para eles, mas não o reconhecem. Eles conversam com Jesus sobre todos os acontecimentos recentes que aconteceram em Jerusalém, inclusive sobre a crucificação de Jesus.

No versículo 25 de Lucas 24, Jesus se revela a eles, mas a atenção deles estava voltada para os acontecimentos do momento, eles não tinham o coração voltado para a Palavra. Jesus disse que os seus corações estavam duros para crer nas Escrituras.

Ao chegarem em Emaús, Jesus ia continuar sua viagem. Mas os dois discípulos pediram a Jesus para ficar com eles. Já na casa, Jesus estava sentado à mesa com os discípulos, Ele tomou o pão, abençoou-o e ao partir do pão, os olhos dos discípulos se abriram; e ao reconhecerem o Mestre, Jesus desapareceu.

Foi o partir do pão que fez a diferença na vida daqueles discípulos. Por que eles não o reconheceram antes? Creio ter sido a vontade do Senhor aparecer a Cléopas e ao seu companheiro como um viajante irreconhecível, já que seria impossível não reconhecer Jesus, inclusive através da sua voz e pelo seu jeito de falar, concorda?

Se olharmos para o exemplo do apóstolo Pedro, reconhecido pelo seu jeito de falar quando negou a Jesus três vezes antes que o galo cantasse, podemos confirmar essa verdade.
Mas ele o negou outra vez. E pouco depois os que ali estavam disseram outra vez a Pedro: Verdadeiramente tu és um deles, porque és também galileu, e tua fala é semelhante (Marcos 14.70 ACF).

👉 Segundo o comentarista da Bíblia de Estudo de Genebra: Os judeus da Judéia desprezavam os judeus da Galileia, pois eram considerados cultural e religiosamente inferiores. Os modos e o sotaque de Pedro denunciaram-no, especialmente no pátio de um aristocrata saduceu.


O Que Jesus Pode nos Revelar no Caminho de Emaús?

Pode-se observar que essa história tem muito a nos revelar sobre Jesus, ela nos revela que Jesus está sempre conosco, mesmo quando estamos despercebidos; revela também que Ele é o mestre pronto para nos ensinar e nos corrigir. 

O Jesus irreconhecível para os discípulos mostra que mesmo os que são mais próximos dEle podem confundi-lo. Revela que Jesus nem sempre é o que queremos que ele seja. Também revela que Jesus pode ser encontrado em lugares inesperados.


O Significado da Irreconhecibilidade de Jesus

Por que seus discípulos não o reconheceram, se ele não estava desconfigurado?

Pois é, eles estavam tão preocupados com o sistema político da época e com as suas expectativas frustradas, que ficaram com as suas percepções debilitadas, impedidos de reconhecerem aquele que estava sempre com eles. 

A incredulidade foi um dos fatores que levaram os próprios discípulos de Jesus ao não reconhecimento do Mestre.

A história do irreconhecível Jesus no caminho de Emaús revela que Jesus não é limitado pelas nossas expectativas e desejos. Ele não é limitado pelo que sabemos sobre ele. Ele está sempre trabalhando no mundo espiritual, mesmo que não o reconheçamos.


O Que Podemos Aprender com o Irreconhecível Jesus?

Aprendemos que não podemos deixar as preocupações tomarem o lugar precioso de Jesus nas nossas vidas. É necessário preencher o nosso tempo com a Palavra de Deus. Precisamos crer mais na Palavra para podermos reconhecer a voz de Cristo. 

A história do irreconhecível Jesus também nos ensina que devemos estar atentos ao inesperado e aos mistérios de Jesus. Devemos estar propensos a entender que Jesus está muito além da nossa imaginação, também precisamos nos dispor a aceitar que Jesus está acima da nossa compreensão.


Conclusão

Há muitas revelações na história do irreconhecível Jesus no caminho de Emaús. Os discípulos que caminhavam com Jesus a caminho de Emaús estavam cegos e surdos, pois caminhavam com aquEle que oferece a vida, mas não viram a verdadeira identidade daquEle que estava caminhando com eles.

Seus olhos estavam voltados para os acontecimentos, que segundo eles, eram de tristezas. Há uma certa displicência, quando se refere a espiritualidade, muitos estão desacreditados das evidências espirituais, não conheceram Jesus e nem reconheceram a voz do Mestre

A grande verdade é que estamos tão preocupados com tantas coisas que nos rodeiam, que desperdiçamos o nosso precioso tempo, desviando o nosso olhar da vida com abundância para a vida vazia sem Deus.


Informações

1 - Codex Siniticus - Codex Sinaiticus é um dos livros mais importantes do mundo. Escrito à mão há mais de 1.600 anos, o manuscrito contém a Bíblia cristã em grego, incluindo a cópia completa mais antiga do Novo Testamento. Seu texto fortemente corrigido é de extrema importância para a história da Bíblia e o manuscrito – o livro substancial mais antigo que sobreviveu à Antiguidade – é de suprema importância para a história do livro. Fonte: https://www.codexsinaiticus.org/en/

Por Julio Ferreira Lima






ABREVIATURAS


cf Conferir



Referência Bibliográfica

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra. 2ª edição. Tradução de J. F. de Almeida. Edição revista e atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1999. 1728 p

Curta a minha Página, visite o meu Canal no You Tube e me segue nas Redes Sociais: Twitter - Instagram - Facebook - Linkedin - Pinterest

Postar um comentário

Deixe o seu comentário para incentivar o nosso trabalho, será de grande valia para o crescimento do blog. Obrigado. Volte sempre.

Postagem Anterior Próxima Postagem