A Fé e A Coragem de Calebe e Josué

Terra prometida, arca

a Providence Litography Company, Domínio, via Wikimedia Commons

A Fé e A Coragem de Calebe e Josué

Calebe e Josué foram dois personagens de muita fé, coragem e determinação, enquanto todos temiam os gigantes, eles não se intimidaram, creram no poder de Deus e tomaram posse da Terra Prometida.

Quando Moisés enviou doze espias à terra de Canaã, cumprindo a ordem de Deus, para trazerem informações da terra. Trouxeram notícias que à terra realmente mana leite e mel, e do vale de Escol pegaram os frutos do lugar, apenas um ramo da videira com um cacho de uvas, precisou de dois homens para carregá-lo sobre uma vara e mostraram as romãs e os figos.

Todavia desanimaram a congregação dizendo ser impossível vencer o povo da terra, pois os homens são de grande estatura, também observaram os filhos de Enaque, descendentes dos gigantes. O povo murmurou contra Moisés e os filhos de Israel queriam voltar ao Egito. Moisés e Arão caíram com os rostos em terra na frente do povo.

Josué e Calebe rasgaram as suas vestes e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel que à terra é boa, se o Senhor se agradar de nós, ela será nossa. Falaram ainda para não se rebelarem contra o Senhor e não temerem o povo dessa terra.

O Povo Queria Eleger um Novo Líder

Josuá, Calebe e os líderes Moisés e Arão
Horne, Charles F. (Charles Francis), 1870-1942;Brewer, Julius August, 1877-1953, joint ed, 
Sem restrições, via Wikimedia Commons

Foram tantos os milagres de Deus que Josué e Calebe estavam cada vez mais confiantes. Eles tinham coragem, e a fé era a arma mais poderosa que possuíam. 

O povo não tinha essa mesma fé, os israelitas queriam apedrejar Josué, Calebe e os líderes: Moisés e Arão para elegerem um novo líder e retornarem ao Egito.  

Chegaram a ponto de apedrejá-los, mas a glória do Senhor apareceu na tenda da congregação a todo Israel. Deus castigou os filhos de Israel por murmurarem contra Ele e disse a Moisés e a Arão que todos que murmuram contra o Senhor que tenha de vinte anos para cima não entrarão na terra, salvo Calebe e Josué, e os filhos de todos que desprezaram à terra entrarão.

Disse ainda que o número dos dias em que os espias espiaram à terra, quarenta dias, cada dia representará um ano, e que esta má congregação se consumirá no deserto por quarenta anos (cf Números 14.1-38).

O N.T. nos alerta para não termos um coração perverso de incredulidade que venha nos afastar do Deus vivo como aconteceu com a maioria dos israelitas que pereceram no deserto.
"Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo." (Hebreus 3.12).

"Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto." (1 Coríntios 10.5).


Por que Moisés e Arão não Entraram na Terra Prometida?

Quando faltava comida ou água, o povo contendia com Moisés, eles queriam água, então Deus falou com Moisés. A ordem do Senhor a Moisés foi para ele pegar a vara, e com Arão reunir a comunidade diante da rocha.

E disse a Moisés para falar a rocha e ela verterá água, ele já estava impaciente com o povo e bateu na rocha duas vezes com a vara, devido a esta desobediência, o Senhor disse a Moisés e a Arão que eles não conduzirão esta comunidade para à terra da promessa (cf Números 20.2-12).

Arão morreu no Monte Hor e Moisés fez como o Senhor lhe ordenara, vestindo a roupa do irmão no filho Eleazar, que passou a ser o sacerdote no lugar do pai. Na morte de Moisés, o próprio Deus o sepultou num vale, na terra de Moabe, defronte de "Bete-Peor”. Antes de morrer, Deus mostrou-lhe à terra prometida.

Josué Substitui Moisés

Josué comandou o exército de Israel após a morte de Moisés. Ele e Calebe com o exército de Israel conquistaram terras e atravessaram o rio Jordão a seco, pois Deus abriu o rio para os israelitas passarem. A maior conquista foi a tomada de Jericó, Deus mostrou o seu poder derrubando as muralhas de Jericó.

A fé de Calebe fez com que Deus o preservasse em vida, após quarenta e cinco anos, já com oitenta e cinco anos, estava com a mesma força de quando tinha quarenta anos e reivindicou a Josué a promessa que Deus havia feito através de Moisés. Josué o abençoou e lhe deu Hebron em herança.
"Nenhum dos homens desta maligna geração verá esta boa terra que jurei dar a vossos pais. Salvo Calebe, filho de Jefoné; ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos; porquanto perseverou em seguir ao Senhor." (Deuteronômio 1.35-36).

CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA BÍBLICA

NA UDEMY CLIQUE AQUI 👉 https://abre.ai/basicoteo

Conclusão

Calebe e Josué foram grandes guerreiros, porque confiaram no poder de Deus. Todos que acreditaram no poder e na força dos cananeus não entraram na terra que mana leite e mel. 

A Incredulidade não permite que vivamos o sobrenatural de Deus. Ele honra a nossa  assim como honrou a fé de Calebe e Josué.
"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11.6).


Baseado na Bíblia Sagrada


Por Julio Ferreira Lima



Referências dos textos Bíblicos:

Almeida Corrigida Fiel - ACF (Bíblia Online)

Referência Bibliográfica

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra. 2ª edição. Tradução de J. F. de Almeida. Edição revista e atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1999. 1728 p


Curta a minha Página, visite o meu Canal no You Tube e me segue nas Redes Sociais: Twitter - Instagram - Facebook - Linkedin - Pinterest 

2 Comentários

Deixe o seu comentário para incentivar o nosso trabalho, será de grande valia para o crescimento do blog. Obrigado. Volte sempre.

  1. Seria bom se tivéssemos a fé e a coragem de Calebe e Josué.

    Te desejo uma feliz semana.

    Um abraço amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, sem fé e sem coragem, não há conquistas. Que Deus te abençoe grandemente. Feliz semana pra você também. 🤗

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem