A Fonte Transformadora de Água Viva

Fonte de Água
Foto modificada Fonte: Pikist

A Fonte Transformadora de Água Viva

A Fonte de água viva que transforma vidas, assim como transformou a vida da mulher samaritana; essa mesma fonte inspirou o rei Davi a compor o Salmo 63, uma demonstração de intimidade com Deus. 

 
Ela pode ser entendida como uma corrente de água pura própria para saciar a nossa sede, mas será que era essa água que Davi tanto ansiava no deserto? Quando pensamos numa fonte transbordante imaginamos abundância de água. Literalmente a água nos remete a vida.
 

A Importância da Água

O homem pode aguentar 40 dias sem comer, todavia sem água, dependendo das condições físicas, não suportaria viver mais de 72 horas, segundo os especialistas da área médica. 
 
A vida é muito valiosa para o homem, por isso, ao sermos ameaçados por alguém, procuramos um refúgio. Tememos perder o bem mais valioso que foi dado por Deus quando Ele formou o homem no Jardim do Éden, o fôlego da vida.
"E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente." (Gênesis 2:7).

A água é tão importante para o homem que 70% do corpo humano é constituído de água. Ela está presente nas várias funções do corpo.
 

Além de remover substâncias tóxicas do corpo através do suor e da urina, também ajuda a reidratar e transportar nutrientes como oxigênio e sais minerais para as células.

Deserto, Lugar de Refúgio e Sequidão

Quando o rei Davi fugiu da fúria de Saul, compôs o Salmo 63 no deserto de Judá. Como era o clima nesse deserto? O clima desértico ou árido é o tipo de clima que existe na região do deserto da Judeia e é caracterizado por baixa pluviosidade.
 

No deserto da Judeia, há altas temperaturas durante o dia e quedas acentuadas à noite, que resultam numa maior variação de temperaturas ambientes. A temperatura média no deserto da Judeia pode chegar a 40 graus no verão e 0 graus no inverno. Fonte do clima: Info Escola

Podemos imaginar as dificuldades que Davi enfrentou com esse clima desértico, contudo o que ele queria era saciar a sede espiritual que tomava conta da sua alma.
 
Esse salmo expressa a confiança que o salmista tem em Deus. Davi anela pela presença do Senhor, ele tem sede de Deus.

No deserto, sentimos sede, fome e cansaço. Depois vem o desânimo e a tristeza, logo ficamos fracos e abatidos. Apesar disso, Davi não queria saber da perseguição do rei Saul nem da fome nem da água natural que sacia a sede do homem.
  
A sede de Davi era de água viva, Ele ansiava por Deus, e aqueles que anseiam pela presença do Senhor não podem viver sem a presença dEle nem por um momento.
“O Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água;” (Salmos 63.1).


Somente em oração e de coração pleno para com Deus podemos alcançar esse relacionamento íntimo com Ele.
"E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede." (João 6:35).

A Samaritana Bebe Dessa Água Viva

Quando Jesus passava por Samaria encontrou uma mulher que tirava água do poço, Ele pediu água à samaritana e ela o questionou, pois não era comum um judeu falar com uma samaritana.
“Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.” (João 4.10).

O mestre dialogou com ela. A samaritana ficou admirada com as palavras do Senhor, porém, ela pensava que Jesus estava se referindo a água que puxava do poço e perguntou-lhe onde tiraria essa água:
“Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;
 
Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” (João 4.13,14).

A samaritana continuou sem entender nada, então o Senhor revela que ela teve cinco maridos e que aquele com quem estava não era seu marido.
 
A mulher viu que ele era um profeta, mas ela não o conhecia. Assim que Jesus se apresentou como o Messias, ela creu em Jesus e ficou tão maravilhada que anunciou na cidade As Boas Novas:
“Deixou, pois, a mulher o seu cántaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo? Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele.” (João 4.28-30).

A sede de Davi

Muitas vezes, estamos mais preocupados com coisas materiais e deixamos pouco tempo para os assuntos espirituais.
 
Davi é um exemplo de adorador e tem todas as características de fidelidade, além de ser obediente a Deus, ele consultava os sacerdotes e profetas para saber se ia à guerra ou não.
 
Deus sempre foi o primeiro em suas decisões. Ele admitia que era um pecador, mas se arrependia profundamente dos seus pecados, pois a sua alma tinha sede de Deus.

A Água que Transforma

A mulher samaritana era despresada nessa cidade, e as pessoas a rejeitavam, por conta da sua conduta, mas Jesus fez uma mudança radical na vida dessa mulher transformando-a em uma evangelista e uma adoradora.
 
 A fonte de água viva transbordou na vida dessa mulher, assim que ela experimentou dessa água, ficou tão impactada que largou o cântaro e chamou os homens da cidade para conhecerem Jesus e experimentarem dessa água transformadora.

 

Conclusão

Essa "água viva" que Jesus ofereceu à mulher samaritana e que Davi tanto almejava, se refere a água da vida, Ela anunciou o Evangelho de Jesus ao povo daquela cidade. Muitos que ouviram Jesus creram nEle, porque aceitaram a água da vida e nasceram de novo.

Quando vivemos o Evangelho de Jesus, damos liberdade para que a fonte de água viva flua no nosso interior. Essa fonte de água viva nada mais é do que o próprio Espírito Santo. Deixa Ele fluir em você e verás a diferença que fará.
"E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação." (Isaías 12:3).
 

Baseado na Bíblia Sagrada


Por Julio Ferreira Lima



ABREVIATURAS


cf Conferir

Referências dos textos Bíblicos:

Almeida Corrigida Fiel - ACF (Bíblia Online)

Referência Bibliográfica

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra. 2ª edição. Tradução de J. F. de Almeida. Edição revista e atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1999. 1728 p

Curta a minha Página, visite o meu Canal no You Tube e me segue nas Redes Sociais: Twitter - Instagram - Facebook - Linkedin - Pinterest

2 Comentários

Deixe o seu comentário para incentivar o nosso trabalho, será de grande valia para o crescimento do blog. Obrigado. Volte sempre.

  1. Texto maravilhoso e que me edificou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, obrigado pelo incentivo. Que Deus continue abençoando a sua vida.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem