Davi e Áquis da Filístia, o Fim de Saul

Imagem
  Davi e Áquis da Filístia, o Fim de Saul DAVI PARTE 3   Davi, temendo perecer pelas mãos de Saul, partiu imediatamente para a terra dos filisteus com seus seiscentos homens e suas duas esposas, Ainoã e Abigail, viúva de Nabal, o rei dos filisteus, Aquis, gostou de Davi e deu-lhe a cidade de Ziclague. Quando Saul soube que Davi estava em Gate, cessou com a perseguição. Davi habitou um ano e quatro meses nesta cidade, neste período, ele combateu os inimigos do povo de Deus. O rei dos filisteus confiava em Davi e o levou para enfrentar o exército de Israel. Aquis estava na retaguarda do exército filisteu com Davi e seus homens, mas os conselheiros do rei opôs-se a decisão de ele levar Davi para a guerra contra o seu povo. Aquis tentou convencê-los de que Davi era de confiança, contudo os conselheiros não permitiram. Davi fingiu estar inconformado, e retornou para casa. Com certeza, Deus impediu que Davi lutasse contra seus irmãos. Todavia, ao chegarem à cidade de Ziclague ao terceiro di

Jesus Testemunha a Respeito de Natanael

 

Árvore da figueira

Jesus Testemunha a Respeito de Natanael


Quando Natanael foi até Jesus e ouviu o mestre testemunhar a seu respeito, ficou tão surpreso com a revelação do Senhor que teve a certeza de que Jesus é o Filho de Deus.


A princípio, parece que Natanael mostrou algum ceticismo em relação a Jesus quando perguntou a Filipe se algo de bom poderia vir de Nazaré (cf João 1:46).



É como se estivesse perguntando a Filipe: Você tem certeza de que Ele é de Nazaré? Todavia, o que muitos podem não saber, é que Natanael conhecia as escrituras.




Natanael Também é Chamado de Bartolomeu?


Sim, ele é Natanael em João 1.45-49 e 21.2, e é chamado de Bartolomeu em Mateus 10.3, Marcos 3.18, Lucas 6.14 e Atos 1.13. O nome Natanael é comum em várias passagens do Antigo Testamento: como líder da tribo de Issacar em Números 2:5; 7.18; 10.15. Também pode ser encontrado em 1 Crônicas 15:24; 24.6; 2 Crônicas 17.7; 35.9 e Esdras 10.22.



Apesar de haver algumas divergências, Natanael é o mesmo Bartolomeu dos Evangelhos Sinóticos, pois muitos intérpretes acreditam que Bartolomeu não seja um nome próprio, por ter poucas informações sobre ele.



O significado de Bartolomeu, em aramaico é "filho de Talmay" e em grego é "filho de Ptolomeu", isso nos leva a crer que Bartolomeu não era o seu nome e sim uma indicação de quem, era filho.




Quem é Natanael


O Natanael que vamos conhecer é o personagem bíblico do Novo Testamento, ele foi um dos doze apóstolos de Jesus. O significado do seu nome é "Deus deu", "dom de Deus" ou "presente de Deus".


Jesus havia partido para a Galileia, quando encontrou Filipe disse-lhe para segui-lo. Filipe achou a Natanael e lhe disse: "Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José".


Essa declaração de Filipe deixou Natanael confuso, aqui pode-se entender que Natanael tinha conhecimento das Escrituras. Porque havia profecias a respeito do Messias de que Ele viria de Belém: 


“O Senhor Deus diz: —Belém-Efrata, você é uma das menores cidades de Judá, mas do seu meio farei sair aquele que será o rei de Israel. Ele será descendente de uma família que começou em tempos antigos, num passado muito distante.” (Miquéias 5:2).


No Evangelho de João há um relato com certas divergências de opiniões acerca de Jesus, uns diziam que Ele vem da Galileia, já outros afirmam que Ele é de Belém como diz a Escritura:
“Outros diziam: —Ele é o Messias! E ainda outras pessoas perguntavam: —Mas será que o Messias virá da Galiléia? As Escrituras Sagradas dizem que o Messias será descendente de Davi e vai nascer em Belém, onde Davi morou.”  (João 7.41-42).


Natanael foi ter com Jesus e ficou surpreso ao vê-lo testemunhar dele dizendo ser Natanael um verdadeiro israelita, em quem não há engano. (cf João 1.47).


Acredito que Natanael pensou que Filipe havia falado a Jesus sobre ele, então Natanael perguntou a Jesus de onde o mestre o conhecia.


Quando ouviu Jesus responder que o viu antes que Filipe o chamasse e que ele estava debaixo da figueira. Natanael não tinha mais dúvidas de que Jesus era o filho de Deus, o Rei de Israel (cf João 1.48-49).

Natanael tinha visto o suficiente e estava convencido de que Jesus era o Filho de Deus. Então Jesus diz a Natanael que ele verá coisas maiores do que esta, apenas porque ele creu que o Mestre o viu debaixo da figueira:

“Jesus respondeu: —Você crê em mim só porque eu disse que tinha visto você debaixo da figueira? Pois você verá coisas maiores do que esta. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.” (João 1.50-51).


Jesus está dizendo a Natanael que ele verá o propósito de Deus para a redenção da humanidade através deste Nazareno que ele acabou de confirmar ser o filho do Deus vivo.


“Natanael verá o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem” esses anjos são os mensageiros de Deus, eles sobem com relatos dos acontecimentos da terra.

“Então aqueles anjos disseram ao anjo que estava no meio das moitas: —Acabamos de andar por toda a terra e vimos que tudo está calmo e em paz.” (Zacarias 1.11).


Essa afirmação de Jesus a Natanael se assemelha a escada, do sonho de Jacó, que está entre o céu e a terra (cf Gn 10.12-13), ela pode ser interpretada como a prefiguração de Jesus Cristo, pois, ele dá acesso ao Pai como está escrito em Efésios 2.18.





Jesus Era Judeu ou Nazareno


Havia uma diferença entre judeus e samaritanos, leia sobre essa diferença neste artigo: Samaritanos e Judeus Adoradores em Conflitos, Samaria era uma das cidades da Galileia assim como a cidade de Nazaré onde Jesus foi criado. No norte de Israel fica a Galileia e no Sul fica a Judéia, lugar do nascimento de Jesus na cidade de Jerusalém.



— Pouca gente sabe, mas a região em que Jesus cresceu, conhecida como Galiléia, ou Baixa Galiléia, era a região mais próspera do mundo, com sua pesca comercial e atividades agrícolas. A Galiléia era populosa, próspera e exportava grãos, óleo e peixe.
Fonte: unitur



As principais cidades da Galileia no tempo de Jesus eram Nazaré, Cafarnaum e Tiberíades.

Foi em Nazaré que Maria e José viveram, onde Jesus passou a maior parte de sua infância. Na Galiléia foi o lugar que Ele mais operou Milagres e maravilhas e desenvolveu seu ministério. Jesus também esteve na Judéia e foi reconhecido como rei.





Natanael Fazia o Que Debaixo da Figueira? 


Segundo a tradição, debaixo da figueira é lugar de leitura e meditação, de acordo com o texto do Evangelho de João, Natanael estaria meditando nas escrituras. Ele tinha conhecimento das profecias a respeito do Messias.



– Segundo Yanki Tauber, escritor e editor hassídico, a figueira era a “Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal” e o seu fruto deu origem ao primeiro pecado cometido por Adão e Eva. Fonte: pt.chabad.org



Existem algumas histórias de Natanael debaixo da figueira que não estão na Bíblia. O historiador Flavius Josephus diz que Natanael foi enrolado e escondido debaixo da figueira para escapar da matança que houve no mesmo tempo do nascimento de Jesus.


Assim como João Batista, morava nas montanhas e escapou da espada de Herodes, o próprio Jesus foi escondido no Egito. Poucos meninos escaparam nessa época.

Quando Herodes viu que os visitantes do Oriente o haviam enganado, ficou com muita raiva e mandou matar, em Belém e nas suas vizinhanças, todos os meninos de menos de dois anos. Ele fez isso de acordo com a informação que havia recebido sobre o tempo em que a estrela havia aparecido.” (Mateus 2:16).




Conclusão 


A conclusão mais lógica é a de que Natanael estudava as Escrituras em busca de conhecimento, era sincero e aguardava as promessas divinas.

“Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será o nosso rei. Ele será chamado de ‘Conselheiro Maravilhoso’, ‘Deus Poderoso’, ‘Pai Eterno’, ‘Príncipe da Paz’” (Isaías 9:6).



Baseado na Bíblia Sagrada



Por Julio Ferreira Lima

 





ABREVIATURAS


cf Conferir

 

Referências dos textos Bíblicos:

Almeida Corrigida Fiel - ACF (Bíblia Online)


Referência Bibliográfica

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra. 2ª edição. Tradução de J. F. de Almeida. Edição revista e atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1999. 1728 p

 

Comentários


Postagens mais visitadas deste blog

Jesus Dava Exemplos de Gratidão?

Jacó Foi Trapaceiro?

Terá, Pai de Abraão

Débora, Uma Mulher Destemida