Deus Rejeita Saul Como Rei de Israel

Imagem
Atribuição: Ernst Josephson, Public domain, via Wikimedia Commons Deus Rejeita Saul Como Rei de Israel Israel saiu do sistema de governo teocrático para o monárquico. O primeiro rei foi Saul, ele teve um início brilhante, todavia a rebeldia invadiu o coração de Saul e Deus o rejeitou como rei. Neste blog há informações que relatam desde os tempos dos juízes até Samuel, o último juiz. Quem era Saul? Saul da tribo de Benjamim, filho de Quis, seu nome tem origem no nome hebraico Chaul, derivado do verbo cha’al, que quer dizer “pediu, solicitou, orou por”. Também era o nome original em hebraico do apóstolo Paulo.  Os filhos de Saul eram: Jonatas, Isvi e Malquisua. As filhas: Merebe e Mical, mais nova. Sua mulher chamava-se Ainoã, filha de Aimaãs. O comandante do exército de Saul era Abner, filho de Ner, seu tio. Como Saul se Tornou Rei de Israel Para conhecer a história de Saul precisamos saber como ele se tornou rei de Israel.  Samuel foi sacerdote e juiz, ele liderou Israel sob a orienta

Jesus Testemunha a Respeito de Natanael

 

Árvore da figueira

Jesus Testemunha a Respeito de Natanael


Quando Natanael foi até Jesus e ouviu o mestre testemunhar a seu respeito, ficou tão surpreso com a revelação do Senhor que teve a certeza de que Jesus é o Filho de Deus.


A princípio, parece que Natanael mostrou algum ceticismo em relação a Jesus quando perguntou a Filipe se algo de bom poderia vir de Nazaré (cf João 1:46).



É como se estivesse perguntando a Filipe: Você tem certeza de que Ele é de Nazaré? Todavia, o que muitos podem não saber, é que Natanael conhecia as escrituras.




Natanael Também é Chamado de Bartolomeu?


Sim, ele é Natanael em João 1.45-49 e 21.2, e é chamado de Bartolomeu em Mateus 10.3, Marcos 3.18, Lucas 6.14 e Atos 1.13. O nome Natanael é comum em várias passagens do Antigo Testamento: como líder da tribo de Issacar em Números 2:5; 7.18; 10.15. Também pode ser encontrado em 1 Crônicas 15:24; 24.6; 2 Crônicas 17.7; 35.9 e Esdras 10.22.



Apesar de haver algumas divergências, Natanael é o mesmo Bartolomeu dos Evangelhos Sinóticos, pois muitos intérpretes acreditam que Bartolomeu não seja um nome próprio, por ter poucas informações sobre ele.



O significado de Bartolomeu, em aramaico é "filho de Talmay" e em grego é "filho de Ptolomeu", isso nos leva a crer que Bartolomeu não era o seu nome e sim uma indicação de quem, era filho.




Quem é Natanael


O Natanael que vamos conhecer é o personagem bíblico do Novo Testamento, ele foi um dos doze apóstolos de Jesus. O significado do seu nome é "Deus deu", "dom de Deus" ou "presente de Deus".


Jesus havia partido para a Galileia, quando encontrou Filipe disse-lhe para segui-lo. Filipe achou a Natanael e lhe disse: "Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José".


Essa declaração de Filipe deixou Natanael confuso, aqui pode-se entender que Natanael tinha conhecimento das Escrituras. Porque havia profecias a respeito do Messias de que Ele viria de Belém: 


“O Senhor Deus diz: —Belém-Efrata, você é uma das menores cidades de Judá, mas do seu meio farei sair aquele que será o rei de Israel. Ele será descendente de uma família que começou em tempos antigos, num passado muito distante.” (Miquéias 5:2).


No Evangelho de João há um relato com certas divergências de opiniões acerca de Jesus, uns diziam que Ele vem da Galileia, já outros afirmam que Ele é de Belém como diz a Escritura:
“Outros diziam: —Ele é o Messias! E ainda outras pessoas perguntavam: —Mas será que o Messias virá da Galiléia? As Escrituras Sagradas dizem que o Messias será descendente de Davi e vai nascer em Belém, onde Davi morou.”  (João 7.41-42).


Natanael foi ter com Jesus e ficou surpreso ao vê-lo testemunhar dele dizendo ser Natanael um verdadeiro israelita, em quem não há engano. (cf João 1.47).


Acredito que Natanael pensou que Filipe havia falado a Jesus sobre ele, então Natanael perguntou a Jesus de onde o mestre o conhecia.


Quando ouviu Jesus responder que o viu antes que Filipe o chamasse e que ele estava debaixo da figueira. Natanael não tinha mais dúvidas de que Jesus era o filho de Deus, o Rei de Israel (cf João 1.48-49).

Natanael tinha visto o suficiente e estava convencido de que Jesus era o Filho de Deus. Então Jesus diz a Natanael que ele verá coisas maiores do que esta, apenas porque ele creu que o Mestre o viu debaixo da figueira:

“Jesus respondeu: —Você crê em mim só porque eu disse que tinha visto você debaixo da figueira? Pois você verá coisas maiores do que esta. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.” (João 1.50-51).


Jesus está dizendo a Natanael que ele verá o propósito de Deus para a redenção da humanidade através deste Nazareno que ele acabou de confirmar ser o filho do Deus vivo.


“Natanael verá o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem” esses anjos são os mensageiros de Deus, eles sobem com relatos dos acontecimentos da terra.

“Então aqueles anjos disseram ao anjo que estava no meio das moitas: —Acabamos de andar por toda a terra e vimos que tudo está calmo e em paz.” (Zacarias 1.11).


Essa afirmação de Jesus a Natanael se assemelha a escada, do sonho de Jacó, que está entre o céu e a terra (cf Gn 10.12-13), ela pode ser interpretada como a prefiguração de Jesus Cristo, pois, ele dá acesso ao Pai como está escrito em Efésios 2.18.





Jesus Era Judeu ou Nazareno


Havia uma diferença entre judeus e samaritanos, leia sobre essa diferença neste artigo: Samaritanos e Judeus Adoradores em Conflitos, Samaria era uma das cidades da Galileia assim como a cidade de Nazaré onde Jesus foi criado. No norte de Israel fica a Galileia e no Sul fica a Judéia, lugar do nascimento de Jesus na cidade de Jerusalém.



— Pouca gente sabe, mas a região em que Jesus cresceu, conhecida como Galiléia, ou Baixa Galiléia, era a região mais próspera do mundo, com sua pesca comercial e atividades agrícolas. A Galiléia era populosa, próspera e exportava grãos, óleo e peixe.
Fonte: unitur



As principais cidades da Galileia no tempo de Jesus eram Nazaré, Cafarnaum e Tiberíades.

Foi em Nazaré que Maria e José viveram, onde Jesus passou a maior parte de sua infância. Na Galiléia foi o lugar que Ele mais operou Milagres e maravilhas e desenvolveu seu ministério. Jesus também esteve na Judéia e foi reconhecido como rei.





Natanael Fazia o Que Debaixo da Figueira? 


Segundo a tradição, debaixo da figueira é lugar de leitura e meditação, de acordo com o texto do Evangelho de João, Natanael estaria meditando nas escrituras. Ele tinha conhecimento das profecias a respeito do Messias.



– Segundo Yanki Tauber, escritor e editor hassídico, a figueira era a “Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal” e o seu fruto deu origem ao primeiro pecado cometido por Adão e Eva. Fonte: pt.chabad.org



Existem algumas histórias de Natanael debaixo da figueira que não estão na Bíblia. O historiador Flavius Josephus diz que Natanael foi enrolado e escondido debaixo da figueira para escapar da matança que houve no mesmo tempo do nascimento de Jesus.


Assim como João Batista, morava nas montanhas e escapou da espada de Herodes, o próprio Jesus foi escondido no Egito. Poucos meninos escaparam nessa época.

Quando Herodes viu que os visitantes do Oriente o haviam enganado, ficou com muita raiva e mandou matar, em Belém e nas suas vizinhanças, todos os meninos de menos de dois anos. Ele fez isso de acordo com a informação que havia recebido sobre o tempo em que a estrela havia aparecido.” (Mateus 2:16).




Conclusão 


A conclusão mais lógica é a de que Natanael estudava as Escrituras em busca de conhecimento, era sincero e aguardava as promessas divinas.

“Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será o nosso rei. Ele será chamado de ‘Conselheiro Maravilhoso’, ‘Deus Poderoso’, ‘Pai Eterno’, ‘Príncipe da Paz’” (Isaías 9:6).



Baseado na Bíblia Sagrada



Por Julio Ferreira Lima

 





ABREVIATURAS


cf Conferir

 

Referências dos textos Bíblicos:

Almeida Corrigida Fiel - ACF (Bíblia Online)


Referência Bibliográfica

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra. 2ª edição. Tradução de J. F. de Almeida. Edição revista e atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1999. 1728 p

 

Comentários


Postagens mais visitadas deste blog

Jesus Dava Exemplos de Gratidão?

Jacó Foi Trapaceiro?

Terá, Pai de Abraão

A Consolação de Israel