Deus Rejeita Saul Como Rei de Israel

Imagem
Atribuição: Ernst Josephson, Public domain, via Wikimedia Commons Deus Rejeita Saul Como Rei de Israel Israel saiu do sistema de governo teocrático para o monárquico. O primeiro rei foi Saul, ele teve um início brilhante, todavia a rebeldia invadiu o coração de Saul e Deus o rejeitou como rei. Neste blog há informações que relatam desde os tempos dos juízes até Samuel, o último juiz. Quem era Saul? Saul da tribo de Benjamim, filho de Quis, seu nome tem origem no nome hebraico Chaul, derivado do verbo cha’al, que quer dizer “pediu, solicitou, orou por”. Também era o nome original em hebraico do apóstolo Paulo.  Os filhos de Saul eram: Jonatas, Isvi e Malquisua. As filhas: Merebe e Mical, mais nova. Sua mulher chamava-se Ainoã, filha de Aimaãs. O comandante do exército de Saul era Abner, filho de Ner, seu tio. Como Saul se Tornou Rei de Israel Para conhecer a história de Saul precisamos saber como ele se tornou rei de Israel.  Samuel foi sacerdote e juiz, ele liderou Israel sob a orienta

Porque Jesus Agradecia e Orava a Deus?

Silueta de homem horando
Fotos isentas de royalties (Modificada)

Porque Jesus Agradecia e Orava a Deus?

Acredito que essa pode ser a sua dúvida, vou mais além, você deve estar se perguntando: se Jesus é Deus, por que Ele agradecia e orava a Deus? Parece que agora complicou mais ainda, mas para descomplicar precisamos examinar a Palavra de Deus.


É fundamental conhecermos o propósito de Deus desde quando surgiu o pecado. Sabemos dos vários atributos de Deus, um destes atributos é a onisciência. Deus na sua onisciência sabia que o homem ia pecar, então Ele já tinha um plano de Salvação da humanidade.



O Pecado Afastou o Homem de Deus

O pecado fez o homem se distanciar de Deus e provocou um grande conflito entre o bem e o mal. O mal se espalhava sobre à terra à medida que a humanidade ia crescendo. O homem tem o livre arbítrio para escolher o bem ou o mal.


Ficar do lado do bem significa obediência a Deus. Contudo, eram poucos os que queriam fazer a vontade de Deus. A maldade do homem era grande, a sua mente e o seu coração eram maus.


Então Deus arrependeu-se de ter feito o homem, isso deixou o coração de Deus muito triste. Noé era o único justo que havia na terra, ele pregou durante cento e vinte anos, mas não deram ouvidos às palavras de arrependimento.


O dilúvio sobre à terra foi inevitável, apenas Noé e a família dele foram salvos. Após o dilúvio, o Senhor fez um pacto com Noé, Ele disse que não tornará a amaldiçoar à terra e abençoou a Noé e a seus filhos e ordenou que multiplicassem e enchessem à terra. (cf Gn 8.21-22; 9.1).


Muitos personagens da Bíblia participaram do plano de Salvação elaborado por Deus. Jacó havia profetizado, próximo de sua morte, que de Judá, um dos seus doze filhos, viria ¹Siló:

"O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos." (Gn 49.10).



Deus também usou algumas mulheres estrangeiras como Tamar, uma cananeia justa, nora de Judá; Raabe mulher corajosa de Canaã e Rute, uma moabita e amiga fiel. Ela casou-se com Boaz, o filho de Raabe. Ruth foi avó do rei Davi, segundo a Escritura, Cristo vem da descendência do rei Davi (cf João 7.42).



Jesus Era Homem e Deus ao Mesmo Tempo


Como podemos afirmar que Jesus tinha as duas naturezas?
No Evangelho de João diz que Ele estava com Deus no princípio e Ele era Deus, e todas as coisas foram feitas por intermédio dele (cf João 1.1-3).



Em outro versículo diz que aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós (tornou-se ou se fez carne, não significa que Ele era carne, mas foi feito carne no sentido de natureza humana, ou seja, tornou-se homem. Veja:


"Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade." (João 1:14).



Há muitas outras referências que nos mostram as duas naturezas de Jesus. Em 1 João 4.2 diz que todo o espírito que confessa que Jesus veio em carne é de Deus.



Agora ficou mais fácil entender porque Jesus orava e agradecia a Deus. Na sua natureza humana, Ele necessitava comunicar-se com o pai que está no céu, mesmo sendo de natureza divina, mostrou-se dependente de Deus e cumpriu com a dura missão de Salvação.





Conclusão

Ele sentiu as mesmas coisas que um homem natural sente e nos ensinou como devemos agir diante das facilidades que o mundo oferece. Abandonar a avareza, praticar o bem, amar e perdoar seguindo a vontade de Deus. Foram muitos os ensinamentos de Jesus e assim Deus concluiu com o seu plano de salvação elaborado desde o Jardim do Éden (cf Gn 3.15).


"E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém." (Romanos 16:20).



Agora, só depende da minha decisão de aceitar Jesus como o meu Salvador. O mundo nos oferece várias opções fáceis para nos desviarmos do caminho da salvação. Crer nEle é a opção mais difícil, porque requer entrega, mas a recompensa é a nossa salvação.


"A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo" (Romanos 10:9)
.



Baseado na Bíblia Sagrada



Por Julio Ferreira Lima

 





Abreviaturas


cf Conferir
Gn Gênesis


Informações

1 - Siló, (Gn 49.10): Segundo Joseph Smith “Siló” está associado à raiz de Jessé.

- No Targum aramaico, “Siló” é traduzido como: “O Messias, a quem pertence o reino" Fonte: Gleason Archer - Enciclopédia de Temas Biblicos
 

Referências dos textos Bíblicos:

Almeida Corrigida Fiel - ACF (Bíblia Online)


Referência Bibliográfica

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra. 2ª edição. Tradução de J. F. de Almeida. Edição revista e atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1999. 1728 p

Comentários


Postagens mais visitadas deste blog

Jesus Dava Exemplos de Gratidão?

Jacó Foi Trapaceiro?

Terá, Pai de Abraão

A Consolação de Israel