A História de Salomão - Parte 2: As Mulheres e a Idolatria

História de Salomão
Microsoft Bing - Criador de imagem da plataforma DALL-E

A História de Salomão - Parte 2: As Mulheres e a Idolatria

O rei Salomão, após casar com a princesa egípcia, casou-se com muitas outras mulheres estrangeiras originárias de nações que adoravam ídolos.
Essas nações incluíam Moabe, Amon, Edom, Sídon e os hititas. O Senhor havia expressamente instruído seu povo a não se casar com pessoas dessas nações, pois sabia que as mulheres estrangeiras levariam seus maridos a adorar outros deuses. 
No entanto, Salomão ignorou essas instruções devido ao amor que sentia por essas mulheres. Ele acabou tendo setecentas esposas de sangue real e trezentas concubinas, e essas mulheres, sem dúvida, desviaram seu coração do Senhor. 
Esse desvio tornou-se especialmente evidente na velhice de Salomão, quando ele passou a adorar os deuses das suas esposas em vez de confiar totalmente no Senhor, como seu pai Davi havia feito. 
Salomão começou a prestar culto a Astarote, a deusa dos sidônios, e a Milcom, o abominável deus dos amonitas.
Dessa maneira, Salomão agiu de forma contrária aos desejos do Senhor e se recusou a seguir o caminho do Senhor, ao contrário de seu pai Davi.
Ele até construiu santuários pagãos no monte das Oliveiras, do outro lado do vale de Jerusalém. Esses santuários eram dedicados a Quemós, o abominável deus de Moabe, e a Moloque, o igualmente abominável deus dos amonitas.
Além disso, Salomão construiu templos onde suas esposas estrangeiras poderiam oferecer incenso e sacrifícios a seus deuses. O Senhor ficou extremamente irado com Salomão, pois o rei havia abandonado sua devoção ao Senhor, o Deus de Israel. 
Deus havia aparecido a Salomão duas vezes, advertindo-o especificamente contra a idolatria, mas Salomão não ouviu esses avisos. 
Como resultado, o Senhor anunciou que tiraria o reino de Salomão e de sua família, mas não o faria enquanto Salomão estivesse vivo, devido ao amor que tinha por Davi. 
O reino seria retirado do filho de Salomão, mas uma tribo seria preservada por amor a Davi e a Jerusalém, a cidade escolhida pelo Senhor (cf 1 Reis 11.1-13).
Se ainda não leu a primeira parte, leia aqui 👉 A História de Salomão - Parte 1: Sabedoria, Fama e Riqueza

Os Adversários de Salomão

O Senhor permitiu que surgissem adversários contra Salomão. Hadade, o edomita, foi um deles. Salomão ficou preocupado com a ascensão de Hadade, que era membro da família real de Edom.
Anos antes, durante o reinado de Davi, o exército israelita havia massacrado quase todos os homens de Edom, exceto Hadade, que era criança na época.
Ele foi levado ao Egito e cresceu lá, tornando-se um amigo íntimo do Faraó. Hadade casou-se com a irmã da rainha Tafnes e teve um filho chamado Genubate.
Quando Hadade soube da morte de Davi e Joabe, ele pediu permissão ao Faraó para retornar a Edom. O Faraó questionou sua decisão, pois tudo estava indo bem para ele no Egito. No entanto, Hadade expressou o desejo de voltar para sua terra natal.
Outro inimigo de Salomão foi Rezom, filho de Eliada, que se tornou o líder de um grupo de revoltosos em Damasco depois que Davi derrotou o exército de Zobá.
Rezom e seus homens foram viver em Damasco e o proclamaram rei de Aram, tornando-se um adversário constante de Israel durante o reinado de Salomão, devido ao ódio profundo que nutriam por Israel (1 Reis 11.14-25).

Jeroboão e a Rebelião Contra Salomão

Outro rebelde notório foi Jeroboão, filho de Nebate, que era servo de Salomão. Jeroboão era de Zereda, em Efraim, e sua mãe era Zeruia, uma viúva.
A rebelião de Jeroboão começou quando Salomão o nomeou supervisor das equipes de trabalho das tribos de José, devido à sua grande habilidade.
Certo dia, o profeta Aías de Silo, vestindo uma roupa nova, encontrou Jeroboão e o levou para um lugar afastado. Lá, Aías rasgou sua capa em doze partes e anunciou que o Senhor tiraria o reino das mãos de Salomão e daria a Jeroboão dez tribos, deixando apenas uma tribo, por amor a Davi e a Jerusalém. 
Isso aconteceria porque Salomão havia se afastado dos caminhos do Senhor, adorando deuses estrangeiros. No entanto, o Senhor não faria isso enquanto Salomão ainda estivesse vivo. 
A profecia também prometia que Jeroboão seria colocado no trono de Israel com poder absoluto, desde que obedecesse aos mandamentos do Senhor, assim como Davi fez.
Salomão quando soube que Jeroboão era uma ameaça ao seu trono, tentou matá-lo, mas ele fugiu para o Egito, onde permaneceu até a morte do rei Sisaque. (1 Reis 11.26-40).
Leia este artigo que fala de Salomão: 👉 A Fidelidade a Deus x às Tentações

A Morte de Salomão

Salomão reinou sobre todo o Israel em Jerusalém por 40 anos. Após sua morte, ele foi enterrado na Cidade de Davi, e seu filho Roboão o sucedeu (1 Reis 11.41-43).

Conclusão 

As ações de Salomão e seu afastamento do Senhor tiveram consequências profundas para o futuro de Israel, resultando em divisões e conflitos que moldaram a história do reino.
Na primeira parte, foi mencionado sobre a sabedoria de Salomão, a grandiosidade do seu reino e como Deus o amava.
Ao nascer, Davi o chamou de Salomão, mas Deus enviou o profeta Natã e Salomão foi chamado de Jedidias que em hebraico significa "Amado de Javé".

Baseado na Bíblia Sagrada






COMPRE AQUI 👉A DOUTRINA DA BÍBLIA




COMPRE
AQUI 👇
Leitura Bíblica Diária
Referência 

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra. 2ª edição. Tradução de J. F. de Almeida. Edição revista e atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1999. 1728 p


Curta a minha Página, visite o meu Canal no You Tube e me segue nas Redes Sociais: Twitter - Instagram - Facebook - Linkedin - Pinterest

Postar um comentário

Deixe o seu comentário para incentivar o nosso trabalho, será de grande valia para o crescimento do blog. Obrigado. Volte sempre.

Postagem Anterior Próxima Postagem