A Morte de Saul, Davi é Rei Sobre Israel

Imagem
Atribuição: Gerard van Honthorst, Public domain, via Wikimedia Commons A Morte de Saul, Davi é Rei Sobre Israel Davi Parte 4 Passaram-se três dias da derrota dos amalequitas, Davi estava em Ziclague, veio do arraial de Saul a Davi, um homem que se lançou no chão, e se inclinou diante de Davi. Ele disse que escapou do arraial de Israel e contou-lhe que o rei Saul o pediu para matá-lo. Ele o matou e levou a coroa e o bracelete de Saul a Davi, crendo ter feito um bem a Davi, disse ainda que Jônatas também morreu na peleja contra os filisteus. Davi chamou um dos seus moços para ferir aquele homem por ele não temer estender a mão para matar o ungido do Senhor ( cf  2 Samuel 1.14-15). Pois Davi lhe dissera: O teu sangue seja sobre a tua cabeça, porque a tua própria boca testificou contra ti, dizendo: Eu matei o ungido do Senhor (2 Samuel 1.16). Ele e seus homens rasgaram as suas vestes e prantearam a morte de Saul e Jônatas. Ele não permitiu que publicasse em Gate para que as filhas dos fil

Um Homem Segundo o Coração de Deus


Menino Davi e Golias

Um Homem Segundo o Coração de Deus

DAVI - PARTE 1

Davi não foi um homem perfeito, mas porque ele foi um homem segundo o coração de Deus, se não foi perfeito?



Os cuidados com as ovelhas do pai, a determinação em salvá-las do perigo, mas acima de tudo, a sua fé no único Deus de Israel e a sua obediência foram os fatores primordiais que o levaram a ser chamado de um homem segundo o coração de Deus.



Quem Foi Davi Antes de Ser Rei de Israel?

Ele foi um jovem pastor de ovelhas que enfrentava grandes desafios e tinha muita fé em Deus. Além de ser fiel, temente e obediente a Deus, foi músico, pois tocava harpa e compunha salmos inspirados por Deus.


Davi nasceu em Belém da Judeia, era o filho mais novo de Jessé, o belemita, de origem hebraica; ruivo, de belos olhos e boa aparência. A mãe não é mencionada na Bíblia, porém a tradição judaica diz que a mãe de Davi era Nitzevet "Nzb'th". Segundo o Talmud, livro sagrado dos judeus,




Deus Escolheu Segundo a Visão Humana

Antes de Israel se tornar uma monarquia, quem liderava o povo era o profeta Samuel, mas os anciãos se juntaram em Ramá e reivindicaram um rei, pois alegaram que Samuel estava velho. Então Deus mandou Samuel ungir Saul, o mais belo e mais forte de todo Israel.


Deus escolheu Saul, segundo a visão do homem. Essa escolha deixou o coração de Deus triste. O início do seu reino foi brilhante, contudo a desobediência invadiu o coração de Saul, ele desobedeceu à ordem do Senhor de esperar sete dias até que Samuel chegasse para ofertar ao Senhor.



Saul se antecipou oferecendo o sacrifício, assim que ele acabou de oferecer o holocausto, Samuel chegou e o repreendeu por não ter guardado o mandamento do Senhor. Samuel disse que Deus já havia escolhido o substituto de Saul, pois busca o Senhor para si um homem segundo o seu coração (cf I Samuel 13.14).



Outra vez Saul desobedeceu à ordem do Senhor poupando o rei dos amalequitas, esse povo era inimigo de Israel. Em Deuteronômio 25.19, Deus já havia ordenado a Israel para apagar a memória de Amaleque debaixo do céu quando chegasse o momento.

Leia este artigo sobre Saul 👉 Deus Rejeita Saul Como Rei de Israel
 

A Escolha de Deus segundo a sua vontade

Após esse episódio, Deus ordenou a Samuel ungir um dos filhos de Jessé, todavia Samuel ficou temeroso e disse a Deus: Como irei eu? Pois, ouvindo-o Saul, me matará. Então Deus orientou Samuel como deveria fazer e disse: ungir-me-ás a quem eu te disser. Então Samuel foi a Belém e seguiu todas as orientações do Senhor.


Jessé chamou os filhos e entrando os irmãos de Davi, O profeta viu Eliabe, e pensou ser este a quem o Senhor quer que seja ungido, porém, Deus disse a Samuel para não considerar a aparência nem a altura de Eliabe, e o rejeitou, Ele não vê como o homem: o homem olha a aparência, mas o Senhor contempla o coração.


Jessé chamou Abinadabe e o levou a Samuel, mas o Senhor também não escolheu este. Sete filhos de Jessé foram apresentados a Samuel, mas nenhum deles foi escolhido. Logo o profeta perguntou se havia algum outro filho, então Jessé disse haver, mas ele é o caçula e estava cuidando das ovelhas.


Samuel mandou que chamasse Davi, pois não se sentaria à mesa enquanto o jovem não chegasse. Davi veio e o Senhor mandou Samuel ungi-lo e a partir daquele dia o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi.


Davi Serve Saul

Um espírito maligno, vindo da parte do Senhor, atormentava Saul. Quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre ele, Davi o acalmava tocando a harpa, Saul sentia alívio, e o espírito mau se retirava dele (cf I Samuel 16.23). Saul o contratou para ser seu escudeiro.


A Coragem de Davi, um Jovem Destemido

Os filisteus se reuniram em Socó, de Judá, e acamparam em Efes-Damim, entre Socó e Azeca. Saul se posicionou no vale de Elá com seu exército em linha de batalha para enfrentar os filisteus, mas os filisteus estavam confrontando o exército de Israel com um gigante, cujo nome era Golias de Gate.


Saul, e seus soldados estavam paralisados pelo medo. Eles não sabiam o que fazer. Davi, a pedido do seu pai Jessé, levou comida para seus três irmãos mais velhos: Eliabe, Abinadabe e Samá, que serviam o exército de Israel.



Quando chegou e viu o gigante ameaçando o exército do rei Saul, quis saber o que farão ao homem que o ferir. Ao ser informado da recompensa, perguntou: Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?



Imediatamente apresentou-se a Saul e disse-lhe que ia pelejar contra o filisteu. Saul disse que ele era muito moço e Golias, o gigante, era um soldado experiente. Davi não se intimidou, estava determinado e apresentou o seu currículo a Saul, contou-lhe que o Senhor o livrou do leão e do urso e com esse incircunciso não será diferente.



Então Saul liberou Davi, tirou sua armadura e vestiu Davi, mas ela o incomodou e ele tirou a armadura de Saul. Disse-lhe Saul: Vai, e o Senhor seja contigo. Ele pegou seu cajado, foi até o riacho e escolheu cinco pedras lisas, colocou-as no seu alforje de pastor e aproximou-se do filisteu.



O gigante viu ser um garoto, logo fez pouco caso de Davi. Dizendo: Por acaso sou um cão, para que você venha contra mim com pedaços de pau? O filisteu o amaldiçoou invocando seus deuses e disse: Venha aqui, e darei sua carne às aves do céu e aos animais do campo!


O filisteu vai contra o rapaz com espadas, lanças e dardos, mas Davi ataca em nome do Senhor dos exércitos, o Deus de Israel, contra quem os filisteus se rebelaram. Davi disse que matará e cortará a cabeça do gigante e os cadáveres do exército filisteu dará às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel.


Ele foi em nome do Senhor dos exércitos e derrotou Golias com apenas uma pedra na funda, atirou e feriu o adversário na testa. Davi desembainhou a espada do filisteu e acabou de matá-lo, cortando-lhe a cabeça.


Abner, comandante do exército de Israel, levou Davi, que segurava a cabeça de Golias, a Saul, o rei lhe perguntou: De quem você é filho, meu jovem? Respondeu Davi: Sou filho de seu servo Jessé de Belém. (cf I Samuel 17.1-58).




Davi Fica com Saul

Depois da conversa de Davi com Saul, Jônatas tornou-se o melhor amigo de Davi. Saul não deixou Davi voltar mais para a casa de seu pai, e Jônatas fez um pacto de amizade com Davi. Ele tirou o seu manto e o deu a Davi, com sua túnica, sua espada, seu arco e seu cinturão.


Davi cumpria as ordens de Saul com tanta habilidade que Saul deu-lhe um posto elevado no exército, e todo o povo e os conselheiros de Saul se agradaram disso.





👉 Este artigo faz parte de uma série de artigos sobre Davi:
 
 
 Davi e Áquis da Filístia, o Fim de Saul - Davi Parte 3





Baseado na Bíblia Sagrada



Por Julio Ferreira Lima

 

 










ABREVIATURAS


cf. Conferir


Referências dos textos Bíblicos:

Almeida Corrigida Fiel - ACF (Bíblia Online)


Referência Bibliográfica

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra. 2ª edição. Tradução de J. F. de Almeida. Edição revista e atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1999. 1728 p
 
 

Comentários


Postagens mais visitadas deste blog

Jesus Dava Exemplos de Gratidão?

Jacó Foi Trapaceiro?

Terá, Pai de Abraão

Débora, Uma Mulher Destemida