Mulheres Que se Destacaram na Bíblia

Duas-moças-religião
Modified Photo - Original Source Pikist 

Mulheres Que se Destacaram na Bíblia

São muitas as mulheres da Bíblia que se destacaram no Antigo e no Novo Testamento. A maioria dessas mulheres eram grandes cooperadoras do ministério de Jesus e após a ascensão dEle continuaram ajudando os apóstolos.


No Antigo Testamento algumas se destacaram por sua valentia e outras foram usadas por Deus para dar continuidade à descendência de Jesus.


Antes mesmo de Jesus nascer, uma profetisa aguardava ansiosa a vinda do Messias. Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, era avançada em idade com quase oitenta e quatro anos. Viveu com o marido apenas sete anos e ficou viúva.


Ana servia a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia e não se afastava do templo. Quando ela viu o menino, sabia que era o Messias esperado e começou a dar graças a Deus e anunciou a redenção a todos que esperavam o Consolador em Jerusalém (cf Lc 2:36-38).



Maria, uma Jovem Virtuosa


Maria, a mãe de Jesus, teve uma participação de extrema importância na vida e no ministério dEle. Muitos pensam que a figura de Maria é a que a maioria dos pintores retratam em seus quadros, mas na verdade ela era uma menina da Galileia de pele curtida do sol e deveria ter entre 13 a 15 anos quando o anjo Gabriel a visitou.


Naquela época as mulheres se casavam muito cedo, o costume era totalmente diferente da nossa cultura, o noivo teria que pagar um dote à família da noiva, entre outras particularidades.


No início do ministério de Jesus, nas bodas em Caná da Galileia, aquela menina curtida pelo sol escaldante da sua região; agora, uma mulher sábia, que soube contornar uma situação difícil e vergonhosa para o anfitrião daquela festa, pois no meio da festa havia terminado a alegria. 


Maria ao ver que o vinho havia terminado, ordenou aos servos daquela casa que fizesse tudo o que Jesus dissesse:
Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. (João 2:5).


Foram Grandes Obreras e Manteram a Igreja

As mulheres da Bíblia além de manterem a igreja com as suas finanças foram grandes obreiras. Na carta aos Romanos, o apóstolo Paulo recomenda à irmã Febe que está servindo a igreja onde ela congrega.


Ela pode ter sido uma serva que trabalhava como um diácono que cumpria as suas obrigações, principalmente auxiliando nas necessidades materiais e espirituais da igreja.

Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia, (Romanos 16.1).




Uma Cooperadora Bem-sucedida financeiramente

A mãe do Evangelista João Marcos teve uma grande participação, Maria residia em Jerusalém. Pelas pistas encontradas na Bíblia, pode-se deduzir que Maria tinha uma casa grande com pátio onde muitos irmãos da igreja em Jerusalém reuniam-se para orar.


O fato de ela ter uma criada e uma propriedade ampla sugere ser uma mulher bem-sucedida financeiramente. Podemos  ver essa confirmação na passagem em que Pedro é liberto da prisão:
E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam. E, batendo Pedro à porta do pátio, uma menina chamada Rode saiu a escutar; (Atos 12.12-13).



Mulheres que se tornaram evangelistas


Algumas mulheres ao conhecerem Jesus se tornaram evangelistas. A mulher samaritana conversava com Jesus, enquanto tirava água do poço, ela viu que Ele era um profeta, mas não o conhecia, logo que Jesus se apresentou como o Messias, ela creu em Jesus, e como está escrito em João 7.38: Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre


Rios de água viva fluíram no seu ventre, logo ela ficou tão maravilhada que saiu para anunciar na cidade: As Boas Novas:
Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo? Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele (João 4.28-30).



Mulheres que serviam Jesus com suas fazendas


Os doze discípulos seguiam Jesus evangelizando e com eles iam as mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades.



Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras que o serviam com suas fazendas. (
cf Lc 8.1-3).


Mulheres do Antigo Testamento


Pode-se destacar a criada da mulher de Naamã, ela era uma menina, todavia ela foi usada para falar de um profeta em Samaria que poderia curar a lepra de Naamã, quem não conhece essa história, ela está registrada em 2 Reis 5.1-19. Naamã além de ser curado se converteu ao Deus de Israel. 

Raquel e Lia foram as duas mulheres que juntas formaram as tribos de Israel (cf Rute 4.11). 


Deram Continuidade à Descendência de Jesus

Tamar a nora de Judá uma cananeia que está incluída na genealogia de Jesus. Ela foi considerada justa por sua fé, coragem e determinação. Essa história está registrada no livro de Gênesis capítulo 38.


Neste blog há dois artigos que falam dessa mulher incrível. Vale a pena ler estes artigos, confira 👉 "Tamar, Uma Cananéia Justa" e "Uma Descendência Ameaçada".


Outra mulher que entrou na Genealogia de Jesus foi Raabe. Ela foi esposa de Salmom e mãe de Boaz, bisavô do rei Davi. Raabe creu no Deus de Israel e foi incluída na Galeria dos Heróis da Fé. Ela foi justificada pelas obras ao acolher os espias. (cf Hb 11.31 e Tiago 2.25).


A moabita Rute, que foi companheira e amiga inseparável da sogra, decidiu seguir Noemi, sua sogra, e ser fiel ao Deus de Israel. Ela se casou com Boaz. O Senhor permitiu a Rute engravidar e ela gerou Obede que foi pai de Jessé e Jessé foi pai do rei Davi (cf Mateus 1.5-6). Leia o artigo: "Rute, Amiga Inseparável"


São muitas as mulheres da Bíblia que por suas qualidades se destacaram, não há como falar de todas em um único artigo, contudo quero mencionar uma juíza de Israel temente a Deus que se levantou como mãe em Israel para defender e julgar com justiça os filhos de Israel.

Ela foi grandemente usada por Ele, seu nome é Débora, uma história de fé, coragem e determinação, (cf Juízes 4 – 5). Leia essa história neste artigo: "Débora, Uma Mulher Destemida"




 Conclusão

Quando Deus faz o homem, Ele modela; diferente da mulher, ela foi construída, os detalhes foram aprimorados. Algumas mulheres precisaram ser lapidadas por Jesus e se tornaram grandes evangelistas, lembra da samaritana que tirava água do poço? 


Que sigamos o exemplo de perseverança, coragem e determinação. E que possamos ter o mesmo espírito de cooperação, bondade e amor que elas tiveram quando se empenharam trabalhando para o Reino


A mulher é uma joia para homem nenhum botar defeito. Pensa nisso!


Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. (Provérbios 31.10)


Por Julio Ferreira Lima


👉 Leia também: "A Água Viva"


Referências dos textos Bíblicos:

Almeida Corrigida Fiel - ACF (Bíblia Online)


Curta a minha Página, visite o meu Canal no You Tube e me segue nas Redes Sociais: Twitter - Instagram - Facebook - Linkedin - Pinterest

2 Comentários

Deixe o seu comentário para incentivar o nosso trabalho, será de grande valia para o crescimento do blog. Obrigado. Volte sempre.

  1. As histórias da Bíblia, amo ler.

    Um feliz e abençoado fim de semana.

    saudações e cuide-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gosta de ler as histórias da Bíblia, que Deus continue abençoando grandemente a sua vida. Abraço 🤗

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem