Samá, Um Valente de Davi e A Sua Coragem

Sama, valente de Davi

Foto isenta de royalties

Samá, Um Valente de Davi e A Sua Coragem

Quem foi Samá na Bíblia? Samá em hebraico significa: fama, renome. Ele foi o filho de Agé, o hararita, e um dos três "valentes" do rei Davi, era um dos oficiais de Davi. 

Há outros personagens bíblicos com esse mesmo nome, como Samá, um dos filhos de Reuel, filho de Basemate, mulher de Esaú (cf Gênesis 36:13).


Os Valentes de Davi

Na Palavra de Deus há um relato que fala sobre três homens valentes que eram fiéis a Davi. Josebe-Bassebete, no livro de 1 Crônicas 11.11 ele é chamado de Jasobeão, era o principal entre os três poderosos de Davi. 


Ele feriu oitocentos filisteus de uma vez. Segundo o comentarista da Bíblia de Estudo de Genebra, em 1 Crônicas 11.11 diz serem trezentos filisteus, isso provavelmente pode ser um erro do copista.


O outro valente de Davi é Eleazar que feriu os filisteus lutando até cansar, e a espada ficou grudada na sua mão. Pode ter sido câimbra, devido ao esforço violento e prolongado que ele aplicou para ferir os filisteus (cf 2 Samuel 23.8-10).


É importante ressaltar que a mão do Senhor estava agindo a favor deles, não restam dúvidas de que Deus honrou a bravura desses homens valentes.

Samá, Homem Destemido

O que dizer de Samá, filho de Agé, enquanto Israel fugia dos filisteus, ele se posicionou no meio do campo de lentilhas para defendê-las dos filisteus que estavam reunidos em Lei, onde havia uma plantação de lentilhas.


Sozinho, ele derrotou os filisteus com bravura. Destemido, não fugiu da batalha nem ficou apavorado com a grande multidão de filisteus que estavam determinados a destruir aquela plantação de lentilhas. O Senhor honrou a coragem e a determinação de Samá dando-lhe uma grande vitória. (cf 2 Samuel 23.11-12).


É assim que Deus faz quando não nos acovardamos ao enfrentarmos o inimigo sem temer o tamanho da luta. Deus sempre nos concede a vitória. 


Os filisteus tinham prazer em destruir as plantações do povo de Deus, eles eram os inimigos mais temerosos dos israelitas. Contudo, Samá, foi revestido do poder de Deus e mesmo arriscando a sua vida, defendeu aquele campo livrando as lentilhas de serem destruídas.

Conclusão

No tempo que Davi era perseguido por Saul, Deus enviou homens que eram desprezados, insignificantes e desvalorizados pela sociedade para ajudar Davi nas conquistas de Israel, eles tornaram-se valentes e fiéis a Davi.


Tinham garra, coragem, determinação e a qualidade que determina o sucesso do vencedor que é a perseverança associada à fé. Todo cristão necessita ter fé em Deus, por a fé ser o combustível que garante o agir de Deus na nossa vida. 


Assim como Samá valorizou aquele campo de lentilhas lutando para defendê-lo, devemos lutar contra as hostes espirituais do inferno em defesa da nossa família e dos bens que conceguimos com o nosso trabalho.


Leia a série de artigos sobre Davi nestes links 👇 


Baseado na Bíblia Sagrada


Por Julio Ferreira Lima






ABREVIATURAS


cf. Conferir



Referência Bibliográfica

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra. 2ª edição. Tradução de J. F. de Almeida. Edição revista e atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1999. 1728 p


Curta a minha Página, visite o meu Canal no You Tube e me segue nas Redes Sociais: Twitter - Instagram - Facebook - Linkedin - Pinterest

Postar um comentário

Deixe o seu comentário para incentivar o nosso trabalho, será de grande valia para o crescimento do blog. Obrigado. Volte sempre.

Postagem Anterior Próxima Postagem