Samá, Um Valente de Davi e A Sua Coragem

Imagem
Foto isenta de royalties Samá, Um Valente de Davi e A Sua Coragem Quem foi Samá na Bíblia? Samá em hebraico significa: fama, renome. Ele foi o filho de Agé, o hararita, e um dos três "valentes" do rei Davi, era um dos oficiais de Davi.  Há outros personagens bíblicos com esse mesmo nome, como Samá, um dos filhos de Reuel, filho de Basemate, mulher de Esaú ( cf Gênesis 36:13). Os Valentes de Davi Na Palavra de Deus há um relato que fala sobre três homens valentes que eram fiéis a Davi. Josebe-Bassebete, no livro de 1 Crônicas 11.11 ele é chamado de Jasobeão, era o principal entre os três poderosos de Davi.  Ele feriu oitocentos filisteus de uma vez. Segundo o comentarista da Bíblia de Estudo de Genebra, em 1 Crônicas 11.11 diz serem trezentos filisteus, isso provavelmente pode ser um erro do copista. O outro valente de Davi é Eleazar que feriu os filisteus lutando até cansar, e a espada ficou grudada na sua mão. Pode ter sido câimbra, devido ao esforço violento e prolongado q

Davi e os Maus Exemplos dos Filhos

Atribuição: James Tissot, Public domain, via Wikimedia Commons

Davi e os Maus Exemplos dos Filhos

Davi Parte Final

Finalmente chegamos a parte final dessa história cheia de aventuras. No início dessa série, Davi, ainda adolescente, foi ungido rei, matou um leão e um urso e estava preparado para derrotar o gigante filisteu que afrontava o exército do Deus vivo. 

No decorrer das séries, vimos que antes de ser oficializado o seu reinado, ele passou por vários combates e em todos foi vitorioso. A sua fama cresceu em todo Israel e isso despertou no rei Saul o desejo de matá-lo.


Após a morte do Rei Saul, na guerra contra os filisteus, Davi foi ungido rei de Judá, logo depois foi oficializado o seu reinado em toda Israel.

No artigo anterior, Davi foi repreendido por cometer pecado de adultério e assassinato para tomar a mulher de Urias. Se você não leu os artigos dessa série, eu te convido a ler as cinco partes, os links estão abaixo da conclusão deste artigo.


As Consequências do Pecado

Davi constituiu uma família grande. Os filhos que nasceram em Hebrom foram: O primeiro, Amnom de Ainoã; o segundo, Quileabe de Abigail, viúva de Nabal; o terceiro, Absalão de Maaca, filha do rei Talmai de Gesur; o quarto, Adonias de Hagite; o quinto, Sefatias de Abital; o sexto, Itreão de Eglá. (cf. 2 Samuel 3, 2-5).


Como foi dito anteriormente, depois que Davi veio de Hebrom tomou mais concubinas e mulheres de Jerusalém e nasceram filhos e filhas.

E estes são os nomes dos filhos que teve em Jerusalém: Samua, Sobabe, Natã, Salomão, e Ibar; Elisua, Elpelete, Nogá, Nefegue, Jafia; e Elisama, Eliada, e Elifelete (1 Crônicas 14.4-7). Em 2 Samuel 5.14-16 a lista é um pouco menor.


Somando os filhos que nasceram em Hebrom seis filhos mais treze que teve em Jerusalém são dezenove filhos. A Bíblia não menciona as filhas, mas é citada em 2 Samuel 13,1, a sua filha Tamar, irmã de Absalão. Sabendo-se que Davi teve muitas mulheres, é possível que esse número de filhos seja maior, mesmo porque as filhas não são mencionadas nas listas.

E saiu o rei, com toda a sua casa, a pé; deixou, porém, o rei dez mulheres concubinas, para guardarem a casa (2 Samuel 15.16).

Mical, filha de Saul, foi a primeira esposa de Davi, mas não teve filhos.

Ter Muitas Mulheres Era Pecado?

Em Deuteronômio 17:16-17, Deus avisou não ser bom um rei ter muitas esposas. Creio que ele não viu esse aviso 🤠

Embora ele tenha tido muitas mulheres, isso não era considerado pecado segundo a lei da época.

Havia regras na lei. Para tomar outra mulher teria que se comprometer a tratá-la bem sem deixar faltar-lhe nada.

Se lhe tomar outra, não diminuirá o mantimento desta, nem o seu vestido, nem a sua obrigação marital (Êxodo 21.10).


Os pecados determinados na lei que Davi cometeu foram maus aos olhos do SENHOR. Quais foram esses pecados? O pecado de assassinato, de adultério e de cobiçar a mulher do próximo, conforme os livros de Deuteronômio: 5.17,18, 21 e Êxodo: 20.13, 14, 17.


Vimos que Davi cometeu pecados gravíssimos e que ele se arrependeu. Deus o perdoou, todavia Davi não ficou livre das consequências. Deus feriu o filho que a mulher de Urias deu a Davi. A criança adoeceu gravemente e morreu. O segundo filho que ela teve com Davi foi Salomão.


Davi não teve uma família saudável. O filho, Amnom, forçou a meia-irmã, Tamar, a deitar-se com ele e a estuprou (cf 2 Samuel 13.11-14). Dois anos depois, Absalão deu um banquete de rei, embriagou Amnom e deu ordem aos servos para matá-lo. Tempos depois, Absalão também perseguiu o pai para matá-lo, ele queria tomar o seu reinado.


Houve guerra dos homens de Davi contra os israelitas e os homens de Davi venceram, Absalão fugiu e ao passar por baixo de um grande carvalho, a sua cabeça ficou presa nos galhos.


Joabe, desobedeceu às ordens de Davi, pegou três lanças e as enterrou no peito de Absalão enquanto ele ainda estava vivo, pendurado no carvalho, dez soldados de Joabe cercaram Absalão e acabaram de matá-lo (cf 2 Samuel 18,14-15).

Adonias tentou tornar-se rei quando Davi era velho, mas não conseguiu. Mais tarde, Salomão sucedeu o trono do pai e mandou matar Adonias, seu irmão mais velho. Salomão também mandou matar Joabe, comandante do exército de Davi e Simei, que amaldiçoou Davi (cf 1 Reis 2:12-46). O relato de Simei que proferiu maldição contra Davi encontra-se em 2 Samuel 16.5-7.


Salomão expulsou Abiatar do sacerdócio em cumprimento a Palavra do Senhor:

Então Salomão expulsou Abiatar do sacerdócio do Senhor, cumprindo a palavra que o Senhor tinha dito em Siló a respeito da família de Eli 1 Reis 2.27


Salomão começou o seu reinado bem, mas não seguiu os conselhos do pai e tempos depois, influenciado pelas mulheres pagãs, voltou-se para idolatria e adorou a outros deuses.

Leia este artigo com algumas informações sobre Salomão 👉 A Fidelidade a Deus x às Tentações


Conclusão

Um homem grandioso em suas conquistas, obediente às ordens de Deus, mas a sua fraqueza por mulheres o levou a pecar. Ele arrependeu-se e por conta do seu arrependimento Deus não o matou, mas o filho do pecado morreu. As consequências do pecado geram sofrimentos. Precisamos ser fortes em Cristo para vencermos o pecado.


👉 Este artigo faz parte de uma série de artigos sobre Davi:
 

Baseado na Bíblia Sagrada


Por Julio Ferreira Lima







ABREVIATURAS


cf. Conferir

Referências dos textos Bíblicos:

Almeida Corrigida Fiel - ACF (Bíblia Online)

Referência Bibliográfica

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra. 2ª edição. Tradução de J. F. de Almeida. Edição revista e atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1999. 1728 p

Comentários


Postagens mais visitadas deste blog

Jesus Dava Exemplos de Gratidão?

Terá, Pai de Abraão

Jacó Foi Trapaceiro?

Revelando os Mistérios do Cântico de Ana