A Morte de Saul, Davi é Rei Sobre Israel

Rei Davi

Atribuição: Gerard van Honthorst, Public domain, via Wikimedia Commons

A Morte de Saul, Davi é Rei Sobre Israel

Davi Parte 4

Passaram-se três dias da derrota dos amalequitas, Davi estava em Ziclague, veio do arraial de Saul a Davi, um homem que se lançou no chão, e se inclinou diante de Davi. Ele disse que escapou do arraial de Israel e contou-lhe que o rei Saul o pediu para matá-lo.

Ele o matou e levou a coroa e o bracelete de Saul a Davi, crendo ter feito um bem a Davi, disse ainda que Jônatas também morreu na peleja contra os filisteus.

Davi chamou um dos seus moços para ferir aquele homem por ele não temer estender a mão para matar o ungido do Senhor (cf 2 Samuel 1.14-15).
Pois Davi lhe dissera: O teu sangue seja sobre a tua cabeça, porque a tua própria boca testificou contra ti, dizendo: Eu matei o ungido do Senhor (2 Samuel 1.16).

Ele e seus homens rasgaram as suas vestes e prantearam a morte de Saul e a de Jônatas. Ele não permitiu que publicasse em Gate para que as filhas dos filisteus começassem a se alegrar.

Depois disso ele consultou ao Senhor para saber se subirá a alguma cidade de Judá, o Senhor disse que sim. Davi perguntou ao Senhor em qual cidade subirá e respondeu-lhe o Senhor: Para Hebrom.

Todos os homens que estavam com Davi, cada um com a sua família, habitaram em Hebrom. Os homens de Judá ungiram ali a Davi rei sobre a casa de Judá. Davi foi informado que os homens de Jabes-Gileade foram os que sepultaram a Saul.

Davi enviou mensageiros aos gileaditas de Jabes dizendo-lhes que eles sejam benditos do Senhor, porque mostraram favor a Saul ao sepultá-lo e que o SENHOR use de beneficência e fidelidade, pois Davi também fará bem por eles fazerem isto. Porquanto, a casa de Judá o ungiu rei sobre si.

Porém, Abner, filho de Ner, capitão do exército de Saul, constituiu Is-Bosete, filho de Saul, rei sobre Gileade, Assuri, Jezreel, Efraim, Benjamim, e sobre todo Israel (cf 2 Samuel 2.8-9).

Ele começou a reinar com quarenta anos e reinou dois anos; contudo, os da casa de Judá seguiam a Davi, que reinou em Hebrom, sobre a casa de Judá, sete anos e seis meses.

Houve guerra entre os soldados de Is-Bosete e os homens de Davi, Abner com os homens de Is-Bosete, saíram para guerrear contra Joabe, filho de Zeruia e os homens de Davi, e lutaram doze homens de Isbosete contra doze de Davi. Os soldados de Israel foram derrotados pelos homens de Davi.


Abner Mata Asael, Irmão de Joabe

Asael, um dos três filhos de Zeruia, persegue Abner, comandante do exército de Saul. A Bíblia diz que Asael era ligeiro de pés, como gazela selvagem.

Abner avistou Asael e tentou convencê-lo por duas vezes a desistir da perseguição, pois iria matá-lo e não queria ficar mal com Joabe, comandante do exército de Davi; mas Asael continuou a persegui-lo e ficou cara a cara com ele, logo Abner o matou.

A guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi durou muito tempo; o exército do filho de Saul ia se enfraquecendo, enquanto o de Davi ia se fortalecendo.


A Aliança de Abner com Davi

Is-Bosete, o caçula de Saul com Aionã, agora rei das tribos de Israel, menos da de Judá, chama a atenção de Abner por ele estar se relacionando com Rispa, concubina de Saul, seu pai.

Abner se tornou poderoso na casa de Saul, ele irou-se com Is-Bosete devido às suas palavras e o rei não podia respondê-lo, porque o temia (cf 2 Samuel 3.8-11).

Abner envia mensageiros a Davi propondo aliança com ele e o ajudará a se tornar rei sobre toda Israel. Porém, Davi disse que fará aliança com a condição de Abner levar Mical, sua primeira esposa.

Também enviou Davi mensageiros a Is-Bosete, filho de Saul, dizendo: Dá-me minha mulher Mical, que eu desposei por cem prepúcios de filisteus.

E enviou Is-Bosete, e tirou-a de seu marido, a Paltiel, filho de Laís.
E ia com ela seu marido, caminhando, e chorando atrás dela, até Baurim. Então lhe disse Abner: Vai-te, agora volta. E ele voltou (2 Samuel 3.14-16).


Abner falou com os anciãos de Israel que o Senhor prometeu livrar Israel de todos os inimigos do seu povo pelas mãos de Davi. Os anciãos de Israel concordaram e Abner foi a Davi com vinte homens e ele ofereceu uma festa para Abner e todos que vieram com ele.


Abner é Morto à Traição

Joabe soube que Abner veio ter com Davi e saiu em paz, então foi a Davi perguntar porque ele fez isso, deixando Abner sair livre. Joabe disse que Abner foi para enganá-lo e sondar os planos de Davi.

Joabe retirou-se de Davi e enviou mensageiros após Abner, e o fizeram voltar, então Joabe o chamou para lhe falar em segredo e o feriu no abdômen e o matou, vingando assim o sangue do seu irmão Asael na peleja, em Gibeão (cf 2 Samuel 3.22-27).

Pode ser também que além da vingança do sangue derramado do irmão, Joabe o matou por ciúme, pois Abner era comandante do exército de Is-Bosete e Joabe temeu perder a sua posição de comandante do exército de Davi para Abner.

A Morte de Isbosete

O filho de Saul, ao ouvir que Abner morrera em Hebrom, temeu, e todo Israel ficou com medo. Ele tinha a seu serviço dois homens, Baaná e Recabe, capitães de tropas, eles lideravam ataques rápidos aos territórios inimigos.

Baaná e Recabe foram para a casa de Isbosete e chegaram na hora em que ele cochilava, entraram silenciosamente, foram até o quarto onde Is-Bosete dormia e o mataram.

Então eles o decapitaram e levaram a cabeça dele a Hebrom, ao chegarem, mostraram a cabeça de Is-Bosete a Davi e disseram: 
Eis aqui a cabeça de Is-Bosete, filho de Saul, teu inimigo, que procurava a tua morte; assim o SENHOR vingou hoje ao rei meu senhor, de Saul e da sua descendência (2 Samuel 4.8).

Porém, Davi não aprovou o que fizeram e ordenou aos seus soldados para matarem Baaná e Recabe, cortarem as mãos e os pés deles e pendurarem perto da represa de Hebrom. A cabeça de Is-Bosete foi sepultada no túmulo de Abner em Hebrom (cf 2 Samuel 4.12).


Davi Torna-se Rei de Todo Israel

Todas as tribos de Israel foram a Davi em Hebrom e disseram serem do mesmo povo que ele, disseram ainda que Davi, no tempo de Saul, fazia entradas e saídas militares com Israel.

Além disso, o Senhor disse que Davi apascentará o povo dEle e será chefe sobre Israel. Então todos os anciãos foram a Davi e ele fez aliança com os anciãos em Hebrom perante o Senhor e o ungiram rei de todo Israel.

👉 Este artigo faz parte de uma série de artigos sobre Davi:
 
Baseado na Bíblia Sagrada


Por Julio Ferreira Lima








ABREVIATURAS


cf. Conferir

Referências dos textos Bíblicos:

Almeida Corrigida Fiel - ACF (Bíblia Online)

Referência Bibliográfica

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra. 2ª edição. Tradução de J. F. de Almeida. Edição revista e atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1999. 1728 p


Curta a minha Página, visite o meu Canal no You Tube e me segue nas Redes Sociais: Twitter - Instagram - Facebook - Linkedin - Pinterest

Postar um comentário

Deixe o seu comentário para incentivar o nosso trabalho, será de grande valia para o crescimento do blog. Obrigado. Volte sempre.

Postagem Anterior Próxima Postagem